All,

Ilustres amigos... estou abrindo este tópico para discutirmos juntos a viabilidade, o como fazer, os Prós e os Contras de alterarmos motores sem sistemas originais de refrigeração do óleo do motor para instalar algum tipo de radiador de óleo.

Acho que uma adaptação destas, se bem feita, isso iria ajudar a evitar o superaquecimento do óleo em momentos de esforço extremo, evitando a perda de pressão no sistema e a redução do poder de lubrificação que são comuns quando o óleo atinge altas temperaturas (o que acaba por causar desgaste excessivo no interior do motor...)

Alguém aí já fez isso? Como, com que peças...?

Alguem tem fotos?

Acredito que o local de saída do óleo para o radiador tem de ser bem escolhido para não diminuir a pressão no interior no motor, o que seria uma grande cag@#@.... só que não sei onde seria este local.

Além disso, a pressão gerada pela bomba de óleo é muito superior a do interior do sistema de arrefecimento (água), o que poderia causar o rompimento dos vazos do radiador se o radiador, o local de interligação e eventuais redutores de pressão (se é que iiso é necessário) não forem estudados no projeto...

Inicialmente pensei em algo como os radiadores de óleo que equipam os motores AP 2.0 MI e ficam logo acima do filtro do óleo... Eles são uma verdadeira "adaptação original" ... Resolvem o problema do aquecimento do óleo, mas são extremamente frágeis e vivem arrebentando, misturando oleo na água. Quem já teve motor 2.0 MI e sentou o pé no acelerador sabe....

Por isso, o que eu gostaria mesmo é de instalar um pequeno radiador na frente do radiador de água... mas não sei se seria necessária outra bomba de óleo ou por onde drenar o oleo que a bomba original faz circular....

Qualquer ajuda é bem vinda....

[]s a todos iniciando uma idéia...