Estimados,
Adquiri uma Ford Rural ano 1976 aqui no Pará.
Tenho duas perguntas: uma relaciona-se com a adaptacao de motor a diesel e a outra acerca da docuamentacao sobre como modificar a rural em termos legais:
1. ADAPTACAO DA RURAL A MOTOR A DIESEL
Sou leigo em questoes mecanicas mas gostaria de modificar o motor de gasolina da min ha rural para um a diesel. Ja li muita materias na internet de proprietarios que modificaram as suas rurais. Ha muitos motores e muita controversia ao que parece quanto a adaptacao deste ou daquele motor a diesel.
Eu adquiri uma rural pois aqui na Amazonia a grande maioria das ruas da cidade nao sao asfaltadas e porque muitas vezes tenho que entrar na mata em trilhas para trabalhar. Esse foi o fato pelo qual a comprei. Mas ando com ela mais na cidade.
Notei no entanto que CONSOME MUITA GASOLINA EM POUCO TEMPO e e muito custoso manter este veiculo a gasolina.
Ja me aconselharam a trocar de radiador para um do fusca que fica mais economico mas o que realmente quero e trocar o motor e colocar uma diesel.
Porque comprei a rural ah pouco tempo minhas economias nao sao muitas para comprar um bom motor a diesel como os da Hilux ou mesmo MWN ou perkins. Por isso e porque uma pessoa possui um motor da Kombi ap 1.6 diesel eu realmente gostaria de saber de todos os proprietarios se e um bom motor a todos os niveis. Ja li que se tornara lenta, que nao arranca a toda a velocidade, etc..
Gostava que me dessem uma perspectiva do que poderei esperar se adaptar o motor da Kombi na minha rural. Da para andar na cidade e no mato relativamente bem sem problemas? E dificil de adaptar na rural? Quais as possiveis complicações??
2. DOCUMENTACAO PARA MUDAR DE MOTOR
Quando fui fazer a vistoria no Detran para a transferencia do proprietario me disseram que poderia fazer a conversao da Rural do seu motor original que ainda tem a gasolina para motor diesel pois o chassi tinha as letras "2LB" ocorrespondentes a uma rural 4x4.
Ele me disse que deveria comprar o motor , o levar a um mecanico que faria a adaptacao e depois levar o carro ao detran, e depois ao IML (corrspondente do INmetro aqui). e tudo estaria bem.
Hoje, no entanto, voltei a falar com o mesmo senhor do Detran e ele me disse que e necessario que a Rural seja classificada como Jeep e nao como a minha esta classificada como Camionete... Fiquei admirado.. A coisa e que existem outros proprietarios aqui que tem rurais nas quais adaptaram motores a diesel. (Possivelmente amigos do Detran..).
Me digam pela vossa experiencia o que fazer para mudar o motor para que seja a diesel.
Agradecia uma resposta.
Miguel