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  • #1
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    Motor MWM 2.8 diesel Superaquecendo acima de 120Km/h ou em subidas




    Boa noite.Tenho uma S-10 2009 2.8 diesel MWM e ela está aquecendo o motor quando estou acima de 120 Km/h ou em subidas de serra.
    Lendo alguns posts, descobri que poderia ser 4 causas possíveis:
    1ª bomba dágua: fiz a substituição.
    2ª válvula termostática: ao meu ver, se ela tivesse algum problema, o motor aqueceria com o carro ligado em qualquer situação e não apenas nas citadas acima.
    3ª radiador com algum entupimento: mandei fazer uma limpeza nele.
    4ª embreagem viscosa da ventoinha: comprei uma nova, recentemente, e fiz a troca, pensando que resolveria meu problema e a questão agora é a seguinte:
    A embreagem está com comportamento muito estranho. Quando o motor está frio, ela está bem travada, ou seja, quando tento girar a hélice, ela gira e assim que a solto ela pára.
    Quando ligo o motor, mesmo frio, ela está girando e quando acelero, ela mantém o mesmo giro sem alteração.
    Peguei um cabo de vassoura pra tentar pará-la, e consegui, inclusive com muita facilidade e percebi que, com o motor ligado, a hélice ficou mais solta do que com o motor parado.
    Então desliguei o motor e ela não voltou a prender novamente, ou seja, permaneceu solta girando livremente sem qualquer resistência.
    Minha pergunta é:
    Qual é a forma dessa embreagem funcionar corretamente?
    Ela deve estar girando solta assim mesmo até o motor aquecer ou a peça que acabei de comprar pode estar com defeito?
    Se sim, isso é algo normal de se acontecer ou será que estou mesmo com tanto azar assim?
    Agradeço por esclarecimentos para que eu possa trocar a peça onde comprei, pois ainda está na garantia.
    Obrigado.
    4X4 Brasil
    S-10 2009 mwm 2.8 Turbo Eletronic Diesel

  • #2
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    Quando o motor está frio, ela está bem travada
    Qual é a forma dessa embreagem funcionar corretamente?
    Ela deve estar girando solta assim mesmo até o motor aquecer ou a peça que acabei de comprar pode estar com defeito?
    O funcionamento da embreagem viscosa é esse mesmo. Com o carro frio depois de parado um certo tempo ela fica "travada" pois o óleo de silicone escorre e a trava. Depois de ligar o carro (frio ainda) o óleo passa para as ranhuras e a embreagem "destrava". Com o carro quente ela deve voltar a "travar'.
    Você ainda pode fazer outro teste esquentando o sensor na frente da mesma e confirmando que ela vai ficando mais "pesada, travada".
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
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    26/02/2013
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    Boa tarde Ivan, obrigado por me ajudar. Minha dúvida agora é a seguinte: Hoje precisei descer a serra pra Santos e, na volta, que é uma subida, obviamente, ela aqueceu novamente até quase o vermelho, ou seja, o de sempre (que está errado). Então quando cheguei em casa, com o motor ainda quente, peguei novamente um pedaço de madeira e tentei parar a hélice... e consegui, com uma certa dificuldade, porém, não maior do que eu esperava e depois de parada, ela se soltou completamente e digo soltou por que soltou mesmo, com o motor quente, inclusive consegui girar no sentido inverso.
    Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?
    S-10 2009 mwm 2.8 Turbo Eletronic Diesel

  • #4
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    estou com mesmo problema na frontier 2,8 mwm e tb não consigo solução vc conseguiu resolver amigo ?

  • #5
    Citação Postado originalmente por SEMDUVIDA Ver Post
    Boa tarde Ivan, obrigado por me ajudar. Minha dúvida agora é a seguinte: Hoje precisei descer a serra pra Santos e, na volta, que é uma subida, obviamente, ela aqueceu novamente até quase o vermelho, ou seja, o de sempre (que está errado). Então quando cheguei em casa, com o motor ainda quente, peguei novamente um pedaço de madeira e tentei parar a hélice... e consegui, com uma certa dificuldade, porém, não maior do que eu esperava e depois de parada, ela se soltou completamente e digo soltou por que soltou mesmo, com o motor quente, inclusive consegui girar no sentido inverso.
    Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?
    Pode mandar varetar o radiador 100% de certeza que resolve, tive esse problema em 2009 com uma s10 2006, levei em vários lugares e fervi o motor 3x até varetar e resolver

  • #6
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    Bom dia "Semduvida".

    Desculpe. Só hoje vi sua mensagem.
    Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?
    Não, esse comportamento da hélice não está normal.
    A resposta a sua terceira pergunta é sim. Ela deveria ficar bem travada com o motor quente.
    Na frente da embreagem tem um sensor que através das passagens de óleo trava/destrava a hélice. Ele está ok ?
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #7
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    No meu caso mandar varetar o radiador não resolveu o problema, minha ventoinha estava se comportando da mesma forma q a sua, hoje comprei a embreagem viscosa e como a valvula termostatica estava com um preço aceitavel aproveitei pra comprar tb, ainda não troquei, alguém sabe me dizer tem alguma magia ou vudu para trocar o engate viscoso?

    Motor MWM 2.8 diesel Superaquecendo acima de 120Km/h ou em subidas-ventoinha.jpg

  • #8
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    Bom dia Vitão.
    alguém sabe me dizer tem alguma magia ou vudu para trocar o engate viscoso?
    A princípio não tem vodu. As vezes falta um pouco de espaço para se trabalhar, mas nada muito complicado.
    No caso de Hilux o macete é tirar logo a coifa do radiador.
    Veja aqui: https://sites.google.com/site/ivande...coes-e-reparos

    No caso do Semduvida que trocou e colocou uma nova, assumindo que ela esteja OK, só posso pensar em algum problema no sensor: fica na frente da embreagem viscosa.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #9
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    03/09/2015
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    [QUOTE=ivancgbsb;2340250]Bom dia Vitão.

    A princípio não tem vodu. As vezes falta um pouco de espaço para se trabalhar, mas nada muito complicado.
    No caso de Hilux o macete é tirar logo a coifa do radiador.
    Veja aqui: https://sites.google.com/site/ivande...coes-e-reparos
    Bom Dia Ivan!
    obrigado pela dica, ainda não troquei devo mexer nisso amanhã.

  • #10
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    18/01/2016
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    Presidente Prudente/SP
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    Amigo, tive o mesmo sintoma em uma Hilux 3.0 que comprei, aquecia acima de 120km/h e em subidas, troquei as mesmas peças que você, troquei junta do cabeçote e não resolvia de jeito nenhum, até que o mecânico foi verificar o bloco, 0resultado: bloco estava trincado. Pelos sintomas que você citou, mande verificar o bloco pois infelizmente pode estar com problema.

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Um amigo meu tem uma Blazer e estava tendo o mesmo problema, mandou abrir o motor e era trinca no bloco.

  • #12
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    26/12/2012
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    amparo/SP
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    boa tarde Elmer gostaria de saber se tem como tirar o cárter do mwm sprinter 2.8 sem tirar o motor, estava olhando parece que tem 4 parafusos
    atras do volante ,confere?

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