Boa noite.Tenho uma S-10 2009 2.8 diesel MWM e ela está aquecendo o motor quando estou acima de 120 Km/h ou em subidas de serra.
Lendo alguns posts, descobri que poderia ser 4 causas possíveis:
1ª bomba dágua: fiz a substituição.
2ª válvula termostática: ao meu ver, se ela tivesse algum problema, o motor aqueceria com o carro ligado em qualquer situação e não apenas nas citadas acima.
3ª radiador com algum entupimento: mandei fazer uma limpeza nele.
4ª embreagem viscosa da ventoinha: comprei uma nova, recentemente, e fiz a troca, pensando que resolveria meu problema e a questão agora é a seguinte:
A embreagem está com comportamento muito estranho. Quando o motor está frio, ela está bem travada, ou seja, quando tento girar a hélice, ela gira e assim que a solto ela pára.
Quando ligo o motor, mesmo frio, ela está girando e quando acelero, ela mantém o mesmo giro sem alteração.
Peguei um cabo de vassoura pra tentar pará-la, e consegui, inclusive com muita facilidade e percebi que, com o motor ligado, a hélice ficou mais solta do que com o motor parado.
Então desliguei o motor e ela não voltou a prender novamente, ou seja, permaneceu solta girando livremente sem qualquer resistência.
Minha pergunta é:
Qual é a forma dessa embreagem funcionar corretamente?
Ela deve estar girando solta assim mesmo até o motor aquecer ou a peça que acabei de comprar pode estar com defeito?
Se sim, isso é algo normal de se acontecer ou será que estou mesmo com tanto azar assim?
Agradeço por esclarecimentos para que eu possa trocar a peça onde comprei, pois ainda está na garantia.
Obrigado.