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  • #1

    Barulho Diferencial Ranger 3.0




    Prezados Amigos,

    Há algum tempo acompanho este forum para buscar maiores conhecimentos sobre a linha 4x4 especialmente da Ranger, visto que possuo uma Ranger 3.0 4x4 Diesel.
    Estou com uma dúvida a qual segundo o mecanico não devo me preocupar mas resolvi apresentá-la para vossa apreciação.
    Na semana passada troquei todos os óleos e filtros da minha ranger pois nos proximos dias pretendo sair dar uma viajada com a mesma, e a partir de então geralmente nas arrancadas com o volante estercado para a esquerda ela apresenta um estalo semelhante ao de arrancar com o freio estacionario puxado e posterior soltar tipo um "ploc". O referido barulho pelo que notei sempre ocorre com o volante estercado e já aconteceu até mesmo em marcha ré.
    Como havia feito uma revisão nos freios, troquei amortecedores etc voltei ao mecanico e pedi para verificar todos os itens pois como o barulho vem do eixo traseiro suspeitei que fosse nos tambores de freios, mas segundo o mecanico estavam 100%.
    Sendo assim abrimos novamente o diferencial e segundo ele o que ocorre é que umas ditas arruelas de tração positiva devem estar grudadas este é o motivo do estalo mais para resolver teria que abrir todo o sistema (ponta de eixos e etc) segundo ele é um trabalho demorado e que não teria necessidade pois no demais o diferencial está 100% e portanto não devo me preocupar. Só que tal barulho é intrigante só acontece nas arrancadas ou em baixa no asfalto andando normal não se nota nada...
    Alguem já passou por isso, ou tem alguma ideia do que pode ser?
    O oleo que coloquei no diferencial foi o Texaco 3450 e vendo agora no manual não coloquei o tal aditivo recomendado.
    Fico no aguardo, desde já obrigado pela atenção.
    Abraço a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Troca o óleo do diferencial.
    Além do recomendado do manual, você pode usar o 85W140 EP, que já aditivado. Confirme na embalagem pra ter certeza.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Amigo Imperador, você acha que pode ser o óleo?
    O Texaco 3450 é um óleo lubrificante grau SAE 90 e classificação API GL-4, esse óleo que você recomendou é que marca?

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Amigo, dá uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...efinitivo.html (Troca de Óleos Ranger (Tópico Definitivo))

    Em geral, as mesmas marcas de sempre Texaco, Esso, BR, Mobil... todas são equivalentes. Só foge das paralelas.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Valeu a dica Imperador,
    Amanhã vou providenciar a troca do óleo e posto aqui o resultado.
    Se mais alguem tiver uma dica/sugestão sobre o assunto fico no aguardo.
    Abraço amigos...

  • #6
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Tua ranger tem quanto tempo? não era pra tá com os "discos colados", mas não esquenta, conforme vai gastando, vai sumir o barulho, e se tu não precisar usar em situação de lama pesada, não vai ter problema nenhum.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #7
    Prezado Carlos,
    Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
    Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....

  • #8
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Silva_1982 Ver Post
    Prezado Carlos,
    Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
    Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....
    Ou seja, 90% de chance do problema estar no óleo...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #9
    Oleo errado para tração positiva !! eu uso GL-5 na f-1000 92 e um otro q não lembro o nome pra f-1000 94 !! paguei 22 reais o litro !!
    Ford F-1000 1992 D-229 3.9 !!
    Ford F-1000 1994 Td-229 3.9! Na subida, paciência. Na descida .. Da licença !!
    Omega CD 2005 3.6 272 Cv

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Silva_1982;

    O lubrificante que você colocou está errado!

    O Correto é API GL-5!!!! O GL-4 não serve em hipotese alguma pois como diferencial traseiro é o de tração e funciona com carga 100% do tempo, um lubrificante API-GL-4 não oferece a mesma pelicula protetiva em situações de esforços excessivos e entrechoques em situações dele elevadas rotações.

    Os lubrificantes indicados são (todos API-GL-5):

    SAE 75W90 - Tem da Valvoline com aditivo para diferencial LSD e o da Petrobrás. Ambos sintéticos

    SAE 80W90 - Tem da Valvoline e outras marcas diversas - Não é o indicado para a Ranger mas tem gente que coloca e funciona adequadamente

    SAE 85W140 (mencionado pelo Imperador!) - É o recomendado para o Troller que também usa Dana 44

    Troque logo pois no futuro o comprometimento será das engrenagens e não dos discos de tração positiva (que gastam rapidamente mesmo).
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #11
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    É, troca logo porque depois achar mecanico que SAIBA e, principalmente, que QUEIRA trabalhar com isso é complicado..
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #12
    Ok senhores obrigado espero amanhã ter boas novidades rssss...

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