x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2

Sistemas para refrigerar o óleo do motor

All,

Ilustres amigos... estou abrindo este tópico para discutirmos juntos a viabilidade, o como fazer, os Prós e os Contras de alterarmos motores sem sistemas originais de refrigeração do óleo do motor para instalar algum tipo de radiador de óleo.

Acho que uma adaptação destas, se bem feita, isso iria ajudar a evitar o superaquecimento do óleo em momentos de esforço extremo, evitando a perda de pressão no sistema e a redução do poder de lubrificação que são comuns quando o óleo atinge altas temperaturas (o que acaba por causar desgaste excessivo no interior do motor...)

Alguém aí já fez isso? Como, com que peças...?

Alguem tem fotos?

Acredito que o local de saída do óleo para o radiador tem de ser bem escolhido para não diminuir a pressão no interior no motor, o que seria uma grande cag@#@.... só que não sei onde seria este local.

Além disso, a pressão gerada pela bomba de óleo é muito superior a do interior do sistema de arrefecimento (água), o que poderia causar o rompimento dos vazos do radiador se o radiador, o local de interligação e eventuais redutores de pressão (se é que iiso é necessário) não forem estudados no projeto...

Inicialmente pensei em algo como os radiadores de óleo que equipam os motores AP 2.0 MI e ficam logo acima do filtro do óleo... Eles são uma verdadeira "adaptação original" ... Resolvem o problema do aquecimento do óleo, mas são extremamente frágeis e vivem arrebentando, misturando oleo na água. Quem já teve motor 2.0 MI e sentou o pé no acelerador sabe....

Por isso, o que eu gostaria mesmo é de instalar um pequeno radiador na frente do radiador de água... mas não sei se seria necessária outra bomba de óleo ou por onde drenar o oleo que a bomba original faz circular....

Qualquer ajuda é bem vinda....

[]s a todos iniciando uma idéia...

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    A instalacao do radiador ajuda a evitar o superaquecimento, desde que corretamente instalado, caso contrario sera uma fonte de dor de cabeca.
    Alguns motores possuem trocadores de calor ( radiador) do tipo ar-oleo e agua-oleo, sendo o primeiro mais facil de encontrar e instalar.
    Existem varias empresas que fabricam estes componentes para uso em competicao e para motores turbo, cambios automaticos e tambem os industriais. O mais simples e barato que me vem a cabeca no momento eh o do VW a ar.
    Para evitar queda de pressao no sistema nao se deve efetuar uma derivacao, o radiador deve ser instalado em serie no circuito. Pode-se instalar um adaptador no lugar do filtro de oleo para esta finalidade. O trocador de calor deve ser instalado antes do filtro e deve possuir uma valvula de bypass (retencao/one-way/check valve).
    O modelo a ar, existe a possibilidade de se instalar um pequeno ventilador eletrico com acionamento por termostato.
    Deve-se ter o cuidado de proteger o radiador bem como suas mangueiras/tubos, pois sao itens propensos a enroscar em coisas no meio da trilha.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Re: SISTEMAS PARA REFRIGERAR O OLEO DO MOTOR

Citação Postado originalmente por Gasoso
    a viabilidade
    Completamente viável, desde que seja detectado que:
    - mesmo depois de todas as modificações e melhoramentos no sistema de refrigeração de água, não se consiga manter a temperatura do motor como um todo, na faixa aceitável em todas as faixas de operação.

Estamos falando de radiador não é? Não estamos cogitando Carter seco não é ?(delírium do Alessandro ...hehehe)

o como fazer
    O como fazer, depende de cada motor, de cada KIT, de cada adaptação.
    Pode ser que a simples instalação de um radiador de água com um radiador de óleo embutido (como mencionado pelo Alessandro) resolva o problema. Pode ser que só com um radiador externo resolva o problema e esse radiador externo pode ou não ter uma ventoinha particular a ele.

os Prós e os Contras
    Se vc mora em lugares frios, esquece.

Se vc mora em lugares quentes, ou sempre abusa do motor, ou o seu sistema de refrigeração mesmo otimizado ainda deixa o motor trabalhar muito quente e frita o mesmo .... é PRÓ.

Eu, por exemplo fiz uma instalação de filtro duplo externo, pois o motor no meu CJ, bem como seus acessórios ocupam um volume muito grande dentro do cofre do motor, prejudicando a ventilação, e mesmo com circuito fechado, vaso de expansão, coletor de água, um radiador compatível e sem a temostática, trabalha bem “quente”. Então o filtro duplo ajuda a baixar a temperatura do motor. Veja que o meu problema é centrado na baixa ventilação do cofre do motor. Se eu avaliar que ainda não está bom , é só colocar um radiador lá, muito simples pois já tenho o sistema pronto para colocar o radiador.

Contra ?
    só o $$$ e
    a dor de cabeça de instalar (mas isso pode ser transformado em diversão e não amassar ou voar um pedaço de dedo na instalação do kit).
    Ou seu motor não ter um ponto de derivação do óleo da bomba.

isso iria ajudar a evitar o superaquecimento do óleo
    Iria não, ajuda mesmo.

Alguém aí já fez isso? Como, com que peças...?Alguem tem fotos?
    Na minha coletânea de fotos alguma coisa pode ser vista.

Peças :

Radiadores:

http://www.flex-a-lite.com

http://www.jcwhitney.com

Adaptador/desvio de óleo do bloco.

www.raceforce.com.br

http://www.flex-a-lite.com

http://www.jcwhitney.com

http://www.perma-cool.com/

Acredito que o local de saída do óleo para o radiador tem de ser bem escolhido para não diminuir a pressão no interior no motor, o que seria uma grande cag@#@.... só que não sei onde seria este local
    ?????

1-à partir de um kit desses, sempre há alguma perda de pressão pela perda de carga.

2-o local de tomada do óleo é suporte ou encaixe do filtro de óleo.

a pressão gerada pela bomba de óleo é muito superior a do interior do sistema de arrefecimento (água), o que poderia causar o rompimento dos vazos do radiador se o radiador, o local de interligação e eventuais redutores de pressão (se é que iiso é necessário) não forem estudados no projeto...
    Já existe radiador de água+óleo pronto para isso....o landau tinha isso.
    Os animais que fazem isso não são tão estupidos para não levar isso em conta. Ou pelo, menos deveriam. Se bem que a corrosão no sistema prejudique esse sistema.

Eu prefiro sistemas separados.

mas não sei se seria necessária outra bomba de óleo
    exagero.

por onde drenar o oleo que a bomba original faz circular
    O adaptador de filtro tem entrada e saída para isso mesmo.
    [/img]
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Carter seco Leopoldo ? Nem cogitei esta possibilidade, apenas me referi ao radiador

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Isso foi a um tempo atrás, não foi?

estava re-lembrado o caso e por que não sei se o nosso colega quer filtro/radiador em separado apenas.

Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Ok, voce estava se referindo a uma ideia de carter seco e nao a este topico, que conversamos certa vez.
    Bem, ainda estou estudando o assunto para quem sabe ao meu retorno, colocar em pratica.
    Quanto ao colega que abriu o topico, acredito que ele esteja preocupado em um primeiro momento com o radiador, sendo que o ar-oleo costuma ser o mais barato.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    só pra ter certeza :P

ainda no carter molhado

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

Falando nisso, um dia desses vi numa casa de autopeças um dissipador de calor para ser colocado em volta do filtro de óleo, abraçando-o.
    Acredito que de cobre, com aletas que se prendia em volta do filtro de óleo, como se fosse um copo.

Alguém já viu isso, funciona?! Não que eu pretenda comprá-lo, até porque o meu BF-184 tem o filtro lá em cima.

[s] curiosos,

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Tudo o que se faz para aumentar a area de contato de uma superfície quente com o ar atmosférico, desde que esse ar não esteja estagnado funciona.

Vc com isso aumenta a área de contato entre o corpo do filtro de óleo e o atmosférico, esfriando o óleo, desde que o ar em volta do filtro esteja mais frio que o próprio filtro e essas aletas sejam boas condutoras de calor. Mas se o filtro estiver muito próximo ao coletor de escape, ou as aletas prejudicarem a troca de calor ..... pode fazer a temperatura do óleo subir.

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Leopoldo, Alessandro Henrique, Marcelo...

Valeu a ajuda...

A idéia, pelo menos a inicial, seria um sistema água / óleo pois acho que um sistema Ar / óleo sem ventulina própria não apresentaria resultados positivos aqui no nordeste. Um sitema com ventulina própia não caberia no vitara 16V a menos que fosse realmente muito pequeno ...

Estou buscando alternativas para refrigerar o óleo do motor pois aqui em Natal é muito quente... como praticamente todas as minhas trilhas envolvem dunas e muita areia, o motor das viaturas sempre é esforçado demais... Na área da Suzuki tem um post meu onde estou relatando a saga da troca do radiador original das duas viaturas pelos de chevette junto da adaptação de um eletroventilador em um deles (Sombra), o Escuridão deve permanecer com a polia viscosa pelo menos por enquanto.
    O sistema de refrigeração para o óleo é a finalização do trabalho que estou fazendo para reduzir o desgaste dos motores devido ao regime de altos RPM necessário nas dunas somado as altas temperaturas do clima daqui....

As dicas de voces já me ajudaram a desenvolver uma idéia inicial que me parece pelo menos possível... se é a melhor não sei, mas neste ponto conto com a juda de todos para o aperfeiçoamento dela... sugestões são sempre bem vindas.... Pelo menos viável $$$ ela parece ser pois só utilizaria coisas relativamente baratas... O complicado seria o flange para adaptar em cima do filtro de óleo ....

Penso em levar uma tubulação de cobre (para a água) para perto do filtro de óleo do motor e; nesta tubulação, embutir um tubo mais fino também de cobre (para o óleo) por dentro do tubo de água com duas conexões externas ao tubo de água. Se eu conseguir fazer um flange como o das fotos para os vitaras (utiliza o mesmo filtro de óleo dos motores Endura dos Ford Fiesta) seria possível interligar o óleo na tubulação de água citada e assim evitar o superacimento do mesmo com a troca de temperatura com a água...

Com o que já consegui ler sobre o assunto, esta me parece a melhor saída pois eu realmente tenho receio de reduzir a pressão do óleo no interior do motor (devido a um percurso muito longo para o óleo) e acabar por piorar o rendimento do sistema de lubrificação ao invéz de melhorar. Tenho de tomar cuidado com isso pois o Comando de válvulas das viaturas não utiliza bronzes no cabeçote (sim é isso mesmo, no sigular, japones é tudo doido e faz carro 16V com um só comando de válvulas ...) ... O comando funciona flutuando em uma película de óleo sob pressão injetada constantemente pela bomba... se a pressão cair, o comando começa a roçar no cabeçote (alumínio) e aí a mer#@ tá feita ....

Quanto ao sistema de carter seco ... nuca tinha ouvido falar disto... carter seco pra mim só com o motor aberto ... pelo menos por hora devo ficar no mais convenciaonal... só quero evitar que o óleo frite .

Quanto ao Radiador para prender nos filtros de óleo (os que ví eram de alumínio, que conduz mais temperatura que o cobre), este eu mesmo garanto que naum vale o investimento . Pelo menos por aqui a galera pede mais de 50 moedas nisso... para eles servirem de alguma coisa além de enfeite o veículo tem de ter uma boa circulação de ar no local do filtro do óleo o que nem sempre ocorre. Se o filtro ficar perto do coletor de escape então ... pode até piorar a coisa em situações de baixa velocidade e RPM alto...

[]s a todos

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    leopoldo,

Sem querer abusar mas já abusando da sua boa vontade ....

Vc falou em Kits.. seriam kits de adaptação para refrigeração de óleo já prontos? Se for, vc sabe se tem para os fiestas com motor Endura. Os vitaras utilizam o mesmo filtro de óleo destes Fords, logo o kit poderia servir ou pelo menos o flange se for vendido em separado.

Que peça é aquela da foto grande, com dois furos para parafusos e quatro conexões de mangueiras... ? Seria um dreno de óleo para ligar no bloco ou coisa parecida? Nesta eu voei...

[]s

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    All,

Eu realmente gostaria de mais detalhes sobre as eventuais perdas de pressão no sistema de circulação de óleo....

Será que isso é problema mesmo ?

Até onde devo me preocupar com isso?

Qual a espessura recomendada para a tubulação de circulação de óleo? Igual a que vai pro filtro? Mais grossa ou mais fina?

[]s cheios de dúvidas...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    4. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super