x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 32 de 32

Tópico: F75 2.4mpfi

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres
    Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000. Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada
    é esse mesmo... mas nao sabia que era feito pela Mazda! eu vou ver o motor hoje e vou bater umas fotos dele!

o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.
    Nao tava querendo mexer demais, pensava em reforçar o chassis nos suportes do motor e nao inventar muita moda para acoplar a T-case.

fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.
    imaginava fazer isso, ligar direto OU tirar o cambio que vem como motor, acoplar o clark 4marchas ( que ja tenho instalado na rural junto com a caixa de redução). Aqui no forum tem o Elcio de Ctba, que tem o 4.9i num CJ, mas ele usa caixa de V8 - landau.. Estou pesquisando, perguntando aqui e ali para fazer algo bem feito e nao moer nenhum cambio ou caixa de redução...

Saudações,
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Agradecimentos: 0
    Na que tem o motor OHC
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP

vivendo e aprendendo...

E aí pessoal, tudo em cima? Eu coloquei na minha F-75 o ford 4.9 com cambio de 5 marchas, me desculpem aqueles que gostam de motores 2ponto alguma coisa, mas um seis cilindros é uma coisa linda!!E falar que eles gastam de mais..não acredite tanto. Na minha camionete o 4.9 faz 9KM/l em estradas asfaltadas, e em trilhas travadas cai para perto de 5KM/l , não dá manutenção nenhuma, e eu uso a minha camionete o dia todo. Se v/c colocar o Kit GNV em um motor que já é meio fraco, a diferença de potencia vai ser gritante, e vai alterar muito o rendimento da camionete, agora, se colocar GNV em um motor mais potente( seis cilindros) a perda de potencia não vai tornar o motor fraco, apenas um pouco menos forte. Quanto ao motor, eu escolheria o 4.9i ou o 4.1MPFI, qualquer um dos dois vai deixar sua camionete, no mínimo, gostosa de dirigir.
    Vendi a minhaF-1000/95 há um ano porque não consegui fazer mais que 6,5km/litro de gasolina; tentei com o flex-trouxa (flextec) para usar a álcool e isso me resultava em 4 km/litro; pondo só alcool com o flexetrouxa na posição gasolina ela fazia 5,5 km/litro com álcool mas o motor parecia o de um "Uno 1.0 com ar condicionado"... Talvez, se o amigo puder me explicar qual é o segredo de tão espantoso consumo, eu agradeceria.

Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP

o motor é fera, mesmo na F-1000

Desculpe por demorar a dar a resposta, é que eu não recebi o aviso de que tinha mensagens novas no tópico.
    Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000 , Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada. Pelo que descobri, o cambio éfabricado pela Mazda, é o mesmo cambio que sai em todas as Rangers, nacionais ou importadas, a diferença fica por conta da posição do motor de arranque, que no meu cambio fica ao lado direito do motor e nas Rangers fica ao lado esquerdo do motor. A caixa de redução das Rangers dá certinho nesse cambio, é só trocar a parte de trás do cambio, o eixo principal, e colocar a redução da Ranger, o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.
    Na minha camionete eu coloquei a caixa de redução Willis separada do cambio, ligadas por um cardazinho de 18cm, andei com ela assim por uns 4 anos, agora eu estou com ela parada e fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.
    Sobre o motor, comprei o meu de um cara que tirou da camionete dele. Eu tinha combinado de ficar com todas as peças, mas o cara me enrrolou e acabou não entregando um monte de coisas, ná época eu achei que nunca mais eu ia conseguir montar o motor, comecei a procurar e achei tudo o que precisava, fácil e não muito caro, como costumam ser peças de injeção. O motor é um show, tem uma potencia que faz agente duvidar que tenha só os 148cv anunciados pela Ford, em trilhas onde os outros jipes estão´ pondo os bofes pra fora`a minha camionete faz um passeio, até meio monótono, nunca esquentou, engasgou ou parou de funcionar sem que eu desligasse a chave. O motor é show, nunca troquei um sensor dele, gostei tanto que já comprei outro para guardar, porque na hora que descobrirem o tanto que esse motor é bom, ele vai sumir da praça rapidinho. A única observação que faço é que v/c tem que ter um eletricista bom para mexer com esse motor, tem muita gente que se diz eletricista de injeção mas não sabe nem o que é a injeção, acha que é só trocar as peçãs e tá tudo BÃO. Eu sempre levo a minha camionete para fazer uma limpeza dos bicos injetores e dar uma conferida em outras coisas, como a pressão do circuito de combustível, a variação da voltagem e da amperagem do sietema elétrico , etc. Também tive muito cuidado com a parte elétrica da camionete, a centralina fica no teto da camionete, todos os contatos de fios que eram feitos por tomadas eu fiz soldados e isolados com fita isolante autosoldável, o terra é feito por um fio que vem direto da bateria, não é aterrado na lataria, etc. Mas isso não quer dizer que fique frágil; eu já passei por rios com a água passando por cima do motor, sujou tudo mas não aconteceu nada, e olha que isso foi em novembro do ano passado, em Altamira, no Pará, ainda andei com ela por lá até o dia 15 de dezembro, voltei para casa e andei com ela sem apresentar nenhum problema até o começo de fevereiro quando eu parei a camionete para fazer umas mudanças que eu estava enrolando pra fazer, mas que já estavam na hora.
    Sobre os motores 4 em linha, o que eu acho meio ruim neles é que são motores em que v/c tem que acelerar mais para aparecer a força, em caminhos ruins isso faz com que ele aumente muito o consumo e diminua a vida útil deles.
    Mas para usar mais de leve acho que ficam muito bons sim. Se fosse para eu colocar um desses em minha camionete, eu preferiria o ford 2,5, pois ele tem mais força em baixas rotações, e dá para v/c colocar num cambio de quatro marchas original da camionete(com as peças para funcionar no motor OHC claro). Mas se for colocar numa camionete mocha(sem tração) eu já colocaria com o cambio de cinco marchas também, é outra coisa!!
    Nao sei se ajudei ou se só atrapalhei mais um pouco, de qualquer maneira, estou a disposição no que eu puder ajudar... Até mais
    Na F1000 o motor, realmente, é fera. Não dá manutenção. Usei por 3 anos e nada de problemas... Com relação ao câmbio, ele também equipa as Ranger, mas as Ranger também têm câmbios Clark/Eaton (segundo o catálogo da Ford); E o câmbio da F-1000/95 argentina que tem câmbio Mazda, segundo me informou por e-mail o pessoal da Deep Tec, aceita a falge para a caixa de transferência que eles fizeram para o câmbio Clark/Eaton.

Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    E tempo: Segundo consta no Catálogo da Ford, o motor da Ranger 4 cil é Mazda!

Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Olha Ratoruter, para v/c colocar outro cambio, que não o original do 4.9, o mais fácil é colocar a caixa seca do motor Ford 302V8, também a cremalheira e o arranque do v8, Aí v/c pode colocar qualquer cambio que der na cabeça. Obviamente, dá para colocar outra caixa seca (qualquer uma) no 4.9, mas aí v/c vai precisar fazer uma flange, que complica mas não impossibilita,colocar outro cambio. O Élcio colocou o cambio de 3marchas da C10/14/F-100, esse aguenta muito bem, mas é um cambio que deixa o carro meio travado, mas tem outros cambios muito bons; o clark de 4 marchas aguenta bem também. Eu já tive os dois na minha camionete, nenhum quebrou, mais o de 4 marchas é melhor. Agora ele está com cambio de cinco marchas que eu te falei antes, cambio de cinco marchas é muuuito bom,é uma compra da qual não dá para se arrepender, mas se v/c usar a camionete só em trilhas e pequenos deslocamentos, aí eu acho que não compensa. Sobre o motor, ele é muito fácil de se instalar na rural ou f-75, se v/c colocar um cambio de 3ou4 marchas, v/c ainda terá a facilidade em acoplar a caixa de redução Willis. Sobre a redução , vai aí uma dica que v/c deve levar em consideração: Mandea redução para a Deep Tec(não sou sócio de lá não heim!!) para que eles instalem rolamentos da engrenagem louca(ou intermediária)da redução. É que com a engrenagem funcionando com os roletes originais e um motor mais potente, a redução ronca tanto que parece que vai explodir. Quando eu coloquei o 4.9 na minha camionete o barulho era tanto , e eu não conseguia descobrir sua fonte, que eu estava prestes a desfazer a adaptação por achar que era o chassis que estava chiando, ou coisa que o valha. A instalação elétrica da injeção do motor é simples(para quem entende). Quando eu comprei o meu motor, não consegui comprar junto a centralina, o meu eletricista pegou uma centralina do Fiesta e trocou o Chip(reprogramou-a logicamente) e eu andei com ele assim por uns dois anos,té comprar outra centralina(podia ter comprado antes, mais tava funcionando certinho, pra que mexer?)

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Pedro, desculpa, pulei a tua pergunta. As f-1000 que conheço também são gastonas sim, mas a F-75 é uma camionete muito mais leve, o motor faz menos força para movimentá-la, também tem a questão do diferencial, na minha a relação é longa, das últimas camionetes F-75(estou trocando por uma curta agora, pois pretendo colocar pneus 35`). Além disso, observe que eu disse que faz 9 por litro em estradas ,essas estradas a que me refiro são as estradas do estado de São Paulo, estradão longo e sem curvas, é claro que eu citei o consumo máximo conseguido em condições quase ideais, masnão esqueci de citar que o consumo vai para 5Km/l quando em trilhas ou lugares travados. Por último, eu troquei o comando de válvulas do motor por um com angulos 252 e 264 respectivamente, agora a faixa de funcionamento do motor é entre500 e 4500 RPM, 500RPM a menos que o motor original, assim eu alterei a curva de torque do motor para que esse aparecer em rotações muito mais baixas que no motor original, o resultado é que apertamos menos o pé(essa é uma alteraçãomuito simples e barata, custa U$182,00 nos EUA, e te mandam pelo correio). Por fim(acho que é a segunda vez que digo isso), ainda acho que se o objetivo da camionete é trilhas pesadas, os motores seis cilindros, chevrolet ou ford, serão melhores que os quatro cilindros que temos no Brasil, aí eles são mais economicos que os quatro cilindros.

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Pedro, outra coisa, v/c tirou o catalizador, dizem que eles aumentam um pouco o consumo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem