x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25

Hybrid View

Barulho Diferencial Ranger 3.0

Prezados Amigos,

Há algum tempo acompanho este forum para buscar maiores conhecimentos sobre a linha 4x4 especialmente da Ranger, visto que possuo uma Ranger 3.0 4x4 Diesel.
    Estou com uma dúvida a qual segundo o mecanico não devo me preocupar mas resolvi apresentá-la para vossa apreciação.
    Na semana passada troquei todos os óleos e filtros da minha ranger pois nos proximos dias pretendo sair dar uma viajada com a mesma, e a partir de então geralmente nas arrancadas com o volante estercado para a esquerda ela apresenta um estalo semelhante ao de arrancar com o freio estacionario puxado e posterior soltar tipo um "ploc". O referido barulho pelo que notei sempre ocorre com o volante estercado e já aconteceu até mesmo em marcha ré.
    Como havia feito uma revisão nos freios, troquei amortecedores etc voltei ao mecanico e pedi para verificar todos os itens pois como o barulho vem do eixo traseiro suspeitei que fosse nos tambores de freios, mas segundo o mecanico estavam 100%.
    Sendo assim abrimos novamente o diferencial e segundo ele o que ocorre é que umas ditas arruelas de tração positiva devem estar grudadas este é o motivo do estalo mais para resolver teria que abrir todo o sistema (ponta de eixos e etc) segundo ele é um trabalho demorado e que não teria necessidade pois no demais o diferencial está 100% e portanto não devo me preocupar. Só que tal barulho é intrigante só acontece nas arrancadas ou em baixa no asfalto andando normal não se nota nada...
    Alguem já passou por isso, ou tem alguma ideia do que pode ser?
    O oleo que coloquei no diferencial foi o Texaco 3450 e vendo agora no manual não coloquei o tal aditivo recomendado.
    Fico no aguardo, desde já obrigado pela atenção.
    Abraço a todos.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Troca o óleo do diferencial.
    Além do recomendado do manual, você pode usar o 85W140 EP, que já aditivado. Confirme na embalagem pra ter certeza.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Amigo Imperador, você acha que pode ser o óleo?
    O Texaco 3450 é um óleo lubrificante grau SAE 90 e classificação API GL-4, esse óleo que você recomendou é que marca?

Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Amigo, dá uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...efinitivo.html (Troca de Óleos Ranger (Tópico Definitivo))

Em geral, as mesmas marcas de sempre Texaco, Esso, BR, Mobil... todas são equivalentes. Só foge das paralelas.

Valeu a dica Imperador,
    Amanhã vou providenciar a troca do óleo e posto aqui o resultado.
    Se mais alguem tiver uma dica/sugestão sobre o assunto fico no aguardo.
    Abraço amigos...

Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Agradecimentos: 2
    Tua ranger tem quanto tempo? não era pra tá com os "discos colados", mas não esquenta, conforme vai gastando, vai sumir o barulho, e se tu não precisar usar em situação de lama pesada, não vai ter problema nenhum.

Ex - L200 Sport HPE 2005

Prezado Carlos,
    Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
    Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....

Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Silva_1982 Ver Post
    Prezado Carlos,
    Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
    Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....
    Ou seja, 90% de chance do problema estar no óleo...

Oleo errado para tração positiva !! eu uso GL-5 na f-1000 92 e um otro q não lembro o nome pra f-1000 94 !! paguei 22 reais o litro !!
    Ford F-1000 1992 D-229 3.9 !!
    Ford F-1000 1994 Td-229 3.9! Na subida, paciência. Na descida .. Da licença !!
    Omega CD 2005 3.6 272 Cv

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0
    Silva_1982;

O lubrificante que você colocou está errado!

O Correto é API GL-5!!!! O GL-4 não serve em hipotese alguma pois como diferencial traseiro é o de tração e funciona com carga 100% do tempo, um lubrificante API-GL-4 não oferece a mesma pelicula protetiva em situações de esforços excessivos e entrechoques em situações dele elevadas rotações.

Os lubrificantes indicados são (todos API-GL-5):

SAE 75W90 - Tem da Valvoline com aditivo para diferencial LSD e o da Petrobrás. Ambos sintéticos

SAE 80W90 - Tem da Valvoline e outras marcas diversas - Não é o indicado para a Ranger mas tem gente que coloca e funciona adequadamente

SAE 85W140 (mencionado pelo Imperador!) - É o recomendado para o Troller que também usa Dana 44

Troque logo pois no futuro o comprometimento será das engrenagens e não dos discos de tração positiva (que gastam rapidamente mesmo).
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Silva_1982;

O lubrificante que você colocou está errado!

O Correto é API GL-5!!!! O GL-4 não serve em hipotese alguma pois como diferencial traseiro é o de tração e funciona com carga 100% do tempo, um lubrificante API-GL-4 não oferece a mesma pelicula protetiva em situações de esforços excessivos e entrechoques em situações dele elevadas rotações.

Os lubrificantes indicados são (todos API-GL-5):

SAE 75W90 - Tem da Valvoline com aditivo para diferencial LSD e o da Petrobrás. Ambos sintéticos

SAE 80W90 - Tem da Valvoline e outras marcas diversas - Não é o indicado para a Ranger mas tem gente que coloca e funciona adequadamente

SAE 85W140 (mencionado pelo Imperador!) - É o recomendado para o Troller que também usa Dana 44

Troque logo pois no futuro o comprometimento será das engrenagens e não dos discos de tração positiva (que gastam rapidamente mesmo).

o diferencial da minha ranger foi trocado o oleo e colocado 80w90...sera q vou ter problemas?? Ranger 4.0 v6 CD 4x4(era oq pedia no manual... porem mandava adicionar um nugget de sei la oq...e não foi adicionado)
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    o diferencial da minha ranger foi trocado o oleo e colocado 80w90...sera q vou ter problemas?? Ranger 4.0 v6 CD 4x4(era oq pedia no manual... porem mandava adicionar um nugget de sei la oq...e não foi adicionado)
    Quase certeza o seu diferencial não é Dana. Portanto, as indicações de óleo são diferentes. Se o manual pedia 80w90, você só fez o recomendado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. XJ - Barulho no diferencial
      Por Walther no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 19
      Última resposta: 09/09/2022, 10:16
    2. Respostas: 17
      Última resposta: 05/03/2018, 12:25
    3. Barulho no Diferencial da Ranger
      Por HENRIQUE JR no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 18/12/2014, 20:50
    4. Barulho no diferencial