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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de thiago-nit
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    Thumbs up Compra de Land Rover 90 até 95




    Caros amigos, ainda não tenho jeep e nunca tive. Compro e guardo várias revistas e visito muito o fórum. Gostaria de comprar um Defender 90.

    Perguntas:

    -Com 35000,00 consigo um Defender 90 ano 92 ou 93?
    -Existe muita diferença de motorização e suspensão para os atuais?
    -e Peças?
    - um motor diesel em torno de 250.000 km ainda é confiável não apresentando problemas aparentes?

    agradeço se me responderem.

    Obrigado
    Um abaço
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #2
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    Thiago,
    o motor ainda é o 200 TDi (se não me engano até 96).
    Um motor com 250.000 Km já está meio rodadinho, mas vai depender muito da conservação do proprietário.
    Seria melhor esperar, juntar uma graninha a mais, e comprar uma 300 TDi, e menos rodado... Talvez o que você for gastar em manutenção não vá compensar.
    Quando tiver com algum carro em vista, me manda uma MP com os dados dele para eu dar minha modesta opinião (além de dar uma pesquisada nos antecedentes...).
    []'s.
    Antonio.
    4X4 Brasil

  • #3
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    Olá, o motor 200TDi vai até 2004, ai começa o 300 TDi também em 2004, não sei o mês.
    O 200DTí é muito parecido com o 300, existindo inclusive muita gente que prefere o 200 ao 300. Não acho que o modelo de motor deve ser determinante mais sim as condições da viatura.
    Um abraço
    Sergio

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Nascimento
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    Olá,

    sei que todas as Lands nacionais (99 até 2006) têm motor 300Tdi, que inclusive é nacional, tendo manutenção simples e mais barata do que os 200Tdi.

    O 300Tdi é o mesmo 2.5 utilizado pela Range, S10 e Sprinter da Mercedes Benz, portanto, você consegue peças e também consertá-lo em diversas oficinas.

    Em relação à quilometragem, com 250.000km, mesmo bem conservado, ele já está meia-vida.

    Considerando que a manutenção do 200Tdi é mais cara, concordo que vale a pena esperar e comprar uma mais nova e menos rodada, mas os dois jipes são excelentes, o impacto é o custo de manutenção mesmo, pois as peças do 200Tdi são importadas.

    Abraços,

    Paulo

  • #5
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Olá, o motor 200TDi vai até 2004, ai começa o 300 TDi também em 2004, não sei o mês.
    O 200DTí é muito parecido com o 300, existindo inclusive muita gente que prefere o 200 ao 300. Não acho que o modelo de motor deve ser determinante mais sim as condições da viatura.
    Um abraço
    Sergio
    Desculpe, quiz dizer 1994!!!! e não 2004.
    Sergio

  • #6
    Algumas coisas que eu sei...

    Sobre as diferenças entre 200 e 300tdi.

    O 200tdi é um motor mais antigo. Com correias individuais para alternador, bomba de água, ar condicionado e direção hidráulica. Menos barulhento (possui um contra carter de alumínio) e menos potente que o 300tdi.

    O 300tdi é um motor mais moderno, que possui diferentes versões, de acordo com o avanço das normas de proteção ambiental européias. Por isso são conhecidas como EURO I, EURO II, etc. Não sei muitos detalhes a respeito.

    Os periféricos são diferentes. Logo, bomba de água, motor de partida, bomba de direção para o 200tdi, somente importando. Já os mais modernos não têm esse problema, uma vez que diversos veículos nacionais (Ranger, S-10, Sprinter) usam o mesmo motor (300tdi).

    O 300tdi é bastante sensível à falta de água. Por isso é extremamente recomendado a instalação de um sensor de nível, bem como um sensor de temperatura no bloco, se possível.

    Junto com o motor mudam os câmbios. A caixa de transferência é basicamente a mesma.

    O 200tdi acompanha a caixa LT77. Ré ao lado da primeira. Alguns dizem ser uma caixa menos precisa, com engates mais difíceis. Eu não senti diferença. A embreagem é mais dura.

    O 300tdi acompanha a caixa R380. Rá embaixo da quinta. Mais fácil de encontrar peças de reposição no Brasil, visto que todos os Defenders produzidos aqui saíram com essa caixa. Além disso permite a instalação "original" de um radiador de óleo. Basta comprar o termostato, as conexões e o radiador.

    O peso das viaturas com o motor 200tdi é melhor distribuído entre os eixos, pois o motor é mais recuado. Isso é percebido nas 90. De 1994/95 para frente, elas tendem a "quicar" de frente ao passar em lombadas de forma mais rápida.

    Alguns preferem os 200tdi pelos motivos já citados. Distribuição de peso, maior "resistência à falta de água, menor barulho e manutenção mais fácil (apesar de ser mais difícil conseguir as peças).

    A retífica do 200tdi não é tão complexa assim. O Fraga me disse que já fizeram com sucesso, usando o cabeçote completo do 300tdi. Algumas peças somente importando, mas não foge muito do valor da retífica de um 300tdi.

    Meu motor tem por volta de 270.000km. Começo a me preparar para uma eventual "intervenção" em breve. Por enquanto, sigo trocando óleos e filtros nos intervalos regulares, sem problemas ou sinais de cansaço. Todavia, acredito que dificilmente um motor desses passaria dos 400.000km.

    Bom, acho que era isso. Espero que ajude!
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #7
    Banido
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    Loras, há muita diferença entre o 300 TDi nacional para o inglês.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...270#post517270

    []'s.
    Antonio.

  • #8
    Folgado,

    Naquele tópico não encontrei muita informação...

    Como eu disse, até onde sei, as diferenças foram ajustes feitos para atender as normas antipoluição européias. Não sei quais são.

    Mas uma breve pesquisa trouxe mais dados interessantes:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8374

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6377

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=423579

    http://www.internationalengines.com....o/hs_final.pdf

    http://www.internationalengines.com....espteceuro.pdf

    Texto abaixo extraído do tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26357

    "O motor 200 Tdi lançado em 1989 denominado assim porque tem perto 200 lbf ft de torque, nasceu na Discovery com 111 CV de potência, tem uma segunda versão de 107 CV e 26 mkgf de torque que foi utilizada no Defender a partir de 1990. Em 1994 é lançada à terceira versão o motor se denomina 300 Tdi (o número 3 e da terceira versão) no qual se introduzem mais de 200 novos componentes tendo a mesma potência (111 CV) e torque do motor 200 Tdi da Discovery, este motor equipa na Europa as Range Rovers até 1996 e a Discovery e o Defender até 1998, um dos principais problemas deste motor é o esticador da correia dentada que ocasionava quebra freqüente da correia dentada foi solucionado nos modelos 97 e 98. A partir de 1999 e até inicio de 2007 para se adequar às novas normas de emissões Euro III a Land Rover substituiu o motor pelo Td5 de cinco cilindros 122 CV e 30,6 mkgf. Em Brasil a fabricação dos motores 300 Tdi foi iniciada pela Maxion desde meados de 1996 e para atender aos níveis de emissão teve mais uma evolução que gerou o motor Euro II com 115 CV e 29 mkgf. O motor 200 Tdi tem acoplado câmbio LT 77 e os 300 Tdi o R380. O Defender foi montado no Brasil desde 1999 até Novembro de 2005 com o motor fabricado pela Maxion. Todos estes motores tinham 2.495 cm3.
    [...]
    Corrigindo, os motores 300Tdi Euro II se fabricarão no Brasil a partir de 96 (para as pick up´s Ford e Chevrolet) e as Defender´s montadas aqui a partir de 99 tem esse motor. Existem pequenas diferênças entre estes, nas pick up´s os diâmetros dos cilindros são maiores 0,25 mm e a posição da bomba injetora é vertical, nas Defender´s inclinada.
    "

    Texto abaixo extraído do site da The Specialist:

    "Em 1.994 (para a linha 1.995) todos os veículos fabricados pela Rover, tiveram o motor diesel mudado para a linha 300 Tdi (anteriormente era o motor era o 200 Tdi) e a caixa de câmbio sofreu alterações profundas e ganhou ré sincronizada e em nova posição (abaixo da quinta marcha) tornando-se mais confiável e mais fácil de engrenar."

    Texto abaixo extraído do Boletim Técnico BR006 da LR Brasil:

    "Existem dois tipos de mangueiras de saída do turbocompressor para veículos equipados com motor 300 Tdi. Para o motor 300 Tdi Euro I, esta mangueira possui extremidades com diâmetros iguais e para o motor 300 Tdi Euro II esta mangueira possui as extremidades com diâmetros diferentes. Estas mangueiras estavam identificadas no Catálogo Eletrônico de Peças (EPC) sob a mesma codificação (ESR2730). A Land Rover do Brasil introduziu um novo número de peça para diferênciar estas mangueiras. Mangueira de saída do turbocompressor (Motor 300 Tdi Euro I) ESR2730 Mangueira de saída do turbocompressor (Motor 300 Tdi Euro II) ESR2730BR
    "


    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #9
    [quote=Loras;517390]Folgado,

    Naquele tópico não encontrei muita informação...

    Como eu disse, até onde sei, as diferenças foram ajustes feitos para atender as normas antipoluição européias. Não sei quais são.




    Bem legal esta pesquisa! Parabéns. Acho Land muito massa!
    Tenho uma dúvida.
    Quais as principais diferenças entre a 90 e 110, porque comprar uma ou a outra?? (sem falar no tamanho)
    Obrigado!

  • #10
    Fábio,

    Que eu me lembre...

    Diferencial traseiro é diferente, dependendo do ano da 110.

    A 110 tem maior tanque de combustível.

    Os bancos dianteiros da 110 têm mais espaço para recuo (dependendo do ano da 90 comparada).

    Algumas 110 pagam IPVA menor, se cadastradas como microônibus.

    A 110 é mais lenta e mais pesada.

    IMHO, a 110 faz tudo que a 90 faz. As vezes sofre um pouco mais... mas no final das contas, carrega o mundo!!!

    Agora, sinceramente, tudo depende das tuas necessidades.

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #11
    Usuário Avatar de thiago-nit
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    Obrigado a todos sobre as informações, foram muito úteis.
    Sobre o preço e suspensão vocês podem me adiantar alguma coisa?

    Obrigado desde já!
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #12
    Usuário Avatar de anrjunior
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    Question Perguntas de iniciante ...

    Senhores,

    Estou querendo trocar minha TR4 em uma coisa maior, bem maior e mais "malvada" ...
    O que eu já decidi é que vai ser um 110 mas eu continuo com algumas dúvidas ... será que alguém pode dar uma força?

    - Qual a diferença (em termos práticos) entre SW e CSW?
    - Qual é a capacidade "normal" de um 110? Eu já vi gente falando em 5, 7, 9 ...
    - Indicações de alguma oficina de confiança na região do Vale do Paraíba? O diesel vai ser um mundo completamente novo prá mim ...

    Obrigado!!!
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