Postado originalmente por
dalmo cruz torres
Desculpe por demorar a dar a resposta, é que eu não recebi o aviso de que tinha mensagens novas no tópico.
Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000 , Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada. Pelo que descobri, o cambio éfabricado pela Mazda, é o mesmo cambio que sai em todas as Rangers, nacionais ou importadas, a diferença fica por conta da posição do motor de arranque, que no meu cambio fica ao lado direito do motor e nas Rangers fica ao lado esquerdo do motor. A caixa de redução das Rangers dá certinho nesse cambio, é só trocar a parte de trás do cambio, o eixo principal, e colocar a redução da Ranger, o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.
Na minha camionete eu coloquei a caixa de redução Willis separada do cambio, ligadas por um cardazinho de 18cm, andei com ela assim por uns 4 anos, agora eu estou com ela parada e fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.
Sobre o motor, comprei o meu de um cara que tirou da camionete dele. Eu tinha combinado de ficar com todas as peças, mas o cara me enrrolou e acabou não entregando um monte de coisas, ná época eu achei que nunca mais eu ia conseguir montar o motor, comecei a procurar e achei tudo o que precisava, fácil e não muito caro, como costumam ser peças de injeção. O motor é um show, tem uma potencia que faz agente duvidar que tenha só os 148cv anunciados pela Ford, em trilhas onde os outros jipes estão´ pondo os bofes pra fora`a minha camionete faz um passeio, até meio monótono, nunca esquentou, engasgou ou parou de funcionar sem que eu desligasse a chave. O motor é show, nunca troquei um sensor dele, gostei tanto que já comprei outro para guardar, porque na hora que descobrirem o tanto que esse motor é bom, ele vai sumir da praça rapidinho. A única observação que faço é que v/c tem que ter um eletricista bom para mexer com esse motor, tem muita gente que se diz eletricista de injeção mas não sabe nem o que é a injeção, acha que é só trocar as peçãs e tá tudo BÃO. Eu sempre levo a minha camionete para fazer uma limpeza dos bicos injetores e dar uma conferida em outras coisas, como a pressão do circuito de combustível, a variação da voltagem e da amperagem do sietema elétrico , etc. Também tive muito cuidado com a parte elétrica da camionete, a centralina fica no teto da camionete, todos os contatos de fios que eram feitos por tomadas eu fiz soldados e isolados com fita isolante autosoldável, o terra é feito por um fio que vem direto da bateria, não é aterrado na lataria, etc. Mas isso não quer dizer que fique frágil; eu já passei por rios com a água passando por cima do motor, sujou tudo mas não aconteceu nada, e olha que isso foi em novembro do ano passado, em Altamira, no Pará, ainda andei com ela por lá até o dia 15 de dezembro, voltei para casa e andei com ela sem apresentar nenhum problema até o começo de fevereiro quando eu parei a camionete para fazer umas mudanças que eu estava enrolando pra fazer, mas que já estavam na hora.
Sobre os motores 4 em linha, o que eu acho meio ruim neles é que são motores em que v/c tem que acelerar mais para aparecer a força, em caminhos ruins isso faz com que ele aumente muito o consumo e diminua a vida útil deles.
Mas para usar mais de leve acho que ficam muito bons sim. Se fosse para eu colocar um desses em minha camionete, eu preferiria o ford 2,5, pois ele tem mais força em baixas rotações, e dá para v/c colocar num cambio de quatro marchas original da camionete(com as peças para funcionar no motor OHC claro). Mas se for colocar numa camionete mocha(sem tração) eu já colocaria com o cambio de cinco marchas também, é outra coisa!!
Nao sei se ajudei ou se só atrapalhei mais um pouco, de qualquer maneira, estou a disposição no que eu puder ajudar... Até mais