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  • #1

    Picapes e a imprudência ao guiá-las.




    Na madrugada de hoje morreu, vítima de acidente com sua picape Hilux, o jogador do Palmeiras, "Alemão".
    Conheço a curva onde ocorreu o acidente, realmente é uma angulação perigosa, mas...
    Não posso afirmar que ele tivesse bebido, porém, pelo estado em que ficou a picape, fica patente a velocidade excessíva.
    Aí, ficam as perguntas:
    Um carro de quase 2t, com um motor possante, não pode ser confundido com um coupe. Tenho visto barabaridades perpetradas por motoriatas de picapes. É impossível guiá-las com segurança em altas velocidades, principalmente pelo estado - e o traçado - de nossas estradas. São veículos nascidos utilitários. Por mais que tentem enfeitá-las elas, as picapes, continuarão sendo picapes. Umas mais outras menos, mas todas com muito menos estabilidade que um sedan comum.
    Claro, quanto mais modernas, com avanços nas suspensões dianteiras, nada impede que se alcançem boas velocidades de cruzeiro com elas. Mas, trafegar uma montanha de aço "a mil" em nossas estradas...

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    "O Palmeiras está de luto. O atacante Alemão, de apenas 21 anos, que vinha se recuperando de uma contusão, faleceu na madrugada deste domingo, após um acidente de carro em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O acidente aconteceu por volta das 2 horas da madrugada, quando o jogador capotou sua Toyota Hilux, que transportava nove pessoas, entre elas três crianças. Os outros ocupantes do automóvel, feridos, seguem hospitalizados.
    Já Alemão, que iniciou sua carreira no Art-Sul, de Nova Iguaçu, e estava no Palmeiras desde desde fevereito, está no IML. Outro que não resistiu ao acidente foi Sergio Ventura Ferraz, também no IML.

    O atacante, que se recuperava de uma lesão no joelho, sofrida no clássico contra o Corinthians, deveria voltar aos treinos em agosto e reforçar o ataque do Verdão já no início de setembro."
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  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Continuando a mensagem acima (que foi cortada pelo bug).....

    9 PESSOAS DENTRO DE UMA PICAPE????? Tá de brincadeira, né!!!

    Até!
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  • #4
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Exclamation Para reflexão!!

    Colega, esse teu alerta é bastante oportuno João Pedro!. Acabei de adquirir uma Hilux SRV AT. Que esse acidente com o jogador Alemão nos sirva de lição e aprendizado. Soube aqui mesmo no fórum que era uma SW4! Independente das razões que motivaram tal tragédia e o tipo de veículo, fica mais um alerta.

    Já escrevi aqui inúmeras vezes: O sujeito acostumado com sedans, de repente pega um veículo [picape ou SUV], onde o centro de gravidade é elevado, mete o pé e "esquece" das leis da física, quase sempre acaba em acidentes; muitos fatais!

    Não sei detalhes desse acidente... me refiro a tantos outros! A explicação para grande parte da fama de que as Hilux 3.0l 163cv são campeãs de capotamentos, pode estar atrás do volante. Tem também o efeito psicológico... Não é todo "ser humano" que senta numa possante tecnologia dessa e "lembra" que NÃO está em um sedan. Além disso, pergunto: Temos estradas? Ontem, enquanto eu estava começando a conhecer a performance da minha picape em uma BR aqui nas proximidades, EU estava trafegando ali pelos 120 kms/h [talvez 130] e passou um sujeito com uma Hilux prata... Não estava a menos de 170!!

    Que Deus nos proteja! Para isso, temos de fazer a nossa parte! Picape, será SEMPRE picape!

    []s
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  • #5
    Usuário Avatar de netão
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    Estrada do Brasil que prestem para andar rapido eu desconheco...
    Mas se tratando de velocidade,quando eu e meu tio botamso 175 na su Rs para passar de uma Hilux,estavamos confiantes no carro,afinal 8 amortecedores da pra dar uma ajuda extra...
    Mas fica muito dificil para,é édi para morre...
    Essa fama de Hilux que gosta de capotar esta grande,em um outro dia,estava na consercionaria da toyota daqui de minah cidade,e vi mais de dez viradas,fora as que ja estavam consertadas...
    Uma vez,o gerente me falou que isso ocorre por causa da suspenção,que é a mesma da outra,ou seja,não foi projetada para o seu novo peso,centro de gravidade,e motor...
    Para um carro tão lindo,ser tão perigoso é um tiro no pé!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Fernando Lages
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    Tinham mais de 10 capotadas possivelmente porquê todos quiseram meter 175

    Tanto faz ter 4, ou 8 amortecedores... pode por até 16...

    E não é só por nossas estradas. Nos EUA eles têm mania de carro grande há décadas, e as SUVs caíram no gosto deles como uma luva... dão uma sensação de segurança, afinal de contas, se derem uma porrada em um sedãzinho, quem se F.D. é o sedãzinho... e os acidentes começaram a se multiplicar...
    []s
    Fernando Lages - PU3LAG
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  • #7
    Pelo menos nos EUA, eles tem estradas,
    E no Brasil?
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
    Banido
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    Citação Postado originalmente por WCarlos_902 Ver Post
    Colega, esse teu alerta é bastante oportuno João Pedro!. Acabei de adquirir uma Hilux SRV AT. Que esse acidente com o jogador Alemão nos sirva de lição e aprendizado. Soube aqui mesmo no fórum que era uma SW4! Independente das razões que motivaram tal tragédia e o tipo de veículo, fica mais um alerta.

    Já escrevi aqui inúmeras vezes: O sujeito acostumado com sedans, de repente pega um veículo [picape ou SUV], onde o centro de gravidade é elevado, mete o pé e "esquece" das leis da física, quase sempre acaba em acidentes; muitos fatais!

    Não sei detalhes desse acidente... me refiro a tantos outros! A explicação para grande parte da fama de que as Hilux 3.0l 163cv são campeãs de capotamentos, pode estar atrás do volante. Tem também o efeito psicológico... Não é todo "ser humano" que senta numa possante tecnologia dessa e "lembra" que NÃO está em um sedan. Além disso, pergunto: Temos estradas? Ontem, enquanto eu estava começando a conhecer a performance da minha picape em uma BR aqui nas proximidades, EU estava trafegando ali pelos 120 kms/h [talvez 130] e passou um sujeito com uma Hilux prata... Não estava a menos de 170!!

    Que Deus nos proteja! Para isso, temos de fazer a nossa parte! Picape, será SEMPRE picape!

    []s
    Com certeza era uma SW4 que tem tração permanente nas 4 rodas.

    Difícil acertar o que aconteceu naquela tragédia. Fica o alerta para todos.


    Parabéns Carlos pela sua nova máquina. Cuidado para não exagerar, saiu de uma com 87cv e agora tem quase o dobro.

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Thumbs down Velocidade x Veiculos de grande porte

    Infelizmente algumas pessoas que vieram de carros pequenos ou até mesmo de picapes mais antigas não percebem o quanto é perigoso andar a mais de 110/120 num carro desses, é só dar uma giro na área das picapes e do Troller entre outras aqui mesmo no Fórum para ver esse tipo de assunto sendo discutido, os caras alem de andar no limite do carro ainda ficam procurando maneiras de fazer modificações para os mesmos andarem ainda mais, e quando vc faz um comentário a respeito ainda é tachado de chato e que deveria estar cuidando da sua própria vida (bem na verdade não deixo de estar cuidando da minha vida, pois se um filha da mãe desses perde o controle a 150/160km/h num veiculo com essas dimensões e peso eu não quero estar no outro veículo que eles vão destruir). O cara acha legal abrir a bomba ou alterar o chip e viajar a 180km/h num jipe ou picape, mas se esquece que ele não está sozinho na rodovia. Eu SEMPRE FUI CONTRA a forma como as pessoas sem nenhum conhecimento técnico alteram os seus veículos e saem por aí colocando a vida dos outros em risco, pense bem no caso da maioria dos veículos 4x4 os freios já não são lá essas coisas para uma potência X imagine só X+20 / 30 ou até mais cavalos? Falei dos freios porque não conheço muita gente que começa a “mexer” ou a “pensar” numa alteração do veículo por eles.

    A moral da história é;

    Quem Procura Acha.

    E

    Quer Correr vai pro Autódromo (lá eu quero ver se vc é bom de braço mesmo ).

    Obs.: Esqueci de mencionar que melhorar a performance para o offroad é 10, mas não se esqueça de adequar também o resto do conjunto para a nova potência.

    []'s

    Marcelo
    4X4 Brasil
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    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #10
    falaram em 9 pessoas dentro do carro !!! q absurdo.... eh o q acontece c/ um pau de arara com carro gde...
    devia estar dirigindo igual lotacao de sp...

  • #11
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Pessoal..
    Do norte ao sul é isso mesmo que foi relatado.. vejo picapes voando não apenas pelas estradas como também na cidade.. dirijem picapes como se fossem carros esportivos sem se preocupar na hora de parar.. ou frear..
    Eu também tenho percebido que o povo não tem o costume de reduzir um pouco antes da curva e ao entrar na curva acelerar um pouco para dar tração, que seria a maneira correta de conduzir. Vem rachando, pensam que conseguem fazer uma curva a 110, 120 ou 130 km e qdo estão no meio da curva resolvem frear... e aí dá M...
    Não sei se foi o caso, mas vcs podem observar o comportamento da maioria dos motoristas frente a uma curva!
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #12
    André,

    Cada carro pode ter 500 "tocadas" diferentes, saca? Depende do objetivo que vc quer chegar. Eu acho que um carro está sendo guiado seguramente a partir do momento que:

    No meio de uma curva, se quiser freiar "tudo" (antes de travar roda), e seu carro ficar na curva e não precisar mexer o volante pra consertar o carro é porque está sendo guiado dentro do limite correto. Mexeu o volante (contra-esterçando, por ex.) está acima do limite. Travou roda, igualmente acima do limite.

    O que acontece pra mim é o super exagero, ou seja: curvas a 80 que se fazia já "pendurado" de sedan, serem feitas a 120 de picape.

    All,

    A picape é um veículo que, pra mim, não atende a nenhum propósito. Não tem estabilidade, não é econômica, não acelera rápido, não carrega muita carga etc... Mas isso é uma opinião pessoal minha. Acho que o veículo grande é só uma extensão do ego do proprietário. Quanto maior, melhor. Por isso que vendem tantos Hummers, internacionais, picapes etc... aqui e nos eua principalmente. Excluindo aqueles que necessitam da maior capacidade de carga e reboque e utilizam seu veículo pra isso. Se for pra andar na cidade só, minha opinião é pra vcs.

    Pra saber guiar, vc deve fazer escola de pilotagem. Em sp existem boas escolas e eu falo como conselho que vale muito a pena investir 2000 reais em sua segurança. Se seu carro custou 90.000 reais, isso é troco. Se seu carro custou 30.000 reais, junte e faça.

    Depois, se quiser acelerar, escolha um autódromo que faça track day. Interlagos, RJ, Campo Grande, Curitiba, etc... fazem. Pegue seu carro e faça os "caraleo" com ele lá. Conheça os limites dele no lugar certo.

    Conhecendo os limites, subtraia 50% dele e ande na cidade. Assim vc viverá até morrer de velhice.

    Abs
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