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Convex Datacenter
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  • #1

    Problemas de bobina!!!!




    Fala meu povo.

    Bom... como sou pobre e não tenho R$400,00 pra colocar ignição eletrônica na minha jóia, resolvi colocar um módulo de ignição assistida, ele faz a vez do platinado para alimentar a bobina e, o platinado só fica com a função de chavear corrente para o módulo que, por sua vez, excita a bobina (Ô locoooo!!!).

    O problema é que, depois que coloquei o módulo, a bobina que estava na Rural foi pro saco, troquei pensando que era pelo fato de estar muito velha e, neste final de semana liguei a 1° fase do contato na chave só pra fazer o alinhamento dos farois auxiliares que coloquei na Rural, quando desliguei a chave escutei um estouro dentro do cofre do motor, parecia um curto na parte elétrica só que não tinha nada, liguei a Rural normalmente e andei uns 4 Km com ela sem problemas.

    Pergunto: Será que o módulo esta dando algum tipo de sobrecarga na bobina e fritando a mesma? Alguém já utilizou este tipo de sistema? Pode me ajudar?


    Abraços de quem anda com três bobinas, sendo duas no porta-luvas.

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Nova Aliança do Ivaí/PR
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    Hummmmm...

    Acho que estou tendo um déjà-vu deste tópico!
    ( substantivo masculino Rubrica: psicologia. forma de ilusão da memória que leva o indivíduo a crer já ter visto (e, por ext., já ter vivido) alguma coisa ou situação de fato desconhecida ou nova para si; paramnésia)

  • #3
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Varginha MG/MG
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    Lama tenta uma bobina do gol mi pois ela é mais "forte" epode resolver seu problema.
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #4
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Se for colocar esta bobina (gol MI) tem que colocar com uma resistencia, se não vai queimar.

  • #5
    Minha F75 está com a bobina do MI com resistência... existe alguma que não precise disso ?? Nos testes sem a resistência ela aquecia muito, mas eu senti o motor mais "esperto" !

  • #6
    Kim.

    Você não teve deja-vu nenhum! Eu coloquei o mesmo tópico no forum dos Cj's e no forum da Rural também.


    Willian e Marcelo.

    Que resistência é essa? Tem pra comprar ou tenho que adaptar/fazer por minha conta?


    Valeu galera.

    Abraços

  • #7
    Isso foi o que o cara que me vendeu o módulo disse. O que acham? Convenceu?

    Segue abaixo:

    --------------------------------------------


    André,
    claro que me lembro de voce! não se preocupe com o "estouro" que ouviu, e pode ficar sossegado que não é o módulo com certeza! Se algo ocorrer com o módulo, voce não ouve nada; posso te explicar o mitivo dessa explosão: quando voce gira a chave no contato, energiza a bobina; ao desligar a chave, voce interrompe a corrente que circula por ela(através do módulo ou não), e isso gera uma faisca, mesmo com o distribuidor estando completamente fora de posição; essa faisca eventualmente pode saltar para um dos cabos de vela, aleatoriamente, e se existir mistura ar combustivel na camara de combustão, voce ouve esse som, e se tiver olhando para o motor, verá ele chacoalhando; isso não é comum sem o módulo, pois a faisca fica mais fraca, mas com o módulo a faisca pode conseguir saltar. isso não indica falha do módulo, e ele também não prejudica em nada sua bobina ( ela apenas trabalha com todo o seu potencial, o que não ocorre com a restrição do platinado); o barulho não foi curto circuito, mas uma explosão dentro do cilindro fora de posição ( com a valvula de admissão aberta).
    fique tranquilo, e use o módulo com segurança, e em caso de qualquer falha entre em contato!
    um abraço


    --------------------------------



    Valeu galera!

  • #8
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    eu não entendi bem que modulo é esse até agora...

    mas queria aproveitar o topico pra fazer uma pergutna

    que tipo de resistencia é essa, visto que eu tneho um voyage sport 1994 tirei a bobina original e coloquei a do santana MI aquela plástica preta, ao que sei nàot em resistencia alguma ligada nela e a mesma melhorou muito a faisca do meu carro inculisve na economia (foi sensivel)


    se eu somente colocar uma bobina dessas no motor BF-161 oque acontecE?? preciso redimencionar algo? mexer em platinado condensador???
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #9
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Esta resistencia pode ser comprada em qualquer auto-eletrica, é um tipo de resistencia -ceramica. R$ +- 22,00

    As bobinas plasticas são muito "sensiveis" com a tensão gerada pelo alternador, e a resistencia serve como um tipo de proteção p/ bobina.
    Abçs
    william

  • #10
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    eu não entendi bem que modulo é esse até agora...

    mas queria aproveitar o topico pra fazer uma pergutna

    que tipo de resistencia é essa, visto que eu tneho um voyage sport 1994 tirei a bobina original e coloquei a do santana MI aquela plástica preta, ao que sei nàot em resistencia alguma ligada nela e a mesma melhorou muito a faisca do meu carro inculisve na economia (foi sensivel)


    se eu somente colocar uma bobina dessas no motor BF-161 oque acontecE?? preciso redimencionar algo? mexer em platinado condensador???
    ACREDITO QUE ESTA BOBINA DEVA "TORRAR" O PLATINADO , ELA SÓ SERVE COM IGNIÇÃO ELETRONICA, OS "EXPERT" DE PLANTÃO PODERÃO EXPLICAR MELHOR

  • #11
    O ideal é usar com ignição eletrônica.

    Nos carros de passeio, normalmente existe um "fio resistivo" que substitui a resistência.

    Eu gostaria de poder usar a bobina SEM A RESISTÊNCIA, pois a faísca é maior. É sensível a diferença com e sem a resistência. O problema é que aqueçe MUITO, até queimar a bobina.

    As bobinas de competição podem ser ligadas diretamente SEM A RESISTÊNCIA ??

  • #12
    Bom... o que vou postar no tópico agora foi o que as pessoas que tem mais experiência do que eu me falaram.

    Bobina do Gol MI: Se por direto com platinado funciona... por uns poucos minutos até derreter os contatos do platinado (ai... puffffffffff!!!!).

    Pra quem não entendeu sobre meu módulo: é uma caixinha com um circuito eletrônico que livra toda a carga requerida ao platinado para executar a ignição do motor. No método convencional o platinado chaveia uma corrente alta para o primário da bobina que retorna essa corrente ao distribuidor que distribui para as velas, causando a faísca. O módulo entra no meio deste processo e, ao invés do platinado chavear a corrente alta (que causa desgaste e queima), ele apenas manda o sinal para o módulo que faz a vez de excitar a bobina com a corrente necessária para causar a faísca na vela. Com isso a corrente do platinado fica com menos de 1 Ampere (dados do "fabricante"), tornando sua vida quase que infinita e estabilizando a ignição (algo com a tal da curva dente de serra!)

    Esse negócio de esquentar a bobina é verdade, afinal a minha 1ª bobina queimou e me deixou na rua por causa disso (eu acho!). Falei com ele e o que ele me disse é que a bobina que melhor funciona com o módulo é a KW da Bosch (segundo ele "as vermelhas"). As bobinas plásticas (Gol MI), são um pouco de exagero mas o módulo aguenta tranquilo.

    O cara que me vendeu tem no fusca dele e eu tenho um amigo que tem um Niva no GNV com o mesmo sistema, não é o mesmo módulo mas a sistemática é a mesma. Nenhum deles tem problema algum com ignição.

    Quando minha 1ª bobina queimou, troquei por uma da Marflex (na cor azul claro) e está funcionando com o módulo. Por via das dúvidas estou andando com uma KW (dessas vermelhas) no porta-luvas. Se der problema eu coloco a vermelha e vamos ver no que dá.

    Abraços

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