x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Question Motor Kombi AP 1.6 na Rural 4x4 1976

Estimados,

Adquiri uma Ford Rural ano 1976 aqui no Pará.

Tenho duas perguntas: uma relaciona-se com a adaptacao de motor a diesel e a outra acerca da docuamentacao sobre como modificar a rural em termos legais:

1. ADAPTACAO DA RURAL A MOTOR A DIESEL

Sou leigo em questoes mecanicas mas gostaria de modificar o motor de gasolina da min ha rural para um a diesel. Ja li muita materias na internet de proprietarios que modificaram as suas rurais. Ha muitos motores e muita controversia ao que parece quanto a adaptacao deste ou daquele motor a diesel.

Eu adquiri uma rural pois aqui na Amazonia a grande maioria das ruas da cidade nao sao asfaltadas e porque muitas vezes tenho que entrar na mata em trilhas para trabalhar. Esse foi o fato pelo qual a comprei. Mas ando com ela mais na cidade.

Notei no entanto que CONSOME MUITA GASOLINA EM POUCO TEMPO e e muito custoso manter este veiculo a gasolina.

Ja me aconselharam a trocar de radiador para um do fusca que fica mais economico mas o que realmente quero e trocar o motor e colocar uma diesel.

Porque comprei a rural ah pouco tempo minhas economias nao sao muitas para comprar um bom motor a diesel como os da Hilux ou mesmo MWN ou perkins. Por isso e porque uma pessoa possui um motor da Kombi ap 1.6 diesel eu realmente gostaria de saber de todos os proprietarios se e um bom motor a todos os niveis. Ja li que se tornara lenta, que nao arranca a toda a velocidade, etc..

Gostava que me dessem uma perspectiva do que poderei esperar se adaptar o motor da Kombi na minha rural. Da para andar na cidade e no mato relativamente bem sem problemas? E dificil de adaptar na rural? Quais as possiveis complicações??

2. DOCUMENTACAO PARA MUDAR DE MOTOR

Quando fui fazer a vistoria no Detran para a transferencia do proprietario me disseram que poderia fazer a conversao da Rural do seu motor original que ainda tem a gasolina para motor diesel pois o chassi tinha as letras "2LB" ocorrespondentes a uma rural 4x4.

Ele me disse que deveria comprar o motor , o levar a um mecanico que faria a adaptacao e depois levar o carro ao detran, e depois ao IML (corrspondente do INmetro aqui). e tudo estaria bem.

Hoje, no entanto, voltei a falar com o mesmo senhor do Detran e ele me disse que e necessario que a Rural seja classificada como Jeep e nao como a minha esta classificada como Camionete... Fiquei admirado.. A coisa e que existem outros proprietarios aqui que tem rurais nas quais adaptaram motores a diesel. (Possivelmente amigos do Detran..).

Me digam pela vossa experiencia o que fazer para mudar o motor para que seja a diesel.

Agradecia uma resposta.

Miguel

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ruralsempre Ver Post
    Estimados,

Adquiri uma Ford Rural ano 1976 aqui no Pará.

Tenho duas perguntas: uma relaciona-se com a adaptacao de motor a diesel e a outra acerca da docuamentacao sobre como modificar a rural em termos legais:

1. ADAPTACAO DA RURAL A MOTOR A DIESEL

Sou leigo em questoes mecanicas mas gostaria de modificar o motor de gasolina da min ha rural para um a diesel. Ja li muita materias na internet de proprietarios que modificaram as suas rurais. Ha muitos motores e muita controversia ao que parece quanto a adaptacao deste ou daquele motor a diesel.

Eu adquiri uma rural pois aqui na Amazonia a grande maioria das ruas da cidade nao sao asfaltadas e porque muitas vezes tenho que entrar na mata em trilhas para trabalhar. Esse foi o fato pelo qual a comprei. Mas ando com ela mais na cidade.

Notei no entanto que CONSOME MUITA GASOLINA EM POUCO TEMPO e e muito custoso manter este veiculo a gasolina.

Ja me aconselharam a trocar de radiador para um do fusca que fica mais economico mas o que realmente quero e trocar o motor e colocar uma diesel.

Porque comprei a rural ah pouco tempo minhas economias nao sao muitas para comprar um bom motor a diesel como os da Hilux ou mesmo MWN ou perkins. Por isso e porque uma pessoa possui um motor da Kombi ap 1.6 diesel eu realmente gostaria de saber de todos os proprietarios se e um bom motor a todos os niveis. Ja li que se tornara lenta, que nao arranca a toda a velocidade, etc..

Gostava que me dessem uma perspectiva do que poderei esperar se adaptar o motor da Kombi na minha rural. Da para andar na cidade e no mato relativamente bem sem problemas? E dificil de adaptar na rural? Quais as possiveis complicações??

2. DOCUMENTACAO PARA MUDAR DE MOTOR

Quando fui fazer a vistoria no Detran para a transferencia do proprietario me disseram que poderia fazer a conversao da Rural do seu motor original que ainda tem a gasolina para motor diesel pois o chassi tinha as letras "2LB" ocorrespondentes a uma rural 4x4.

Ele me disse que deveria comprar o motor , o levar a um mecanico que faria a adaptacao e depois levar o carro ao detran, e depois ao IML (corrspondente do INmetro aqui). e tudo estaria bem.

Hoje, no entanto, voltei a falar com o mesmo senhor do Detran e ele me disse que e necessario que a Rural seja classificada como Jeep e nao como a minha esta classificada como Camionete... Fiquei admirado.. A coisa e que existem outros proprietarios aqui que tem rurais nas quais adaptaram motores a diesel. (Possivelmente amigos do Detran..).

Me digam pela vossa experiencia o que fazer para mudar o motor para que seja a diesel.

Agradecia uma resposta.

Miguel
    Miguel,

O motor diesel 1.6 da Kombi é muito fraco. Se você colocar ele na rural, vai ser a mesma coisa de um carro mil movido a gás GLP. Só vai estar jogando dinheiro fora.

Com relação a documentação, se o motor tiver baixa no detran e você possuir nota fiscal de compra, ou seja, tudo dentro da lei, é só montar o motor do carro, ir ao despachante e solicitar a modificação do combustível na documentação, levar o carro para a vistoria, se estiver tudo OK, o delegado vai te dar a autorização necessária, e o despachante pode terminar o processo de documentação. Pelo menos é mais ou menos assim que funciona aqui em São Paulo.

Abraços,

Dirceu

Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Agradecimento: 1
    Caro colega eu tbem tenho uma Rural 76 4x4 coloquei um motor Diesel maxiom HS 2.5 de uma S10 99,e cx 4M da F1000 ficou bom, mas a arrancada e lerda com difenrencial 47/11, reduzida fica forte, o da kombi e muito fraco fica bom no Jeep, nao te aconselho, a questao do documento existe a lei que permite que mude, mas aqui em Minas gerais parece que e outro pais ai eu to Rodando a mais de dois anos sem mexer.mas vou tentar emplacar em outro estado, to precisando de um contato com algum despachante.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Amigo nortista,

o motor da kombi diesel é um lixo, por favor não faça essa adaptação pois vc vai se arrepender. Pra ser sincero não serve nem pra jeep quanto menos pra rural que é muito mais pesada e tem o entre-eixos maior. Já tive um quando comecei a andar de jeep e todo dia tenho q dizer aqui q esse motor não presta.

E aquela sugestão de instalar carburador de fusca no seu motor também não é viavel e pode até consumir mais combustível pois vc estará restringindo a entrada da mistura ar+combustível fazendo com que se exiga mais do motor pra alcançar o mesmo desempenho do original, então abandona essa idéia pois isso não passa de uma lenda.

Se a grana ta curta te aconselho mandar dar uma revisada no carburador e no sistema de ignição da rural. Melhor do que ficar jogando dinheiro fora na adaptação do kombi diesel.

[]'s e boa sorte.

Talking

Tem muito niva rodando com motor de kombi, quer dizer se arrastando com esse motor. Se num niva já fica uma droga, imagine numa rural que é bem mais pesada. Além de fraco, dá muita manutenção.

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Uma solução barata e que deixa a Rural mais economica é o velho motor de Opala 4 cil.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Talking

Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Uma solução barata e que deixa a Rural mais economica é o velho motor de Opala 4 cil.
    Olá pessoal!!!!

X2 Tambem acho a solução mais apropriada! Em se tratando de orçamento limitado lógico!

[]sssss
    Elias

Oi,

So hoje para rodar pela cidade gastei mais de 60 reais em Gasolina... e um come gasolina infernal.

um amigo meu me aconselhou comprar um motor diesel da hilux antiga 2.4.

Que achan desse motor na Rural??

Existe alguma opcao economica em termos de motor a diesel sem ser o da kombi.

Me falarm de um motor VW 2.0 a diesel que e adaptado de um motor de gasolina... alguem sabe disso. ate existe um empresa que modifica os motores para 2.0.

Miguel

Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ruralsempre Ver Post
    Oi,

So hoje para rodar pela cidade gastei mais de 60 reais em Gasolina... e um come gasolina infernal.

um amigo meu me aconselhou comprar um motor diesel da hilux antiga 2.4.

Que achan desse motor na Rural??

Existe alguma opcao economica em termos de motor a diesel sem ser o da kombi.

Me falarm de um motor VW 2.0 a diesel que e adaptado de um motor de gasolina... alguem sabe disso. ate existe um empresa que modifica os motores para 2.0.

Miguel
    Oi colega um conselho eu te dou nao mexe com esse motor da vw e problema, esse 2.0 é um motor a gasolina ou alcool que eles colocam o cabeçote do diesel 1.6 antigo è gambiarra, tbem existe um do golf exportaçao diesel mais e carissimo, nao compensa, o da toyota tem uma manutençao muito cara,eu uso o maxiom 2.5 da 10km na cidade, mas se fosse pra colocar hoje preferia o perquins 4236 tem mais torque tem 2 colegas aqui tem na rural.

A manutenção do toyota cara?

Pode até ser.. mas a pergunta é.. ele dá manutenção?

Relatos de 300 mil km.. e não baixa oleo... detalhe: tá turbinado 1kg de pressão..

arbass

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Concordo com o Elmestizo,

Toyota não dá manutenção!
    Os amigos que tem Ranger, Land, etc com Maxion HS, tem sempre relatos de despesas em consertos.
    Bem diferente do Toyota 2.8, que vira 500.000 km ao natural, sem abrir.

Acho que para passar a Rural para diesel, realmente a melhor opção em se tratando de custo baixo p/compra e manutenção, seria um Perkins 4236 de D-10.

Depois desse, é Toyota 2.8!!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    quando eu morava em florianópolis vi uma caravan com esse motor, mas foram feitas umas gambiarras para rodar com diesel...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem