x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2

Mantendo baterias ociosas carregadas !

Bom dia prezados ! vou relatar um problema que enfrentei e sua solução, pode ser útil para alguém . . . tenho uma pequena mas amada frota de carros, não são de coleção mas de estimação, cada um tem sua história e vivi e viverei ( espero ) bons momentos de lazer e emoção ao longo dos anos, meu grande problema é que eles não ficam em minha casa, tenho vagas alugadas perto do condomínio que morei por 16 anos, quando separei já não aguentava mais morar em apartamento e resolvi mudar para uma casa a cerca de 5 Km de distância, e mesmo quando morava perto não conseguia rodar com as viaturas de forma a manter as baterias das mesmas carregadas, durante muito tempo tinha que ligar os carros periodicamente e funcioná-los por pelo menos 20 minutos a uma rotação razoável para repor a carga das baterias, por várias vezes não tinha tempo e ao precisar de um deles para uma tarefa específica, a bateria estava descarregada, perdi a conta de quantas baterias ficaram inutilizadas nesse período, minha última tentativa de lidar com isso foi retirar as baterias e deixa-las em casa, recarregando-as periodicamente . . . toda vez que ia trocar de carro tinha que transportar a bateria, instalar etc . . . contei essa novela para os amigos perceberem meu drama, na tentativa de resolver isso pensei em diversas soluções, a saber :

1 – Recarregar as baterias instaladas nos carros mesmo, o problema é que teria que fazer uma instalação de tomada estratégica, isso se a “gerente” da garagem permitisse, o que acho pouco provável.

2 – Utilizar esses recarregadores solares vendidos no ML, o problema é que teria que ter acesso ao telhado o que é inviável . . .

3 – Recarregar uma bateria através de outra, o problema é que simplesmente colocar duas baterias em paralelo não funciona, por exemplo quando se faz uma “mamadeira” para auxiliar na partida de um veículo, temos que manter o doador em “alta rotação” para que a mamadeira funcione, já fiz isso dezenas de vezes e tinha que colocar um peso no acelerador enquanto dava a partida no carro com bateria arriada . . .

4 – Recarregar uma bateria através de outra utilizando um carregador eletrônico como o ImaxB6 :

Carregador Imax B6-dc Com Fonte - R$ 169,90 no MercadoLivre

Optei por esse por já ter um , a vantagem é que ele recarrega baterias de chumbo, LiPo, NimH, Nicad , ele tem diversas configurações, por exemplo você seleciona a corrente de carga ( até 5A ) o tempo máximo de carga ( eu uso 12 horas ) e o total de corrente a ser carregado, para se ter uma idéia recarreguei a bateria do Ômega que estava totalmente descarregada com uma carga total de 15A, foi o suficiente para a partida . . . o resto recarreguei com o carro em uso mesmo, fiz isso com uma bateria avulsa, de bateria para bateria com o recarregador, mas minha intenção é fazer a partir de um carro para outro, o que estiver rodando para os que estiverem ociosos mantendo-as sempre carregadas . . . ainda falta fazer os cabos de tamanho conveniente . . . é isso ! qualquer dúvida ou sugestão é só falar, abraço à todos !
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    acabei com estes problemas nos meus carros depois que adotei o sistema de bateria boa+alternador potente+ chave geral nos meus velinhos. Maverick aqui em casa fica as vezes 1 mês sem funcionar pq ainda não está pronto e num é sempre que dá pra dar uma voltinha nele, desligo a chave geral e quase 1 mês depois confiro a voltagem com multimetro, nunca abaixo dos 12,2 ou 12,3v. ligo ele por uns 10 a 20 minutos e pronto, o alternador de 120 já deixa ela em carga máxima de novo.

mas antes usava muito um carregadores destes de 3Ah, é eletronico, se quiser podes deixar ligado direto que fica em standby. pra ter ideia ele estragou por ficar jogado na garagem sem uso.

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Eu nao tenho chave geral, mas deixo sempre o polo negativo deconectado, ja chegou a ficar um mes sem usar e ao reconectar pegou facilmente, isso que minha bateria ja esta com mais de 5 anos de vida (moura com prata)
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de turbino
    Entrada
    03/08/2013
    Local
    Cambui/MG
    Acabei com esse problema instalando uma chave geral, depois disso a bateria nunca mais me deixou na mão.
    \ºIIIº/ JEEP CJ5 59 MOTOR AP 2.0 + CLARKETTE 5M

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Caro amigo Jacimar, obrigado pela dica. Eu já havia pensado em adquirir um equipamento desse, agora, depois de seu depoimento, tenho certeza que comprarei um.

Segue uma experiência que tive com a a bateria que equipa meu jeep e, juro que eu mesmo quase não acreditei.

Em janeiro de 2012 fiz uma viagem com o Jeep de Piracicaba até Ilhabela, via estrada da Petrobrás, trilha da Limeira, terminando em Castelhanos, ida e volta, mais ou menos 700 km, foi tudo bem até que, na volta, ao parar num posto para abastecer em Itatiba, faltando cerca de 100 km para chegar a Piracicaba o rolamento da roda traseira direita quebrou e a roda saiu com ponta de eixo e tudo. Por sorte meu anjo da guarda estava atento e a segurou no lugar até que o jipe estivesse quase parado, graças a Deus nada de mais grave aconteceu, só que o susto foi muito grande, porque há menos de um minuto da roda sair eu estava na rodovia D. Pedro I a mais ou menos 90 km/h.
    Cheguei em Piracicaba, coloquei o Jeep na garagem que alugo próxima ao meu apartamento e esqueci lá, nem me lembrei de desligar a chave geral.
    Em julho, portanto mais de seis meses depois, bateu a saudade e resolvi fazê-lo funcionar e qual não foi minha surpresa quando dei na partida e o motor de partida virou forte. Claro que o carburador estava seco e, com o motor parado há seis meses, tive que dar diversas partidas longas até o jeep pegar e a bateria aguentou firme. Estou com ela até hoje e a danada está funcionando bem ainda, não sei até quando ela vai aguentar mas por enquanto ela está de parabéns. E nem é uma Bosch nem Moura, é uma simples Tudor, adquirida em abril de 2011.

Abraços

Roberto
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Veículo que fica muito tempo parado necessita de algum sistema auxiliar de recarga.
    Não adianta dar a partida e deixar alguns minutos na marcha lenta, pois a corrente consumida pelo arranque é maior do que aquela que é reposta pelo funcionamento do motor (exceto se tiver um alternador muito potende e deixar bastante tempo ligado).
    O negócio é usar chave geral (ou desconectar a bat) e, ao menos uma vez por mês, dar uma boa carga com carregador.
    E, claro, dar partida a cada 15~20 dias para fazer circular o óleo, a água e renovar o combustível na cuba do carburador.
    Isso tudo se não for possível andar com o carro, pois nada substitui uns bons km de estrada para exercitar todos os sistemas (rolamentos de roda, câmbio, pneus, freios, direção...)
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Para quem não tem disponibilidade de uma tomada AC perto do carro, realmente esse carredor Imax parecer ser uma boa solução.
    Basta ter uma bateria avulsa, carregá-la em casa e depois deixar na garagem transferindo carga para as viaturas paradas.
    Uma bateria necessita de, pelo menos, uns 12,8V para iniciar uma carga lenta (ou corrente de manutenção) e a partir de uns 13,5V para receber uma boa carga, caso esteja descaregada. É por isso não não adianta ligar diretamente uma bateria na outra, pois quando carregada a tensão normalmente fica em 12,5V.
    Esse aparelho provavelmente deve ter um inversor interno que possibilita a elevação da tensão que o alimenta.

Usuário Avatar de fmsJeep75
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Para quem não tem disponibilidade de uma tomada AC perto do carro, realmente esse carredor Imax parecer ser uma boa solução.
    Basta ter uma bateria avulsa, carregá-la em casa e depois deixar na garagem transferindo carga para as viaturas paradas.
    Uma bateria necessita de, pelo menos, uns 12,8V para iniciar uma carga lenta (ou corrente de manutenção) e a partir de uns 13,5V para receber uma boa carga, caso esteja descaregada. É por isso não não adianta ligar diretamente uma bateria na outra, pois quando carregada a tensão normalmente fica em 12,5V.
    Esse aparelho provavelmente deve ter um inversor interno que possibilita a elevação da tensão que o alimenta.
    É bom mais acho bem mais fácil desligar o polo da bateria. Eu coloquei na minha bateria o terminal de engate rápido que abre e fecha na pressão sem auxílio de chave. As vezes fico um mês sem usar o jeep e quando ligo vai de primeira.Mantendo baterias ociosas carregadas !-engate-rapido-bateria.jpg
    BF161, 1975, 6 Cil, Retificado, 3 Marchas, Gaiola, Conversível, Pneus 255x70x15, Guincho 8500lbs.

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Boa tarde prezados ! realmente o ideal é rodar periodicamente com as viaturas, mas nem sempre é possível . . . meu maior problema é o Omega, principalmente quando deixo o alarme ligado, em 2 semanas a bateria já era ! o que menos problema dá é a C-10 e o Jeep mas mesmo assim não posso descuidar, pensei em comprar um daqueles auxiliares de partida mas já vi relatos que não são grande coisa, e minha intenção é manter as baterias plenamente carregadas para preservar sua vida útil . . . esse Imax ( e outros similares ) realmente tem um inversor, pois recarregam baterias LiPo de até 6S, ou seja 22,2Vcc utilizados em modelismo . . . abraço à todos !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Agradecimentos: 0
    Jacimar, tenho um auxiliar de partida desses, com compressor, etc, não sei nem a marca(comprei no Sans Clube, walmart), e sempre que precisei atendeu muito bem, já dei partida até em um caminhãozinho cargo 915 de um amigo meu que ficou besta com o equipamento, hoje ele está emprestado com outro amigo que tem uma D10 e está sem grana para comprar uma bateria e usa ele todo dia .Eu recomendo, é prático e não ocupa espaço. Tenho também engate rápido na bateria do jeep, que já ficou mais de um mês sem ligar e ligou de primeira.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Eu uso uma placa solar de 80w. Sol aqui é o que nao falta.

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Jacimar, tenho um auxiliar de partida desses, com compressor, etc, não sei nem a marca(comprei no Sans Clube, walmart), e sempre que precisei atendeu muito bem, já dei partida até em um caminhãozinho cargo 915 de um amigo meu que ficou besta com o equipamento, hoje ele está emprestado com outro amigo que tem uma D10 e está sem grana para comprar uma bateria e usa ele todo dia .Eu recomendo, é prático e não ocupa espaço. Tenho também engate rápido na bateria do jeep, que já ficou mais de um mês sem ligar e ligou de primeira.
    Prezado Willian boa noite ! tem alguma referencia ? não custa nada ter um regra 3, quando viajo levo além de ferramentas e compressor 12V, uma bateria reserva . . . com esse auxiliar poderia reduzir o volume dentro do porta malas . . . obrigado !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Baterias
      Por Pablo Toledo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 25
      Última resposta: 26/10/2016, 02:02
    2. Baterias
      Por jeep5 no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/07/2010, 19:05
    3. Respostas: 12
      Última resposta: 30/12/2004, 12:18
    4. Baterias