x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Tópico: CJ 5 - "Gaucho"

Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimentos: 0

CJ 5 - "Gaucho"

Pessoal,

Mais uma vez, "esta é uma longa história "

Tudo começou quando o Jaime Moreira aqui do fórum me ligou : " Japonêis, tem cambio de chevette ??" Aí acertei com ele de fazer a entrega na oficina do mecanico dele, o João, porém eu havia ido com meu Cj 3, eis que chega o João e me diz ; " Nossa, que legal, bem reformado o carro de vcs"... " Aliás, vcs fazem serviço pros outros ??" Aí eu disse que sim, que nas horas vagas meu pai mexia e etc ... " Aí ele disse : "Tá bom então, tem um Jeep de um cliente meu, mas tô sem tempo de mexer, e se for pra fazer mal feito, prefiro não fazer ... Aceita ??"

Bom, disto passou um tempo, eis que do nada ele me liga : " Denis, tô mandando o Jeep pra vc agora" obviamente que eu tomei um susto, pois não conhecia o dono do carro e etc, mas depois de alguma conversa, começamos os trabalhos..

Ah, o nome do carro é em virtude da placa do mesmo : Santana do Livramento - RS

Algumas fotos do início da reforma :
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2118.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2119.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2121.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2125.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2130.jpg  
    Denis

Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP

!

Após a desmontagem, começamos com o diagnótico :

1 - O chassis estava bom, porém a travessa do radiador e partes do "bacalhau" do mesmo estavam bem oxidadas, a solução seria a reprodução dos mesmos

2- A carroceria de lata não seria mais aproveitada, uma nova já estava pronta na Fiber 4x4.

3- Os freios estavam Ok, o dianteiro à disco e o traseiro estava com lonas novas, e tambores recém retificados.

4- O que pode ser deduzido : Este carro era usado pelo antigo proprietário para viagens, pois estava com as relações de diferenciais alteradas para 44x9 (4.89), sendo que para os Cj´s do início dos anos 60, as originais eram 43x8 (5.38), além do mais, a t case não apresentava marcas de uso em low, porém as demais engrenagens, rolamentos eixos e etc estavam profundamente desgastadas. E por fim : O carro tinha aterramentos aos montes !!! Até mesmo alguns cabos presos aos eixos, a explicação é que como no interior do RS o clima é mais seco, podem ocorrer pequenos "choques" após o uso prolongado .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2155.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2157.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2167.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2177.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2178.jpg  
    Denis

Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Após a execurção de reparos e a limpeza do chassis, eixos e feixes começou a pintura dos mesmos.

Primeiramente apliquei uma camada de wash primer para prevenção contra corrosão, após isso, algumas aplicações de primer poliuretano, algumas horas de acabamento com lixa d´agua e por fim muito Preto Cadillac P.U.

Ao mesmo tempo, era feito o suporte para a caixa de direção hidráulica do GM Opala.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2181.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2213.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2227.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2354.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2358.jpg  
    Denis

Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Após a pintura dos componentes, começou a montagem ; Eixos, suspensão, chassis...

Eis que o projeto muda um pouco ; À princípio usaríamos uma mecanica original ( Bf + T90), porém como o Bf deste carro estava cansado e estávamos com dificuldade de achar outro, partimos para uma mecanica mais moderna ; GM 151 álcool + Cl 2205D , que foram acoplados à uma nova t case, uma vez que a original estava desgastada.

Logo após, a carroceria da Fiber foi parafusada ao chassis, utilizando-se calços em PU de 1.5 pol.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2374.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2428.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2429.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-000_0001_00.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-000_0003.jpg  
    4X4 Brasil
    Denis

Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Com a carroceria fixada, começam as adaptações de pedaleiras e direção :

Por experiencia, sabíamos que o conjunto de Servo + CM de Opala tinha uma boa eficácia, para completar, as pedaleiras, do opala também, deixaram o conjunto com um visual limpo e livre de adaptações.

Com intenção de aumentar o conforto, uma coluna de direção do Gm Vectra foi adaptada, possibilitando regulagens de inclinação, além de possuir contato, chaves de seta e etc ...

Além disto, outras peças chegavam como tanque 65 L. da CLA, Quadro de 3 limpadores, relógios, bancos San Marino, cardãs, amortecedores de Ranger e etc ...

Por fim, alargadores de para lama modelo Wrangler também da Fiber 4x4 entram em cena para acomodar os futuros 33"
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2660_00.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2674.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2705.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2690.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2722.jpg  
    Denis

Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    O Final

Chegam os pneus : Maxxis Mudzilla 33"13.5R15 montados em rodas R15x10 da rodabrás ... e sim, 2 delas vieram com o aro invertido.

A parte elétrica é feita com muito primor pelo Auto elétrico Everest

Finalmente, alguns testes...

O que deu para notar :

1- Carroceria de fibra melhora bem o carro, mais leve e silenciosa, interfere até mesmo no comportamento dinamico do carro.

2- Clarkette com GM 151 + 4.89´s e 33" : particularmente achei um pouco longo, mas nada muito fraco, porém a velocidade final fica com certeza na casa dos 130 Km/h.

3- Os Mudzillas, além de muito belos, não fazem muito barulho no asfalto, além de "darem" balanceamento fácil, não necessiatando o uso de chumbo.

Conclusões finais:

Desde o princípio sabíamos que este carro seria um desafio para nós, pois o proprietário havia trabalhado na indústria autobilística, então ficou a pressão de fazer algo realmente bom... além do mais, o uso de peças de qualidade impõe a necessidade de mão de obra idem, pois caso contrário o resultado final pode ser desastroso.

Gostaria de agradecer em nome dos executores deste CJ à todos os envolvidos neste projeto : desde o João e o Jaime, que começaram com toda esta história, aos nossos fornecedores e ao proprietário do carro que deu "carta branca" para nós fazermos o que achássemos melhor.

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 5 - "Gaucho"-100_2716.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2732.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2733.jpg   CJ 5 - "Gaucho"-100_2746.jpg  
    Denis

Usuário Avatar de Boaventura
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Rio do Sul/SC

Parabéns!!!

Parabéns Denis, realmente demais, gosto do jeep quando fica com aspecto limpo! muito bom mesmo!

Quanto sairia um motor 151 já com caixa chevette??

Abraço!!
    Rafael Boaventura
    EX - Jeep 1951
    http://www.youtube.com/watch?v=MuD0fPL3oq0

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Parabéns Denis, ficou muito bom .

Ps: tem mais fotos dessa coluna de direção do vectra?

[ ]'s João Paulo.
    Sds,
    João Paulo

será que a carroceria de fibra põe fim aos desagradáveis choques no inverno? é bem melhor e mais prático que descer com uma mão apoiada numa parte da lataria para evitar o choque...

Usuário Avatar de Duda Lopes
    Entrada
    21/01/2004
    Local
    Guarulhos/SP
    Denis,

Parabens aos executores e ao Proprietario dessa bela Viatura.

Trampo de 1º.

[].

Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Santana de Parnaiba/SP

Primeiramente, parabens!!!!

Eu sou testemunha de como tava ruim esse coitado, o João é um grande mecanico, mas como todo bom mecanico de jeep, tava entolado

Outra coisa, quem ve essa conversa, até parece que foi rapidinho.... pensa em 2 caras que gostam de conversar...rssssss

Pelo cambio eu ja conhecia teu capricho, mas Denis, vc caprichou mesmo!!!

A marinete vai pra tua casa mes que vem pra vc regular a coitada!

otimo trampo!!!
    bonito mesmo! muito capricho, e se tratando de jeeps, a maioria esquece dessa parte
    agora
    essa de choque eu não sabia! nunca tomei choque do meu jeep
    ja tomei choque da minha mãe, mas não do meu jeep!
    []´s esperando um choque mais cedo ou mais tarde

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem