
Postado originalmente por
sylvioks
Adaptações feitas n cx sêca que veio em minha f1000 sc 1993 agentina ( câmbio cl 2205e) para intalar o câmbio ZF 5S 420 da Ford f250 2003.
1 - Furar dois novos furos com broca de 31/64 na parte superior da cx sêca. Abrir rosca de 9/16 12 fios.
2 - Na parte inferior precisa ser aberto um furo de 3/8 e abrir rosca de 7/16 14 fios na posição que pode ser vista em fotos que enviei anteriormente. Faz-se este furo para possibilitar todo o aparafusamento do câmbio pelo lado de fora da cx sêca. Originalmente, nestes câmbios ZF, os dois parafusos de baixo são intalados pelo lado de dentro. Isto obriga a intalação do câmbio sempre já montado na cx sêca. Isto dificulta muito a intalação do câmbio com o motor instalado na f1000.
3 - Reabrir 3 furos ddo câmbio, dois superiores e 1 inferior direito, com broca de 15mm.
4 - Furar o canto esquerdo, de acordo com o furo que foi feito na cx sêca, com broca de 11,5mm.
5 - Comprar dois estojos rosca grossa e fina ( um 9/16" x 2 1/2" e outo 7/16" x 2 1/2") para serem aparafusados na parte inferior da cx sêca. Na parte superior aproveitei osa estojos originais do câmbio da f1000 sc 93.
6 - deslocar a bucha de centro do eixo pilôto 3 mm para dentro. É nescessário usinar um rebaixo de Ø 33mm com profundidade de 3mm.
7 - Comprar um disco da Ford F250 e diminuir, no tôrno, para 301 mm o diâmetro externo.
8 - No platô original da f1000 é nescessario rebaixar em 5 mm o ressalto interno da base de apoio do disco de fricção. Isto é para que o disco da f250 possa ser intalado com este platô.
9 - Instala-se coroa e pinhão do velocímetro que vem no cãmbio ZF 5S 420 da Chevrolet D20. Para isto é nescessário abrir um furo e abrir rosca na tampa traseira do câmbio pára receber este mecanismo.
10 - Adatar o conector no sensor de ré do câmbio. Fica na parte frontal superior esquerda do câmbio.
11 - Como no câmbio ZF 5s 420 a alavanca de marchas fica mais para frente que no câmbio CL 2205E da f1000 sc, é preciso refazer a furação da tampa de fechamento do lataria sobre o câmbio.
12 - retirar a luva de cruzetas original do primeiro cardã da f1000 sc e trocar por uma luva na medida da cruzeta da f250. No meu caso o câmbio que instalei já veio com a cruzeta e o eixo estriado. Cortei fora o eixo estriado e adaptei a luva no cardã da f1000 sc. Abrindo o tubo do cardã da f1000 sc na direção da solda existente e adaptando a luva da f250, a medida ficou correta para a adaptação. É preciso uma confirmação da medida antes de se soldar o cardã novamente.
13 - É aconselhável a intalacão de mais uma travessa para apoiar o câmbio na parte traseira.
O câmbio zf 5s 420 é muito pesado e precisei de usar um macaco instalador de câmbios de caminhão para que eu pudesse intalar o câmbio com menos esforço físico.