x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
    Usuário
    Entrada
    10/08/2006
    Agradecimentos: 0

Motor Diesel Pick Up F75

Tenho uma pick up F75 ano 73 motor a gasolina 4x4. Só utilizo ela para serviços dentro da fazenda, não rodo com ela na rua nem em estradas. Gostaria de saber qual a melhor opção para passa-la para motor diesel ?Qual o motor mais recomendado ? Quantos cavalos deve ter esse motor ?Qual caixa devo utilizar ? Como se acopla o motor na caixa ?
    Desde já agradeço a atenção dos amigos.

Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Agradecimento: 1
    Alvaro, eu estou tentando colocar um motor diesel na minha F-75 também, das opções que temos acho que o melhor motor é o MWM 2.8, que saiu nas S-10 e nos troller. Também fica bom se colocar o Maxion 2.5 ou o 2.8 ou o 14-b dos últimos Toyotas bandeirante, qualquer um desses fica muito bom, é questão de gosto, ou bolso. Aqui na minha região tem F's rodando com motores Perkins Q20b(das D-20) que, apesar do maior peso desses motores, ficaram muito boas também. Eu estou tentando colocar na minha camionete um Maxion St, que saíu nas últimas D-20(aliás esse motor é uma modernização dos Q20b), com um cambio clark 260F de quatro marchas(enquanto junto grana para um cambio da F-4000 de 4 marchas com a caixa de redução do Toyota Bandeirantes). Esse é um motor mais pesado do que os primeiros que eu apontei,mas tem um funcionamento muito bom. Sobre o cambio eu tenho um pensamento que, talves, a maioria dos jipeiros não concorde comigo; colocar um cambio de cinco marchas não compensa, pois as nossas viaturas não são preparadas para andar muito acima dos 100Km/h, e para que uma F-75 com motor diesel ande a essa velocidade, basta um cambio de quatro marchas e uma escolha bem feita da relação entre diametro dos pneus com o diferencial. Além disso, os cambios de quatro marchas são mais resistentes que os cambios de cinco marchas(éssa é uma impressão pessoal, não técnica)
    Com certeza a minha opinião não vai ser unanime, mas o legal aqui do fórum é exatamente isso, a variedade de conceitos e opiniões, mas com certeza logo v/c terá a sua própria idéia já formada, se eu puder ajudar em algo...estou a disposição.
    Té mais.

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Concordo com 98% que o Dalmo postou, e concordo tb que para uso restrito, dentro de propriedade não existe necessidade de um cambio 5 marchas.
    Eu ficaria com um Q20B pois é um motor econômico de baixissima manutenção, um cambio clark 4 marchas 260 F das A/C 10 ou 240FS vindo da D20 que é plug and play ou até um 240V da D40 (que apesar de ser 5 m tem a 5a marcha 1:1), a única dificuldade é adaptação do cambio na caixa de transferência (tcase).

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    José Augusto, e a " Engenhoca", como está? Eu tava procurando uma informação e não consegui achar , talves v/c saiba: quanto pesa o motor BF 161? E os Maxion 2.5/2.8 ? Tô tentando calcular quanto eu estou acrecentando de peso na camionete pois quero colocar um tanque adicional , mas querendo saber o quanto vai dminuir da capacidade de carga dela.
    Alguém tem idéias?

Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Dalmo,
    concordo em parte com vc. Colocaria um 5 marchas em jipe não para correr, pois com certeza eu o consigo até com um 3 marchas, mas para ter um escalonamento de marchas melhor distribuído para fazer determinadas trilhas ou para raid, rali... mas jamais para conseguir mais velocidade final.
    Álvaro,
    para o seu uso, um Q20B ou MWM 226/4 cil será mais que suficiente. Não precisa nem de ser turbinado, pois vc precisa torque, e isto eles tem de sobra, e são beeeeeem mai$$$$ em conta que 2.5, 2.8, 3.0 ou 14-B. [] à todos!

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Dalmo, tô cheio de serviço e a engenhoca não está muito perto, então a coisa esta indo devagar..., faz algum tempo que não acompanho de perto, só por telefone, aí já viu se não fica em cima não anda.

O BF-161 completo, com alternador e caixa seca, algo em torno dos 150 kg, o maxion HSD 2.5 completo por volta dos 250 kg.

Na engenhoca mandei fazer um tanque de inox com capacidade pouco superior a 90 l, rodando no diesel na estrada deve fazer uns 9 km/l, o que daria mais de 750 km de autonomia.

No pipa tb mandei fazer de inox com pouco mais de 60 l, na estrada deve fazer uns 12 km/l e uma autonomia de 700 km.

Usuário
    Entrada
    10/08/2006
    Amigos, obrigado pelas respostas. Assim que começar essa empreitada eu peço mais ajudas. Vou começar a correr atras do motor e da caixa. Se alguem puder me ajudar, desde já agradeço.

Alvaro

Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres
    Alvaro, eu estou tentando colocar um motor diesel na minha F-75 também, das opções que temos acho que o melhor motor é o MWM 2.8, que saiu nas S-10 e nos troller. Também fica bom se colocar o Maxion 2.5 ou o 2.8 ou o 14-b dos últimos Toyotas bandeirante, qualquer um desses fica muito bom, é questão de gosto, ou bolso. Aqui na minha região tem F's rodando com motores Perkins Q20b(das D-20) que, apesar do maior peso desses motores, ficaram muito boas também. Eu estou tentando colocar na minha camionete um Maxion St, que saíu nas últimas D-20(aliás esse motor é uma modernização dos Q20b), com um cambio clark 260F de quatro marchas(enquanto junto grana para um cambio da F-4000 de 4 marchas com a caixa de redução do Toyota Bandeirantes). Esse é um motor mais pesado do que os primeiros que eu apontei,mas tem um funcionamento muito bom. Sobre o cambio eu tenho um pensamento que, talves, a maioria dos jipeiros não concorde comigo; colocar um cambio de cinco marchas não compensa, pois as nossas viaturas não são preparadas para andar muito acima dos 100Km/h, e para que uma F-75 com motor diesel ande a essa velocidade, basta um cambio de quatro marchas e uma escolha bem feita da relação entre diametro dos pneus com o diferencial. Além disso, os cambios de quatro marchas são mais resistentes que os cambios de cinco marchas(éssa é uma impressão pessoal, não técnica)
    Com certeza a minha opinião não vai ser unanime, mas o legal aqui do fórum é exatamente isso, a variedade de conceitos e opiniões, mas com certeza logo v/c terá a sua própria idéia já formada, se eu puder ajudar em algo...estou a disposição.
    Té mais.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Bom, já que é pra usar na fazenda vai de PKQ20B ou MWM 229 que são motores de trator mesmo.

[]'s

Álvaro

Na minha região também trabalho assintenciando a fazenda da família e rodo quase sempre carregado no limite, antes de qualquer coisa te digo que é muito importante você atentar para os seguintes ítens; quem usa o veículo para trabalhar busca acima de qualquer coisa durabilidade, resistência, baixa manutenção e ECONOMIA.

Essas qualidades você com certeza irá encontrar na maioria dos motores citados, é claro que não existe motor perfeito que alie tudo isto, mas é possível encontrar algumas das mais importantes nos motores citados.

O "velho" MWM 229 reúne a maior parte destas qualidades por vários motivos; é de baixa rotação portanto tem torque em abundância logo nas primeiras rotações o que é imprescindível para quem leva carga, apenas para comparar já tive F-250 com motor Sprint seu motor era excelente na estrada mas quando estava carregada e parava era um sofrimento conseguir retomar pois o motor somente "acordava" despejando sua potência em giros muito altos fato que eu detestava pois tinha que forçar demais a caminhonete.

Outra característica do 229 é que são muito resistentes e sua manutenção é de baixo custo se comparada ao novos motores de alta rotação.

Também são econômicos, nas caminhonetes aqui de casa (F-1000, ambas turbo) fazem em média 10 km/l.

São de fácil manutenção, pois são de concepção simples e descomplicada.

A única ressalva que faço antes que você se decida por algum destes motores é a seguinte; NÃO CONFIE NA PALAVRA DE QUEM VAI TE VENDER O MOTOR, porque? Porque na maioria das vezes (é claro que existe gente séria, mas isto infelizmente é exceção) o pessoal que vende jura de pés juntos que a retífica é de primeira, que colocou tudo "zero"!!!

Mas na maioria das vezes é papo furado, estes PILANTRAS reaproveitam tudo que for possível do motor "estourado" colocando de volta todas as peças "meia-boca", fecham o motor e como o comprador geralmente não vê o que está por dentro acredita na palavra do PICARETA. Portanto, MUITO CUIDADO e ATENÇÃO na hora da compra não se entusiasme com preçinhos baixos, pesquisa a idoneidade do vendedor.

Mas o ideal é na hora da compra você já dizer na cara do vendedor que apenas fecha o negócio com o motor aberto, pois somente assim você vai poder ver se o que ele disse é verdade ou não passa de papo de vendedor. Se o cara disser que assim não tem negócio, que ninguém faz assim, sai fora que é fria!!! Paga mais caro mas leva algo que não te dê dor de cabeça depois.

Abraço e boa compra.

Usuário
    Entrada
    06/05/2006

motor 608 D

pessoal.... pegando uma caroninha.... me respondam uma duvida..... o motor do caminhao 608 D... da pra adapitar na F-75 ?

Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Citação Postado originalmente por gilvan_bez
    pessoal.... pegando uma caroninha.... me respondam uma duvida..... o motor do caminhao 608 D... da pra adapitar na F-75 ?
    É possível sim. Na minha cidade tem uma rodando, e por sinal é de trabalho, de alguma fazenda nas redondezas. Agora, é um motor muito pesado, porém o de maior torque(pelo menos na prática) de todos que aqui foram citados...

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Pessoal, concordo que os motores MWM 226/229 são muito bons, mas como é que se coloca um motor desses de baixo do capô de uma F-75? Com relação ao que foi dito sobre o preço da manutenção dos motores diesel de alta rotação modernos ser cara, concordo em número e grau, é por isso que eu dei preferencia ao motor Maxion St quando da escolha do motor para a minha F-75. Se perdemos em relação ao maior peso desse motor(320Kg de um Maxion ST contra 250Kg de um Maxion Hs) ganhamos em robustes e baixa manutenção. Para uma camionete de trabalho eu iria mais longe, colocaria um Q20b com cambio de quatro marchas da D-20, sem turbo, funciona ótimamente e é bem economico, além de ser bem mais barato que os outros motores que foram citados no tópico. Se comprar um motor desses(Q20b) e retificá-lo(só assim teríamos certeza do estado dele) vai ter motor pra rodar perto dos 400.000Km , é economico ou não é?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem