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  • #1
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    Unhappy TOYOTA BANDEIRANTE: TREME-TREME ou QUEBRA-QUEBRA ?




    Sou iniciante neste mundo. Tenho outro Toyota 4x4, mas é uma RAV4, ou seja, nenhuma semelhança com a Band. Comprei uma Band 89/90 jipe longo, nenhum ponto de ferrugem, toda bem tratada. Fiz uma única trilha, usei 4x4, usei reduzida, brinquei e depois voltei para casa, limpei, lavei, etc. Como eu teria que revisar todo o freio, aproveitei e coloquei disco nas 4 rodas. Como a direção estava com muita folga, mandei trocar todos os terminais. Como os pneus estavam meio feios, troquei todos pela mesma marca e modelo que vieram nela (Fate Super Agarre 7.50-16). Ficou linda a moça. Daí para a frente, usei apenas no asfalto. Um belo dia, voltando de uma viagem de 100km, vi uma mancha de óleo sob o diferencial traseiro e lá se foram rolamentos e retentores. Quando fui pegar na oficina uma semana depois, eu vi uma mancha de óleo sob o diferencial dianteiro e o mecânico me passou uma conversa dizendo que isso é assim mesmo, que pode quebrar a qualquer momento, e lá se foram rolamentos e retentores de novo. Peguei na oficina e trouxe para a garagem do prédio em que moro. Semana passada, menos de 100km rodados desde que veio da oficina, fui fazer um teste do 4x4 e da reduzida, que eu não usava desde que fiz a trilha. Andando apenas dentro da garagem, existe uma curva forte para a direita - fiz uma primeira volta em 4x2 e depois uma em 4x4, quando ouvi alguns estalos fortes vindos da dianteira. Daí para a frente o carro não esterçava mais para a esquerda, nem por decreto. Guardei de novo na vaga e chamei o mecânico que no dia seguinte levou ela de guincho para a oficina. Agora descobri que quebrou a homocinética da roda esquerda e, poucas horas depois, ele me disse que essa quebra moeu a ponta do semi-eixo. E com isso lá se vão mais 600 reais só de peças.

    Pergunto aos amigos mais experientes: isso é assim mesmo? O brinquedo é caro assim (Paguei 36.500 reais no carro e já investi mais uns 7.000 reais nas coisas que descrevi)? Eu é que sou "meia roda" e não estou sabendo usar? É errado fazer uma curva fechada com o 4x4 ligado? Confesso que estou ficando com o saco cheio do fato do carro passar mais tempo com o mecânico do que comigo. Comprei ela exatamente por ser "inquebrável" e a minha está se comportando exatamente ao contrário da fama.
    E vejam que escolhi este mecânico exatamente por ele lidar com carros de trilha, além de ter uma Band gigantesca e participar de trilhas também.

    Agradeço comentários, conselhos e alertas. A todos, um grande abraço.
    Coltro
    "LaToya" Band longa 89/90, OM314 turbo, disco nas 4, DH, AC.

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Coltro, voce usou o 4x4 na garagem?
    O Toyota Bandeirante não tem diferencial central, então o 4x4 não pode ser utilizado em terrenos com muita aderência sob o risco de de quebrar algo, pois os cardãs não terão a mesma rotação e um sistema forçará o outro.
    O Bandeirante é muito robusto, não quebra fácil, mas também é muito forte e se for usado de forma incorreta quebra tudo... até o bolso.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Usuário Avatar de junior888
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    Estranho essas quebras... uso minha band em tudo que é tipo de trilha, e nunca me incomodei com nada... e olha que meu motor é turbinado e uso pneus 35...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #4
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    Coltro,
    Eu recomendo o curso de Tecnica 4x4 do João Gaiotto, ou pelo menos assistir o vídeo (peça emprestado de quem já fez) que é entregue no treinamento.
    Esse e outros macetes, inclusive situações de trilha, são bem detalhados pelo instrutor. Verifique quando haverá o curso na sua cidade.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
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  • #5
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    Obrigado, Hercílio. Entenda que sou apenas um "garoto de programa" (faço programas de computador para meus clientes). Acho que entendi:
    1 - se for usar o 4x4, a Band tem que estar com terreno mole sob as rodas para que todo o sistema possa girar em velocidades diferentes, ACERTEI ?
    2 - estou em Curitiba e o próximo curso sugerido será em Joinville no próximo final de semana. Pertinho no tempo e na Geografia. Vou me inscrever e prometo que vou daqui até Joinville apenas usando o 4x2, ACERTEI DE NOVO?

    Por enquanto e para sempre, obrigado pela sua disponibilidade.
    Coltro
    "LaToya" Band longa 89/90, OM314 turbo, disco nas 4, DH, AC.

  • #6
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    Outra coisa que faz bandeirante quebrar muito é mecânico meia boca. Tive a uns anos atrás experiências desagradáveis, com diversas quebras por mexanico, com oficina conceituada, que não sabia fazer os ajustes de folgas de rolamentos, corôa e pinhão, etc. Troquei de mecânico e as quebras acabaram.

  • #7
    Usuário Avatar de sebastiao colombi
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    bem pensado mecanico meia boca ai e perigoso quanto a quebrar uma hora ai quebrar, mas oque vc esta fazendo, vai tornala mais segura eu tambem compreia aminha e tive que trocar diversar peças e ainda falta algumas, aminha e direçao dura troquei a quela peça na frente que vai os braços coloquei com rolamentos amortedor dotroller tinha 3 molas na frente coloquei 4 apesar dela esta com as mola em cima do eixo hoje posso falar que esta muito e muito melhor na estrada pode andar a 100 120 que nao foje do lugar e macia alen de tudo

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Coltro Ver Post
    ...Acho que entendi:
    1 - se for usar o 4x4, a Band tem que estar com terreno mole sob as rodas para que todo o sistema possa girar em velocidades diferentes, ACERTEI ?
    É isso mesmo. Entre as rodas do mesmo eixo existe o diferencial que compensa o trajeto percorrido por cada roda quando se faz a curva. Porém no Bandeirante não existe um diferencial central para compensar a diferença entre os trajetos percorridos pelas rodas da frente e as rodas de trás, por isso o 4x4 só pode ser acionado em piso com pouca aderência, que é a finalidade do uso.
    Citação Postado originalmente por Coltro Ver Post
    2 - estou em Curitiba e o próximo curso sugerido será em Joinville no próximo final de semana. Pertinho no tempo e na Geografia. Vou me inscrever e prometo que vou daqui até Joinville apenas usando o 4x2, ACERTEI DE NOVO?.
    Eu fiz o curso aqui em Campinas há uns anos atrás, o curso era gratuito (parece que agora não é) promovido pela DPaschoal. O João Gaiotto é muito bom, vale a pena, você não vai se arrepender.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
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  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por bandoleiro Ver Post
    Outra coisa que faz bandeirante quebrar muito é mecânico meia boca. Tive a uns anos atrás experiências desagradáveis, com diversas quebras por mexanico, com oficina conceituada, que não sabia fazer os ajustes de folgas de rolamentos, corôa e pinhão, etc. Troquei de mecânico e as quebras acabaram.
    Isso também é importante.
    Mecânicos de carros comuns (funileiros, tapeceiros, eletricistas, tudo) não são os mais indicados para mexer no Bandeirante. Procure mecânico especializado em 4x4 - se for especializado em Bandeirante, melhor ainda. Quando o problema for no motor, pode ser um especialista em motor Mercedes Benz.

    Outra coisa, Bandeirante não tem adaptação, tem atualização.
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #10
    bandeirante é um veiculo com mecânica simples, é melhor um mecancio bem intencionado do que um "especialista" cheio de serviço.... na maioria das oficinas so de ver um jipe ou caminhoente o preço triplica.....ainda mais quando o pilantra percebe que o dono não manja muito...

    da uma olhada nesse video http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...r-control.html (Land Rover - Sob Controle (Under Control))

    pra mim tudo que se precisa saber pra usar 4x4, apesar de ser da land rover é so considerar que a band vai estar sempre com o diferencial central blocado..
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #11
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Coltro pessoal já falou td cara 4x4 só na terra ou lama no piso, asfalto ou calçamento nem pensar. Para manobrar deve-se sempre usar 4x2. Muita gente já quebrou o carro manobrando com 4x4 ligado é só pesquisar que vai encontrar muitos relatos.

    Abraço!

  • #12
    Usuário Avatar de JPX97
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    diferenciais diferentes

    Tem algo errado nessa história. Confira se a relação coroa e pião da dianteira é igual da trazeira, se os 4 pneus sao exatamente iguais. Com a relação diferente vc até anda em terrenos c pouca aderencia, mas se puzer no asfalto algo vai quebrar. Tenho band a vários anos e sempre gostei de andar "traçado" mesmo no asfalto pelo menos uma vez por semana.Eu ligo o 4x4 e faço meu trajeto inteiro no asfalto com manobras e etc sem problemas e com velocidades acima de 80km/h.
    Se voce teve esse problema pode conferir q seus diferenciais estao diferentes. Levante as duas rodas do mesmo lado faça uma marca em cada pneu, ou ponha os bicos das camaras de ar para baixo, engrene 4x4 e gire manualmente uma das rodas e observe se a dianteira e trazeira dão o mesmo numero de voltas. oserve se rodam exatamente iguais. depois de pucas voltas vc vai ver se um eixo atrasa ou adianta em relacão ao outro

    Jpx97Bahia

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