Bom dia prezados ! vou relatar um problema que enfrentei e sua solução, pode ser útil para alguém . . . tenho uma pequena mas amada frota de carros, não são de coleção mas de estimação, cada um tem sua história e vivi e viverei ( espero ) bons momentos de lazer e emoção ao longo dos anos, meu grande problema é que eles não ficam em minha casa, tenho vagas alugadas perto do condomínio que morei por 16 anos, quando separei já não aguentava mais morar em apartamento e resolvi mudar para uma casa a cerca de 5 Km de distância, e mesmo quando morava perto não conseguia rodar com as viaturas de forma a manter as baterias das mesmas carregadas, durante muito tempo tinha que ligar os carros periodicamente e funcioná-los por pelo menos 20 minutos a uma rotação razoável para repor a carga das baterias, por várias vezes não tinha tempo e ao precisar de um deles para uma tarefa específica, a bateria estava descarregada, perdi a conta de quantas baterias ficaram inutilizadas nesse período, minha última tentativa de lidar com isso foi retirar as baterias e deixa-las em casa, recarregando-as periodicamente . . . toda vez que ia trocar de carro tinha que transportar a bateria, instalar etc . . . contei essa novela para os amigos perceberem meu drama, na tentativa de resolver isso pensei em diversas soluções, a saber :
1 – Recarregar as baterias instaladas nos carros mesmo, o problema é que teria que fazer uma instalação de tomada estratégica, isso se a “gerente” da garagem permitisse, o que acho pouco provável.
2 – Utilizar esses recarregadores solares vendidos no ML, o problema é que teria que ter acesso ao telhado o que é inviável . . .
3 – Recarregar uma bateria através de outra, o problema é que simplesmente colocar duas baterias em paralelo não funciona, por exemplo quando se faz uma “mamadeira” para auxiliar na partida de um veículo, temos que manter o doador em “alta rotação” para que a mamadeira funcione, já fiz isso dezenas de vezes e tinha que colocar um peso no acelerador enquanto dava a partida no carro com bateria arriada . . .
4 – Recarregar uma bateria através de outra utilizando um carregador eletrônico como o ImaxB6 :
Carregador Imax B6-dc Com Fonte - R$ 169,90 no MercadoLivre
Optei por esse por já ter um , a vantagem é que ele recarrega baterias de chumbo, LiPo, NimH, Nicad , ele tem diversas configurações, por exemplo você seleciona a corrente de carga ( até 5A ) o tempo máximo de carga ( eu uso 12 horas ) e o total de corrente a ser carregado, para se ter uma idéia recarreguei a bateria do Ômega que estava totalmente descarregada com uma carga total de 15A, foi o suficiente para a partida . . . o resto recarreguei com o carro em uso mesmo, fiz isso com uma bateria avulsa, de bateria para bateria com o recarregador, mas minha intenção é fazer a partir de um carro para outro, o que estiver rodando para os que estiverem ociosos mantendo-as sempre carregadas . . . ainda falta fazer os cabos de tamanho conveniente . . . é isso ! qualquer dúvida ou sugestão é só falar, abraço à todos !