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  • #1

    Exclamation Adaptação cambio ZF 5S-420 de F250 na F1000




    temos uma f1000 sc 93, com motor MWM d229 que originalmente era aspirada.
    a pouco tempo turbinamos e intercoolamos ela, e virou o bixo p andar..
    mas na primeira viajem a caixa clark 2205 quebrou o eixo piloto.
    entao achamos que a melhor opçao seria colocar a caixa zf 5s-420 que equipa a f250 e silverado, gostaria de saber se alguem ja fez essa adaptaçao, o que devo mudar p a adaptaçao ser o mais simples possivel? como faço p aproveitar a embregem hidraulica da f250? devo mudar mais algo? tipo, cardan? e o diferencial original da f1000 (dana 11:43) aguenta a empreitada?
    se nao, qual a melhor opçao p utilizar?

    eu ate ja possuo uma caixa da f250 6 cil, agradeço se alguem puder me ajudar
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -m_s6300172.jpg  

  • #2
    ninguem se habilita?????

  • #3
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    Dificil, heim?!

    Como você mesmo falou, tua F-1000 era originalmente aspirada e com a turbina, a caixa foi pro espaco.

    Será que se você colocar o câmbio Clark CL2625B das F-1000 de motor X.10 não ficaria um serviço melhor. Até porque em torque, o X.10 deve se aproximar bem do seu "TBD"229 e DEVE SER plug and play.

    Procura maiores dados nos manuais das caixas Clark disponível em www.eaton.com.br

    Abs!

  • #4
    pois é, pensamos em colocar essa caixa, mas alguns fatores fizeram desistir:

    engates um pouco secos, 5 marcha para traz, como costumamos andar em 3 pessoas na frente, em viagens que fica em 5 direto isso incomoda bastante e por ultimo a 5 nao tem overdrive, que nos limitaria na escolha do diferencial. por isso preferimos a caixa zf 5s 420, e pelo que estamos descobrindo, ele tb é extremamente facil de adaptar, basta trocar o disco da f1000 pelo da f250, dar um passe no plator para o disco casar, usinar a bucha que pega na ponta do piloto, e depois refurar a caixa seca. por ultimo se acerta o cardan, e a tampa de lata, pois a alavanca eh posicionada mais à frente.

    para saber tudo,so quando terminarmos as adaptaçoes.

  • #5
    Adaptações feitas n cx sêca que veio em minha f1000 sc 1993 agentina ( câmbio cl 2205e) para intalar o câmbio ZF 5S 420 da Ford f250 2003.

    1 - Furar dois novos furos com broca de 31/64 na parte superior da cx sêca. Abrir rosca de 9/16 12 fios.
    2 - Na parte inferior precisa ser aberto um furo de 3/8 e abrir rosca de 7/16 14 fios na posição que pode ser vista em fotos que enviei anteriormente. Faz-se este furo para possibilitar todo o aparafusamento do câmbio pelo lado de fora da cx sêca. Originalmente, nestes câmbios ZF, os dois parafusos de baixo são intalados pelo lado de dentro. Isto obriga a intalação do câmbio sempre já montado na cx sêca. Isto dificulta muito a intalação do câmbio com o motor instalado na f1000.
    3 - Reabrir 3 furos ddo câmbio, dois superiores e 1 inferior direito, com broca de 15mm.
    4 - Furar o canto esquerdo, de acordo com o furo que foi feito na cx sêca, com broca de 11,5mm.
    5 - Comprar dois estojos rosca grossa e fina ( um 9/16" x 2 1/2" e outo 7/16" x 2 1/2") para serem aparafusados na parte inferior da cx sêca. Na parte superior aproveitei osa estojos originais do câmbio da f1000 sc 93.
    6 - deslocar a bucha de centro do eixo pilôto 3 mm para dentro. É nescessário usinar um rebaixo de Ø 33mm com profundidade de 3mm.
    7 - Comprar um disco da Ford F250 e diminuir, no tôrno, para 301 mm o diâmetro externo.
    8 - No platô original da f1000 é nescessario rebaixar em 5 mm o ressalto interno da base de apoio do disco de fricção. Isto é para que o disco da f250 possa ser intalado com este platô.
    9 - Instala-se coroa e pinhão do velocímetro que vem no cãmbio ZF 5S 420 da Chevrolet D20. Para isto é nescessário abrir um furo e abrir rosca na tampa traseira do câmbio pára receber este mecanismo.
    10 - Adatar o conector no sensor de ré do câmbio. Fica na parte frontal superior esquerda do câmbio.
    11 - Como no câmbio ZF 5s 420 a alavanca de marchas fica mais para frente que no câmbio CL 2205E da f1000 sc, é preciso refazer a furação da tampa de fechamento do lataria sobre o câmbio.
    12 - retirar a luva de cruzetas original do primeiro cardã da f1000 sc e trocar por uma luva na medida da cruzeta da f250. No meu caso o câmbio que instalei já veio com a cruzeta e o eixo estriado. Cortei fora o eixo estriado e adaptei a luva no cardã da f1000 sc. Abrindo o tubo do cardã da f1000 sc na direção da solda existente e adaptando a luva da f250, a medida ficou correta para a adaptação. É preciso uma confirmação da medida antes de se soldar o cardã novamente.
    13 - É aconselhável a intalacão de mais uma travessa para apoiar o câmbio na parte traseira.

    O câmbio zf 5s 420 é muito pesado e precisei de usar um macaco instalador de câmbios de caminhão para que eu pudesse intalar o câmbio com menos esforço físico.

  • #6
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    No final das contas ninguém conseguiu te ajudar muito, porém ´pelo que vi nem precisas de ajuda, pois tu dás aulas de adaptações!!!!
    Parabéns pelo serviço!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    obrigado pelo elogio... eu procurei alguem que ja tivesse feito esse serviço antes de eu meter as maos no escuro.... ,mas como axo que pouca gente fez esse tipo de adptaçao, fizemos e agora posso dizer... ela ficou otima. ja esta rodando e aconselho a qualquer um que estiver tendo problemas de caixa de marcha na f1000.

    as outra adaptaçoes, intercooler da f250, turbo do VW 8-150 e escape de 3" ate la traz, com silencioso do mercedes 710, ficaram muito bons. caso alguem queira algumas dicas. ficaria feliz em ajudar..
    abraço a todos
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por sylvioks Ver Post
    Adaptações feitas n cx sêca que veio em minha f1000 sc 1993 agentina ( câmbio cl 2205e) para intalar o câmbio ZF 5S 420 da Ford f250 2003.

    1 - Furar dois novos furos com broca de 31/64 na parte superior da cx sêca. Abrir rosca de 9/16 12 fios.
    2 - Na parte inferior precisa ser aberto um furo de 3/8 e abrir rosca de 7/16 14 fios na posição que pode ser vista em fotos que enviei anteriormente. Faz-se este furo para possibilitar todo o aparafusamento do câmbio pelo lado de fora da cx sêca. Originalmente, nestes câmbios ZF, os dois parafusos de baixo são intalados pelo lado de dentro. Isto obriga a intalação do câmbio sempre já montado na cx sêca. Isto dificulta muito a intalação do câmbio com o motor instalado na f1000.
    3 - Reabrir 3 furos ddo câmbio, dois superiores e 1 inferior direito, com broca de 15mm.
    4 - Furar o canto esquerdo, de acordo com o furo que foi feito na cx sêca, com broca de 11,5mm.
    5 - Comprar dois estojos rosca grossa e fina ( um 9/16" x 2 1/2" e outo 7/16" x 2 1/2") para serem aparafusados na parte inferior da cx sêca. Na parte superior aproveitei osa estojos originais do câmbio da f1000 sc 93.
    6 - deslocar a bucha de centro do eixo pilôto 3 mm para dentro. É nescessário usinar um rebaixo de Ø 33mm com profundidade de 3mm.
    7 - Comprar um disco da Ford F250 e diminuir, no tôrno, para 301 mm o diâmetro externo.
    8 - No platô original da f1000 é nescessario rebaixar em 5 mm o ressalto interno da base de apoio do disco de fricção. Isto é para que o disco da f250 possa ser intalado com este platô.
    9 - Instala-se coroa e pinhão do velocímetro que vem no cãmbio ZF 5S 420 da Chevrolet D20. Para isto é nescessário abrir um furo e abrir rosca na tampa traseira do câmbio pára receber este mecanismo.
    10 - Adatar o conector no sensor de ré do câmbio. Fica na parte frontal superior esquerda do câmbio.
    11 - Como no câmbio ZF 5s 420 a alavanca de marchas fica mais para frente que no câmbio CL 2205E da f1000 sc, é preciso refazer a furação da tampa de fechamento do lataria sobre o câmbio.
    12 - retirar a luva de cruzetas original do primeiro cardã da f1000 sc e trocar por uma luva na medida da cruzeta da f250. No meu caso o câmbio que instalei já veio com a cruzeta e o eixo estriado. Cortei fora o eixo estriado e adaptei a luva no cardã da f1000 sc. Abrindo o tubo do cardã da f1000 sc na direção da solda existente e adaptando a luva da f250, a medida ficou correta para a adaptação. É preciso uma confirmação da medida antes de se soldar o cardã novamente.
    13 - É aconselhável a intalacão de mais uma travessa para apoiar o câmbio na parte traseira.

    O câmbio zf 5s 420 é muito pesado e precisei de usar um macaco instalador de câmbios de caminhão para que eu pudesse intalar o câmbio com menos esforço físico.
    caro amigo peguei uma empreitada semelhante a sua, tenho uma f1000 97, ex hsd, atual td229, cambio zf s5-420 porem da f350 mas tenho umas questoes em aberto:
    1-vc usou coroa e pinhao do velocimetro da d20 certo. Vc saberia me informar o diametro interno da coroa porque eu soltei a luva do eixo estriado o observei que existe um espaçador com um diametro externo de aprox 42mm (nao medi com paquimetro apenas com uma régua) entre a mesma e o rolamento, e na minha cidade ñ encontrei a coroa da d20 para conferir o diametro, e as coroas de f1000 que eu encontrei teem 35mm de diametro interno.
    2-vc colocou intercooler, como ficou a fumaça, aumentou? diminuiu? pergunto isso pq conversando com um mecanico que ja trabalhou na ford pra intercoolar teria que trocar os pistons, pq as cabeças sao diferentes e tambem o eixo do comando de valvulas para dar maior abertura e consequentemente maior vazao de ar.

  • #9

    Exclamation oleo na caixa zf 5s-420(f250)

    coloquei a caixa na f1000, mas n tenho o manual dela, qual o oleo correto p essa caixa? obrigado
    4X4 Brasil

  • #10

  • #11
    coloquei o 80w90, mas estou achando as trocas de marcha um pouco duras...isso eh normal neste cambio???

  • #12
    Manda uma MP pros donos de F-250, tem vários aqui no fórum. Garanto que eles espondem rapidinho.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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