Postado originalmente por
dalmo cruz torres
Alvaro, eu estou tentando colocar um motor diesel na minha F-75 também, das opções que temos acho que o melhor motor é o MWM 2.8, que saiu nas S-10 e nos troller. Também fica bom se colocar o Maxion 2.5 ou o 2.8 ou o 14-b dos últimos Toyotas bandeirante, qualquer um desses fica muito bom, é questão de gosto, ou bolso. Aqui na minha região tem F's rodando com motores Perkins Q20b(das D-20) que, apesar do maior peso desses motores, ficaram muito boas também. Eu estou tentando colocar na minha camionete um Maxion St, que saíu nas últimas D-20(aliás esse motor é uma modernização dos Q20b), com um cambio clark 260F de quatro marchas(enquanto junto grana para um cambio da F-4000 de 4 marchas com a caixa de redução do Toyota Bandeirantes). Esse é um motor mais pesado do que os primeiros que eu apontei,mas tem um funcionamento muito bom. Sobre o cambio eu tenho um pensamento que, talves, a maioria dos jipeiros não concorde comigo; colocar um cambio de cinco marchas não compensa, pois as nossas viaturas não são preparadas para andar muito acima dos 100Km/h, e para que uma F-75 com motor diesel ande a essa velocidade, basta um cambio de quatro marchas e uma escolha bem feita da relação entre diametro dos pneus com o diferencial. Além disso, os cambios de quatro marchas são mais resistentes que os cambios de cinco marchas(éssa é uma impressão pessoal, não técnica)
Com certeza a minha opinião não vai ser unanime, mas o legal aqui do fórum é exatamente isso, a variedade de conceitos e opiniões, mas com certeza logo v/c terá a sua própria idéia já formada, se eu puder ajudar em algo...estou a disposição.
Té mais.