Prezados,
Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
Abraços,
Ney