Pessoal, boa noite!
Aos poucos vamos tomando coragem e iniciando no DIY. Antes de iniciar dá um certo receio, mas ao terminar, por mais simples que o “serviço” possa parecer aos mais experientes, a sensação de dever cumprido é excelente!
Há alguns dias desmontei os faróis para trocar as lâmpadas originais por lâmpadas Osram Night Breaker, aproveitando para limpar as lentes por dentro, que estavam bem embaçadas. Usando uma pinça de aquário, alguns chumaços de algodão e álcool, parece até que os faróis foram trocados. A defender ganhou olhos “vivos”.
Semana passada, fui comprar óleo para poder fazer a troca do óleo do cárter, assim como também comprei os filtros. Após ler no fórum, optei pelos Top Turbo da BR por R$12,00 o litro. Pretendo manter o mesmo óleo nas demais trocas.
Óleo novo, obviamente filtro novo. Comprei numa revenda MWM aqui do Rio, o HS017 por R$19,00.
Aproveitei e procurei também os de diesel e de ar. Para o diesel, me disseram existir duas opções, sendo um menor e outro pouco maior. Optei pelo maior, embora mais caro (R$45,00), sob o raciocínio de existir uma maior área de filtragem, melhorando seu desempenho. O código deste filtro é HS049. Não sei se fiz bem, ou se só gastei dinheiro à toa... O que tirei do carro era código S4039, ambos MWM/Internacional. De fato existem duas opções para nossos motores 300 Tdi Maxion Euro II? Qual o mais indicado?
Quanto ao filtro de Ar, não encontrei na revenda onde comprei o filtro de diesel. O Vendedor me disse não existir no catálogo deles esse filtro. Achei estranho, aceitei e não quis a opção oferecida da TecFil, se não me engano. Havia me proposto a comprar todos os filtros originais. No caminho de volta para casa, passei em outra revenda MWM. A vendedora, muito solicita, abriu o sistema junto comigo e de fato não vimos a opção de filtro de ar. De fato não existe no catálogo? Onde encontrar, somente nas concessionárias?
O próximo passo para os próximos dias, seguindo a dica do Clemente em outro post. Comprei e aguardo chegar os saches da Molykote de óleo para cambio e diferencial, para trocar os óleos dos diferenciais, também comprados da BR. Em seguida será o do cambio, mas não pesquisei ainda...
Agradeço dicas dos mais experientes, por hora, principalmente quanto ao filtro de ar, e se a opção do diesel foi de fato uma boa escolha.
Abraços,
Leandro