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  • #1
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Post Caixa de tração da Explorer




    Com o apoio dos colegas do fórum, Bravoeconovember, Edintruder e Ramon, resolvi abrir a CT (caixa de tração ou caixa de transferência) e verificar o que estaria provocando vibração no carro com velocidades acima de 90 km/h, semelhante ao sintoma de roda desbalanceada, mas que por duas vezes provocou perda de tração no carro, sendo necessário parar e movimentar a alavanca de marchas.

    Construí mesas para elevar a vtr em 40 cm.
    -img_0321.jpg

    Iniciando os trabalhos: sangria do fluído da CT, desconeção dos sensores da caixa, extração do motor elétrico de mudanças de tração, contra-peso, cardã dianteiro e traseiro. O cardã traseiro me deu um baita trabalho, pois estava com os parafusos muito travados e por manter a Xpl com as rodas traseiras no chão, não pude girar a flange traseira da CT para que pudesse afrouxar os 4 parafusos. Assim, tive que desligar a flange junto ao diferencial traseiro para depois concluir a retirada.
    -caixa-sem-anexos.jpg-motor.jpg-contra-peso.jpg-flange-dian.jpg-cruzeta-diferencial-tr.jpg-cruzeta-flange-tr.jpg

    Estando a CT livre dos acessórios, é hora de liberá-la da caixa de marchas. Para isso, usei um apoio para soltar os 5 parafusos. Após retirar os parafusos, dei um pequeno toque para despender a CT da caixa de cambio e este liberou o óleo lambuzando meu local de trabalho. Meu assistente testemunhou essa khda!
    -apoio-da-caixa.jpg-jun-o-caixa-marchas.jpg-vazamento.jpg

    CT sobre a bancada, após umas 6 horas de trampo!
    A carcaça é fechada com 17 parafusos liberados com uma chave T40, mas antes, tem que liberar a flange traseira, usando uma ferramenta caseira.
    -caixa-extra-da.jpg-parafusos.jpg-ferramenta.jpg-bomba-d-leo.jpg-caixa-aberta.jpg-tampa-da-caixa.jpg-vista-caixa2.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -embreagem-suja.jpg   -filtro-furado.jpg   -filtro-rasgado.jpg  
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  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Ao abrir tomei um susto pelo estado do filtro da bomba d’óleo! Pensei que fosse limália!
    Depois de limpar, percebi que havia um furo e um rasgo na lateral do mesmo e ainda diversos grãos de material claro pelas peças da caixa.
    -filtrosujo.jpg-filtro-furado.jpg-filtro-rasgado.jpg-embreagem-suja.jpg

    Nestas fotos aparece o conjunto do alojamento da câmara. Nela ficam 3 esferas que se movimenta de um lado a outro dando pressão momentâneo ao sistema. Estranhei uma concavidade no centro de cada alojamento das esferas. Não sei se é normal ou desgaste.
    -discos-embregem.jpg-mola.jpg-trava-da-embreagem.jpg-conj.-aloj.-da-ca-mara.jpg

    Bomba d’óleo (que possui o batente como parte de sua carcaça, diferente das F1000) guia do garfo e garfo, onde achei o motivo da sujeira no filtro e conseqüente vibração que reclamei no início. Falta um dos calços que ficam nas pontas do garfo.
    O deslocamento da engrenagem que muda de 4x2 para neutro é de apenas 7mm, o que pode ter ocorrido somando a ausência do calço, a folga no rolamento e vibração excessiva que ocorria no momento da perda de tração. Observe que na foto do garfo, percebe-se arranhões, próximo ao eixo, provocado pela engrenagem.
    -bomba-d-leo.jpg-guia-de-mudan-.jpg-garfo.jpg

    Pra finalizar, fotos da planetária a ser extraída. Essa deu trabalho, por não encontrar onde ficava a sua trava. Na primeira e segunda foto, observando o fundo da carcaça, percebe-se suas hastes dessa trava, que devem ser abertas enquanto puxa o conjunto.
    -trava-planeta-ria.jpg-alojamento-planeta-ria.jpg-planeta-ria.jpg

    Algo que está me entrigando são duas rebabas nas engrenagens da planetária. São pequenas, mas ainda não entendi o que poderia ter provocado essas marcas. Na engrenagem externa, fixa na carcaça (foto anterior) não há sinais desse estrago. Talvez esteja marcado a engrenagem dentro do conjunto, que deverei abrir somente amanhã após sacar o rolamento.
    Detalhe, que esse rolamento tem uma fenda onde aloja a trava que prende a planetária na carcaça.
    -desgaste-planenta-ria.jpg
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    Ao abrir tomei um susto pelo estado do filtro da bomba d’óleo! Pensei que fosse limália!
    Depois de limpar, percebi que havia um furo e um rasgo na lateral do mesmo e ainda diversos grãos de material claro pelas peças da caixa.
    -filtrosujo.jpg-filtro-furado.jpg-filtro-rasgado.jpg-embreagem-suja.jpg

    Nestas fotos aparece o conjunto do alojamento da câmara. Nela ficam 3 esferas que se movimenta de um lado a outro dando pressão momentâneo ao sistema. Estranhei uma concavidade no centro de cada alojamento das esferas. Não sei se é normal ou desgaste.
    -discos-embregem.jpg-mola.jpg-trava-da-embreagem.jpg-conj.-aloj.-da-ca-mara.jpg

    Bomba d’óleo (que possui o batente como parte de sua carcaça, diferente das F1000) guia do garfo e garfo, onde achei o motivo da sujeira no filtro e conseqüente vibração que reclamei no início. Falta um dos calços que ficam nas pontas do garfo.
    O deslocamento da engrenagem que muda de 4x2 para neutro é de apenas 7mm, o que pode ter ocorrido somando a ausência do calço, a folga no rolamento e vibração excessiva que ocorria no momento da perda de tração. Observe que na foto do garfo, percebe-se arranhões, próximo ao eixo, provocado pela engrenagem.
    -bomba-d-leo.jpg-guia-de-mudan-.jpg-garfo.jpg

    Pra finalizar, fotos da planetária a ser extraída. Essa deu trabalho, por não encontrar onde ficava a sua trava. Na primeira e segunda foto, observando o fundo da carcaça, percebe-se suas hastes dessa trava, que devem ser abertas enquanto puxa o conjunto.
    -trava-planeta-ria.jpg-alojamento-planeta-ria.jpg-planeta-ria.jpg

    Algo que está me entrigando são duas rebabas nas engrenagens da planetária. São pequenas, mas ainda não entendi o que poderia ter provocado essas marcas. Na engrenagem externa, fixa na carcaça (foto anterior) não há sinais desse estrago. Talvez esteja marcado a engrenagem dentro do conjunto, que deverei abrir somente amanhã após sacar o rolamento.
    Detalhe, que esse rolamento tem uma fenda onde aloja a trava que prende a planetária na carcaça.
    -desgaste-planenta-ria.jpg
    To com problemas justamente na engrenagem onde fica as esferas ela quebrou onde posso achá-la , oque fazer???

  • #4
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Bah, chamo na chave mesmo!!!! Bem como vc disse é diferente da caixa da f1000, mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...
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  • #5
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    Valeu por ter fotografado o passo a passo.

  • #6
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Bah! Que trampo hein? Valeu pelas referências, aposto que vai ajudar muita gente por aqui.
    Também acho, limpa tudo, coloca o calço que falta e monta de novo. Inspeciona rolamentos e selos pra ver se TEM que trocar alguma coisa e retorna à configuração de serviço.
    Good job!

  • #7
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    Valeu pela força, galera.

    Gostei muito de fazer esse trampo. Troquei os 4 retentores, dois rolamentos (do eixo de entrada e de saída para a traseira) e o filtro que eu consegui usado (não consegui novo, mas está perfeito).

    O calço eu encomendei a um torneiro, que fez de tecnil. Estava preocupado com essa solução, pois não sabia de sua resistência. No entanto, passando em frente a concessionária, fui procurar só por curiosidade, sem esperança de encontrar. E não é que tinha a peça disponível!
    Claro que não vendia apenas o calço, mas juntamente com o garfo (é o mesmo para ranger 98 e F1000). O valor é R$ 230,00; mas me decepcionei. A usinagem do garfo deixou rebarbas e a surpresa foi por conta dos calços 'originais', parecendo as peças encomendadas com o torneiro. Fiquei aliviado, vendo que o calço do torneiro é de mesma qualidade e ainda mais pelo preço pago: 50tinha!

    Tenho mais fotos mas depois de pronto postarei. Hoje ainda não fechei a caixa pois depois do horário comercial, percebi a falta ($@#¨&*#) a última trava de eixo que usaria antes de concluir o serviço na CT e poder montá-la na Vtr.
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  • #8
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    Visses? É mais fácil do que tirar doce de criança!
    Essa e com o sistema de esferas para apertar os discos e acionar a tração dianteira. Na F1000 o conjunto é magnético. Esse aí com certeza é muito mais suave que o sistema da F1000.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Edintruder, esse sistema de esferas é a prova de falhas, uma vez que não depende de eletrônica e está solidário ao eixo que recebe a força do câmbio de marchas.
    No início eu estava com dúvidas quando a concavidade existente no centro de cada trilho das esferas, imaginando que fosse desgaste, mas levando a peça a um torneiro, o mesmo me disse que, pela aparência dos trilhos, o entalhe era original.

    Ao montar a CT, eu fotografei cada passo da montagem. Vou descrevendo e relatando alguns detalhes tanto da montagem como o fechamento da caixa.
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  • #10
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    Que bacana, tem detalhes da montagem?

  • #11
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    Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??

  • #12
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    Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??


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