amigos preciso e opnioes, estou comprando um jeep williys e estou em duvida em 02, um tem motor 6cc original e outro tem motor do opalla 4cc, qual vcs acham melhor, quero para fazer trilha e usar na cidade, toda dica vai ser bem vinda, desde ja agradeço. obrigada.
amigos preciso e opnioes, estou comprando um jeep williys e estou em duvida em 02, um tem motor 6cc original e outro tem motor do opalla 4cc, qual vcs acham melhor, quero para fazer trilha e usar na cidade, toda dica vai ser bem vinda, desde ja agradeço. obrigada.
Lucimara,
Para podermos te ajudar, você precisa nos ajudar, coloca mais detalhes dos 2 Jeeps, tipo:
Na minha humilde opinião eu iria de Opala 4cc, um motor fácil, mais moderno que o original do jipe, com peças e ajustes mais fáceis, mais econômico e com um bom torque.
o motor do opala alem de ser de mais facilmanutençaõ acho que bebe menos que o 6 cc do jeep
mais sao muito as variaveis como disse o Kim coloque mais detalhes dos dois para chegarmos em uma opiniao melhor para sua escolha
abraço
amigos, um jeep e ano 59 motor opala 4cc cambio f-100 4 marcha 4x4 roda livre manual eixos da rural capota maritima tobar galao 20l pneus novos borrachudos rodas de liga leve, o outro e ano 62 motor 6cc e cambio 4 marcha original 4x4 alavanca dentro do jeep tobar 4 pneus novos 4rodas da f1000 os dois jeeps tem boa aparencia de lata e pintura,obrigada.
Lucimara,
O jeep 62 tem originalmente câmbio de três marchas. Somente a partir de 1976 que ele saiu com o câmbio de 4 marchas, que é o mesmo da F-100 quatro cilindros, que provavelmente é o câmbio que foi colocado no 59. Portanto verifique melhor a informação sobre o câmbio do 62.
Quando falamos 3 ou 4 marchas estamos falando de marcha para frente, sempre tem mais a ré. Um vendedor trambiqueiro pode falar 4 marchas para um câmbio de 3 para a frente + ré.
O jeep 59, com eixos da Rural fica muito bom, ele tem mais estabilidade e mais velocidade final, mas pelo eixo ser mais largo as rodas "sobram" para fora da carroceria. Você terá que colocar alargadores de para-lamas (se ele já não tiver), caso contrário vc pode ter problema com a fiscalização.
O motor 4 cilindros do Opala com câmbio de 4 marchas e eixos de Rural é uma boa configuração. Se estiver bom eu ficaria com ele.
Quanto à alavanca 4x4 dentro do Jeep, todos tem, só que para usar o 4x4 a roda livre deve estar na posição 4x4. Na manual você tem que ir até as rodas dianteiras e mudar. Na automática, que provavelmente deve ter no 62, você não precisa descer para mudar, basta ligar a alavanca do 4x4 e a roda livre muda automaticamente, muito mais cômodo, se funcionasse direitinho, mas normalmente não funciona. Embora menos confortável a roda livre manual é melhor.
Ponto para o 59 novamente.
4X4 Brasil
Abraços Roberto Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998 Pajero TR4 AT 2013 - Prata
Lucimara boa tarde
Se os 2 jeeps estiverem em estado de conservação semelhantes, eu ficaria com o 59, concordando com os demais colegas acima.
Tenho motor opala e estou muito contente.
Quanto à alavanca 4x4 dentro do Jeep, todos tem, só que para usar o 4x4 a roda livre deve estar na posição 4x4. Na manual você tem que ir até as rodas dianteiras e mudar. Na automática, que provavelmente deve ter no 62, você não precisa descer para mudar, basta ligar a alavanca do 4x4 e a roda livre muda automaticamente, muito mais cômodo, se funcionasse direitinho, mas normalmente não funciona. Embora menos confortável a roda livre manual é melhor.
Ponto para o 59 novamente.
A automática quando funciona é mais comoda mas é mais frágil.
Têm entusiastas para os dois motores, porém gosto do Jeep com motor original, e, inclusive estou reformando um BF-161. É um motor muito forte, mais forte que o opala 4cil, confiável, porém bebe um pouco mais que o opala 4cil e possui peças mais caras em caso de retífica, mas é um senhor motor. Agora, se você não liga para originalidade e pretende reduzir custos, o 4cc é uma boa opção.
Nesta questão de ser mais forte eu não coloco minha mão no fogo...
Será que um BF vira os 100000km sem incomodar?
Tenho meu BF a mais de 20 anos e já retifiquei por completo a + - 10 anos atrás.
Nestes últimos 10 anos já precisei abrir o cabeçote umas 3 vezes, sendo
duas por causa da junta queimada (problema crônico dos BF´s devido a pequena parede entre cada cilindro), outra para assentar as válvulas novamente e na terceira verifiquei que as camisas estavam bem riscadas nas laterais demonstrando problemas de lubrificação e excesso de carbonização na cabeça dos pistões.
Outro detalhe importante é sobre o cabeçote original, onde temos outros agravantes, como a má alimentação dos cilindros das pontas e a perda de potência e aproveitamento de energia devido as válvulas de escape serem no bloco.
Eu diria que se vc quer um Jeep para o dia a dia/trilhas vai de Opala, mas se vc quer usa-lo como relíquia mantenha toda a originalidade.
Agora, tem outros fatores que devem ser observados: Se o BF já está com as melhorias do Itamarati (cabeçote com dupla carburação e o coletor dimensionado)...Daí eu já fico com uma pulga atrás da orelha entre qual escolher.
Opala 2400 / 98 CV = 600 cc por cilindro = 24,5 CV por cilindro
Torque 19.8 mkgf a 2800 rpm
BF 161 - 2600 cc / 90 CV = 433 cc por cilindro = 15 CV por cilindro
Torque 18,67 mkgf a 2.000 rpm
BF 161 - 2600 cc / 110 CV Itamarati = 433 cc por cil. = 18,3 CV por cil.
Torque 19,36 mkgf a 2.000 rpm