Olá pessoal, gostaria de algumas sugestões de vocês mais experientes.

Recentemente troquei a minha roda livre, pois a mesma estava muito dura para fazer o acionamento ( roda livre mais antiga que tem que da quase 360º de giro).
Comprei o par das mais modernas avm, na tor of road.
aconteceu comigo o seguinte: andando numa Serra, de subida são 6km muito ingrime, algumas partes barro, e outra só cacetamento(pedras de curral). O veículo fez alguns estralados, vindo o barulho do lado direito. Fazia o barulho dava um tempo ai fazia outro ( isso na subida), depois o baulho ficou constante e o carro não quis mais subir. ai consegui descer de ré até um certo ponto pra fazer a volta ( já tinha tirado a tração), e depois engatei, traçei o carro, e desci, sem apresentar mais o barulho.
Isso já aconteceu comigo 2 vezes nesta Serra, uma consegui chegar em cima e a outra fiquei no meio da ladeira.
Eu sinto o barulho na força do carro, toda vez que astrala da uma reduzida na velocidade.
Observei que é só na subida
A rotação fica em torno de 18 a 20 rpm.
meu veículo é um jipe longo ano 86.

Será a roda livre? ou luva e estriado, será diferencial dianteiro ou alguma coisa que desconheço.
A caixa de marcha e redução está nova pois revisei e troquei o que precisava tem 6 mêses
aguardo alguma sugestão,

abç
Lukas