O que aconteceu foi o seguinte. A uma semana atrás vinha eu por uma estrada de terra, quando em uma reta a mangueira inferior do radiador estourou. Sem mais nem menos vi aquele vapor todo saindo debaixo da Ranger. Imediatamento parei e desliguei ela, chamei um guincho e deixei na oficina.
O mecânico reparou a mangueira para eu ir rodando pois a original demoraria 2 semanas para vir(concessionária Ford). Até aí tudo bem.
Andei com ela essa semana, 4 dias, a água do radiador baixou um pouco no primeiro dia mas o nível estabilizou durante os outros 3, não baixou mais. Ontem pela manhã, saí com ela e ao voltar para casa, estacionar e desligar ela, o reparo feito com abraçadeira se soltou despejando toda a água na frente de casa.
O mecânico veio, arrumou o reparo, encheu de água e levamos ela pra oficina que é aqui perto.

Ele me disse que pode ser pressão que está vazando do motor e indo para o radiador, podendo ser ou junta ou cabeçote com trinca. Mas me disse que para ter certeza só efetuando todos os testes antes. Disse também que eu posso simplesmente colocar a mangueira inferior nova mas se o problema for o descrito por ele vai estourar de novo. Mais uma coisa, o preço que ele me passou dessa mangueira é de quase R$1200,00 na concessionária. A referência é 1L55 8B273 AF T4TGA da Motorcraft. Pesquisei em distribuidoras de peças da Internacional mas ninguém tem essa mangueira.

Detalhes:
Em nenhuma das duas ocasiões o motor superaqueceu;
Ontem a mangueira se soltou quando eu a desliguei, tanto é que quando eu desci é que havia começado a correr água;
Não tem óleo na água nem água no óleo;

O mecânico disse que pode ter ocorrido algum problema com o dono anterior mas até então o problema não ter se manifestado. E aí, o que acham? Faz sentido o que ele disse? Problema na junta ou cabeçote?
É uma Ranger 2003, com menos de 190000km, motor PS 2.8.