Postado originalmente por
antonio umino
Hoje troquei o caximbo de engate das marchas....
Já que estava sem o conjunto cambio e reduzida...
Mas pensando na alavanca original. em que tem dois movimentos. um para o engate das marchas e o outro para a seleção das marchas 1 e 2 e 3 e 4 e mais a marcha a ré.
No video não mostra o movimento dos cabos, mas dá para entender...
Um dos cabos faz a seleção (digamos a letra H.... e mais a ré)... então temos através da alavanca a seleção do ponto morto.
No cambio de 4 marchas alavanca na coluna. a marcha ré é junto ao volante.. onde tem uma trava em que se não apertar o botão não engata...... nas marchas normais 1 e 2 e abaixando 3 e 4.....
No cambio de 5 marchas... teria como fazer... 1 e 2 abaixando 3 e 4. e mais um pouco a 5 e a ré....
Não sei a altura do cambio do chevette com a alavanca cortada... mas tanto pode ser tal como no video ou como o Cangu mostra no desenho.... Pois neste copo tem uma bola (esfera)..Como não tenho em mãos o cambio do chevette fica um pouco dificil de fazer a comparação... Mas seguindo a idéia dos cabos no lugar dos tirantes de engate deve ser possivel tal adaptação.
Uma Rural com cambio de 5 marchas deve ficar mais economico.. mesmo com o motor BF....
Estou refazendo a caixa de cambio (escapa a marcha ré). mas já descobri o defeito...e agora a montagem é com um cambio de 4 marchas do maverick ohc... com a primeira mais reduzida..
E vamos que vamos.
abçs