x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55

Dúvidas sobre amortecedor???

Alguem usa este amortecedor que esta no anexo?

É bom?

Qual amortecedor seria o mais indicado este de lona ou o hidraulico?
    Imagens Anexas -amortec-03_191.jpg 

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

amortecedor OMP

Isso já foi discutido em um tópico por aqui.

Isso é algo da época em que os carros tinham rodas de madeira !!!

Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Agradecimentos: 0

Re: amortecedor OMP

Citação Postado originalmente por leopoldo

Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.
    parece carburador.

Eu conheço uma Rural aqui em Curitiba que esta com a suspensão montada na seguinte configuração...:

. Feixe de molas... (Não lembro se esta completo, todas as molas)
    . Mola helicoidal
    . Este amortecdor OMP.
    . Spoa

Motor 4.1 Silverado

Ja fizemos trilha juntos, ficou o bicho, o dono não troca a suspensão por nada... diz que esta muito boa....

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP

... Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.
    Leopoldo , sem querer defender o produto de mais de 60 anos , 6 Troller correm a 3 anos com esses amortecedores e não dão problema ...
    Para mim seria um pouco inviável , uso em estrada e trilha , teria que ficar ajustando sempre , mas o nando já passou dos 50000 km na picape dele com um cjto desses e trocou os discos mes passado ...

Agora ... " ... mas são coisas do passado ... " - se vc ver como eram superdimensionados as peças de carros americanos dos anos 50 e tinham uma resistencia que hj não existe me nenhum carro ...

Estava num auto peças sabado e vi um camarada pedindo uma peça da suspensão do Del Rey , o balconista trouxe uma peça muito parecida com aquela que durou lá seus 25 anos , mas só de olhar pra peça , parece que não vai durar nem até a primeira esquina .

Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ... Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.
    Leopoldo , sem querer defender o produto de mais de 60 anos , 6 Troller correm a 3 anos com esses amortecedores e não dão problema ...
    Para mim seria um pouco inviável , uso em estrada e trilha , teria que ficar ajustando sempre , mas o nando já passou dos 50000 km na picape dele com um cjto desses e trocou os discos mes passado ...

Agora ... " ... mas são coisas do passado ... " - se vc ver como eram superdimensionados as peças de carros americanos dos anos 50 e tinham uma resistencia que hj não existe me nenhum carro ...

Estava num auto peças sabado e vi um camarada pedindo uma peça da suspensão do Del Rey , o balconista trouxe uma peça muito parecida com aquela que durou lá seus 25 anos , mas só de olhar pra peça , parece que não vai durar nem até a primeira esquina .

Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas ...
    Eu por exemplo.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Fala Sergio , não pensava em nada biológico qdo fiz a afirmação , mas tbm considero a Safra dos anos 50 a melhor ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Eu conheço uma Rural aqui em Curitiba que esta com a suspensão montada na seguinte configuração...:

. Feixe de molas... (Não lembro se esta completo, todas as molas)
    . Mola helicoidal
    . Este amortecdor OMP.
    . Spoa

Motor 4.1 Silverado

Ja fizemos trilha juntos, ficou o bicho, o dono não troca a suspensão por nada... diz que esta muito boa....

Valeu Joselito

São troca de ideias e respostas como a sua que buscamos aqui no forum, até porque eu não perguntei se era coisa do passado !!!
    Alguem usa este amortecedor que esta no anexo?

É bom?

Qual amortecedor seria o mais indicado este de lona ou o hidraulico?
    Se ainda existe e resistiu a tanto tempo é porque deve funcionar bem.

Não é galera!!!

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    concordo.
    duvido que um suv fabricado hoje em dia dure 50 anos.
    ja os cjs anos 40/50/60 estao ai, firme e forte.
    mas em relaçao a este amortecedor, existem muitas opinioes controversas sobre ele.
    eu gostaria de ver testes feitos em condiçoes severas e continuas, tipo rally ou uma prova extensa de off-road.
    claro que nao vou desmentir os relatos do pessoal, mas eh um produto pouco divulgado e conhecido entao talvez precisasse de dados mais concretos que avalizassem seus meritos.

[]´s

Grande conterraneo Leopoldo,

Vc é uma das referências desse site já tive oportunidade de ver seu jipe pessoalmente e não tenho dúvidas da sua competencia nas três áreas: mecanica, hidraulica e eletrica.
    Não é qq um que monta um rear steering daqueles
    Essa conversa dos amortecedores já rendeu muito pano para manga, vc nem imagina.
    Concordo com vc sobre o sistema ser arcaico, mas se comparado com um amortecedor original (sem sonhar com os Ranchos da vida de US$1000,00) mesmo porque eu sempre peso o custoXbeneficio e os OMP cumprem a função dentro das suas limitações.
    As pessoas confundem um pouco a função do amortecedor,o nome já diz amortece a oscilação pois quem trabalha mesmo é as molas.
    Um amortecedor depois de 25.000km já não é mais o mesmo perdeu metade da sua capacidade (será que a curva é linear ?????)
    Ou seja por mais arcaico ele está sempre calibrado e não precisa de torquimetro, vc conhece o comportamento da viatura e sabe que 1/8 de volta na porca é suficiente depois de +- 3000km.
    Veja não tenho um jeep ainda, minha experiencia é com uma Hilux onde a falta de peso na traseira é critica, rodo muito em asfalto onde um amortecedor firme faz diferença. A 15km/h em 2ª reduzida vc precisa de curso, um sistema pneumatico tipo Rancho vai aliviar para as molas parat rabalharem livres como se o amortecedor não atuasse.
    Entre colocar uma gambiarra tipo amortecedor de Chevette eu fico com os OMP, pois são mais honestos.
    Paguei ano passado 120 latinhas cada um, já rodaram 97.000 km e estão inteiros, com 50k troquei os discos (4 cada) só isso.
    Já peguei barro, água, poeira , caiu óleo, etc... e continuam iguais.
    Sempre vejo a discussão de qual amortecedor usar depois de levantar a suspensão e a vantagem dos OMP é vc poder escolher o quanto de curso vc quer.
    Para testes de suspensão é interessante, até vc achar o modelo de mercado ideal e entender o novo comportamento da viatura com novo C.G.
    O pessoal da Rally Design tem uma Hilux V6 de competição com 4 desses instalados, mostrando que não são uma enganação tipo susp. Extreme.
    Pegue uma estradinha de terra 4X4 ligado a 100km/h e vc vai ver a diferença

[ ]´s Esperando qq dia conversar pessoalmente

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

trocando ideias

Boa tarde Caio,

Acabei colocando acima os links que encontrei com a finalidade justamente de mostrar o pano pra manga. Veja que já existem pessoas que defendem os OMP até a morte, mas também tem pessoas que tiveram uma experiência muito negativa com esses artefatos.

Não posso defender nem um, nem outro. Por isso escreví que são ecos do passado porém tem a sua aplicabilidade. Então, nessa hora, cada um defende o seu lado.

Eu por exemplo, nunca tive, não tenho e nem pretendo por um desses, pelo menos no meu CJ. Preconceito? não exatamente. Acho que os sistemas hidráulicos evoluíram muito mais que satisfatóriamente e acabei particularmente adepto dos Rancho 9000. Caro? sim é bem caro. Se olharmos para o lado do preço, os OMP realmente são uma opção. Será???

Mas funcionalmente não acredito que o dispositivo por atrito tenha um desempenho exemplar ou comparável com o hidráulico.

Pelo menos não para um dispositivo tão solicitado como um amortecedor de suspensão. Se fosse de direção ou de uma 3º porta, poderia olhar com outros olhos, mas nem isso pois ocupa muito espaço, pelo menos no movimento em 2 eixos cartesianos.

O princípio de funcionamento por atrito para mim indica um componente
    com uma taxa de desgaste elevado, super-aquecimento e desempenho variável, para pior.

Essa história de regulável é a consequência do desgaste, assim sendo causa e não efeito e se realmente alguém "atoxar" a porca, não sei se numa estrada de terra cheia de costelas de vaca se esse dispositivo não funde internamente. Num tópico desses acima, parece que ví alguém mencionar discos de asbestos. Se for, inclusive é um perigo à saúde do usuário que faz manutenção sem os devidos cuidados.

Contudo temos relatos de uma boa durabilidade, mas será que com o mesmo desempenho inicial?

Para mim, a OMP racing despejou isso no nosso mercado pois haveria quem comprasse. Nem quero fazer menção se quem vende ou quem compra está certo ou errado. Só estou curioso do porque esse dispositivo não está na pagina da OMP racing - lá só tem os hidráulicos.

Mas você acertou em cheio na sua frase:

"custoXbeneficio e os OMP cumprem a função dentro das suas limitações"

Para cada um dos leitores, que pesem bem esses extremos.

E vejam que o Eduardo tem razão quando diz:

"Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas"

A resposta começa com .............. andamos de JEEP !

o meu é mais velho que eu mesmo.

Abraços a todos.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem