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Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Ajuste rolamentos de rodas CJ com bloqueio 100%




    Pessoal.
    Comprei um bloqueio 100% Enfer de um amigo aqui no forum e ainda não consegui inagurar em trilha. No primeiro deslocamento, moeu o rolamento da roda traseira do Skol. Retornei a base e ao desmontar a roda me deparei com o estrago conforme as fotos abaixo. Hoje já montado o bicho com rolamento novo ( importante que quando coloquei o bloqueio troquei os rolamentos, os retentores, a graxa, a unha do dedão que amassei,etc. Sempre monto com alavanca, balança, torquimetro, etc. Peças de prima linha (SKF, Sabó, etc...).Nunca tive problemas. Desta vez não deu certo. Pergunto e quase afirmo: acho que usei a regulagem medida de forma errada pois agora temos a resistência da coroa, pinhão, outra roda, cardã, etc, etc,etc.....
    Como proceder para regular a carga do rolamento?....
    Aguardando a ajuda..
    Abrs
    Edison - MP3


    Ajuste rolamentos de rodas CJ com  bloqueio 100%-dsc08289.jpgAjuste rolamentos de rodas CJ com  bloqueio 100%-dsc08287.jpgAjuste rolamentos de rodas CJ com  bloqueio 100%-dsc08281.jpgAjuste rolamentos de rodas CJ com  bloqueio 100%-dsc08278.jpgAjuste rolamentos de rodas CJ com  bloqueio 100%-dsc08277.jpg
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Edison!

    TEnho comigo, que o problema não foi do bloqueio, pois se houvesse problema relativo a ele, poderia ter estragado rolamentos de pinhão, ou de coroa, mais o que estragou, foi o da ponta da carcaça.

    Vejo, que pode haver outro problema.

    Teria fotos da carcaça do diferencial, especificamente do alojamento do rolamento.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    06/10/2008
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    Kim, na realidade,acho que os rolamentos ficaram é com pouco ajuste (frouchos), pois quando fui ajustando e colocando calços, cheguei a uma carga falsa(não era só o "peso" da roda e sim de todo o conjunto), em suma, como ajusto sem considerar a carga por alavanca/balança. Se eu apertar até sumir folga na longitudinal do eixo está correto? Ou preciso deixar uma folguinha longitudinal?
    Ajustei a folga quase em zero, o eixo não se move na horizontal, mas sinto que fica um pouco pesado, devido a todo o conjunto que vira ( as duas rodas, coroa,pinhão, cardã, caixa) para girar a roda, mas se afrouxar um pouco, muda em quase nada. Se eu manter assim será que não vai ocorrer sobre carga no rolamento? Essa é minha dúvida, qual o ponto ideal de aperto da capa do rolamento?
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Edison!

    Para o aperto deste rolamento, deve observar a folga axial, que é puxando e empurrando o eixo dentro da tubeira.

    A folga deve ser mínima, mais não preso, pois devido à termo dilatação, deve haver uma folga para quando em trabalho, ficar ajustado.

    Nas fotos, aparenta que o rolamento fundiu, por estar demasiadamente justo, aquecendo por sua vez.

    Então, ajuste, quando sentir que travou, retire um pouco de calço, seria ideal 0,010 a 0,020 (dez a 20 centesimais)de folga.

    Faço assim nos cubos, aperto até parar de girar, depois volto a rosca para folgar, coisa de 1/4 de volta.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de Leonardo Daltrozo
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    17/06/2011
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    Tudo bem Edison, lembrei de um detalhe que vc não menciona.

    Pelo que vi teu diferencial é c/ chaveta na ponta de eixo; nestes possui um pino pequeno (que o pino das planetarias passa p/ dentro pelo meio dele) formando uma cruz, esse pequeno pino tem que ser colocado dentro do teu bloqueio pois as pontas de eixo "calçam" nele p/ fazer o ajuste sem "enforcar" os rolamentos que pelo jeito foi o que aconteceu. Me corrija se eu estiver errado.
    Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    06/10/2008
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    Amigos, perfeitas as observações, sim é chavetado e foi colocado o pino no entre semi-eixos. Ele serve justamente para forçar o ajuste. Posicionei agora os eixos e rolamentos e regulei com uma pequena folga como recomendou o Kim, mal faz barulho da graxa quando forço para dentro e para fora os eixos. Vou testar amanhã no asfalto e ver se aquece ou gera mais folga. O dificil foi encontrar os espaçadores para regular, precisei tornear os mesmos. Mas acho que ficou bom. Postarei amanhã o resultado. Novamente esse forum é uma academia e uma fraternidade. Obrigado
    Edison - MP3
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #7
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    06/10/2008
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    Pessoal, dei uma volta co Skoll após o ajuste dos rolamentos. Ficou ótimo, e o bloqueio tá até funcionando, eheheh. No posto de gasolina onde abasteci o frentista achou até que tinha quebrado algo quando manobrei. Estala mesmo.
    Obrigado pelas dicas, foram super úteis.
    Abrs
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

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