Ja que é para mexer, ligaria direto no eixo seletor, não na alavanca, pois na alavanca vai ficar uma gambiarra muito proxima ao assoalho, além de ser mais fácil fazer um "bracinho" que já tenha as fixações dos cabos para substituir o original da caixa.
Hoje troquei o caximbo de engate das marchas....
Já que estava sem o conjunto cambio e reduzida...
Mas pensando na alavanca original. em que tem dois movimentos. um para o engate das marchas e o outro para a seleção das marchas 1 e 2 e 3 e 4 e mais a marcha a ré.
No video não mostra o movimento dos cabos, mas dá para entender...
Um dos cabos faz a seleção (digamos a letra H.... e mais a ré)... então temos através da alavanca a seleção do ponto morto.
No cambio de 4 marchas alavanca na coluna. a marcha ré é junto ao volante.. onde tem uma trava em que se não apertar o botão não engata...... nas marchas normais 1 e 2 e abaixando 3 e 4.....
No cambio de 5 marchas... teria como fazer... 1 e 2 abaixando 3 e 4. e mais um pouco a 5 e a ré....
Não sei a altura do cambio do chevette com a alavanca cortada... mas tanto pode ser tal como no video ou como o Cangu mostra no desenho.... Pois neste copo tem uma bola (esfera)..Como não tenho em mãos o cambio do chevette fica um pouco dificil de fazer a comparação... Mas seguindo a idéia dos cabos no lugar dos tirantes de engate deve ser possivel tal adaptação.
Uma Rural com cambio de 5 marchas deve ficar mais economico.. mesmo com o motor BF....
Estou refazendo a caixa de cambio (escapa a marcha ré). mas já descobri o defeito...e agora a montagem é com um cambio de 4 marchas do maverick ohc... com a primeira mais reduzida..
E vamos que vamos.
abçs
qual adaptação seria necessario para por um motor de 4 cil da ford no cambio de 4 marchas para motor bf 161?
Para colocar o cambio do 6 cil no motor de 4 cil ohc
Tem que trocar o eixo piloto
tem que pedir o eixo piloto do cambio 6 cil para o motor ohc
Outra tem que trocar a caixa seca.
abcs