x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Adaptação de motor

bom dia amigos, sera que alguem pode me ajudar.

to readaptando o motor 4cc do opala na minha rural, mais ele ta ficando muito pra tras, quase encosta na parede corta fogo, isso é normal? Apesar de estar nos meus planos colocar um motor de ranger, mais nas condições de hj esta meu longe.

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1

motor

Meu kmarada,

O gm 4cc cabe na rural de sobra,deduzo que vc acoplou o motor na caixa mas não reposicionou a travessa,se for o caso, terá que correr todo conjunto pra frente para afastar da parede.

qq coisa,tamos aí

Usuário Avatar de nado2
    Entrada
    14/12/2005
    Local
    Piraquara/PR
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos,
    Cara minha rural esta assim, motor 4cc e muito encostado para traz, logo vimos isso decidimos mudar. Segundo o meu veio (que é o bao da boca) disse que é facinho puxar p/ frente.

nado,
    ja me falaram em colocar um prolongador de cixa seca e emendar o eixo piloto, mais não aceitando essa idéia de emenda.

ou tb de levar o cambio p frente, mas alem dele só ir cerca de 6 ou 7 cm, terei que mexer com os cardãns.

vc pode postar umas fotos da sua adaptação e qual radiador vc usou.

Usuário Avatar de Walther PPK
    Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Pessoal,

Na minha Rural 1.965 tenho o motor do Opala 4 cilindros adaptado;

Foi feito o seguinte:
    1 - Nova travessa para o câmbio Clarck de 5 marchas da A/C 20;
    2 - Novo cardâ, da F 1.000 (minha Rural é 4x2), mais grosso para aguentar o tranco;
    3 - Optamos por usar o radiador original, invertendo a entrada e saída de água, pois o mesmo (do antigo Willys 6 cilindros) têm maior capacidade de água que o do Opala 4 cilindros - qualquer oficina que trabalha com radiador faz o serviço;
    4 - Câmbio Clarck, citado acima, que encaixa como uma luva no motor (afuração é a mesma), e é muito mais resistente que os câmbios originais Willys, de três (03) ou de quatro (04) marchas;
    5 - Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pedal e outro no "braço" de acionamento na capa sêca;
    6 - Pedaleira suspensa do Opala;
    7 - Hidrovácuo e cilindro mestre da F 1.000 (encaixa como uma luva na pedaleira do Opala);
    8 - Freio a disco na frente (SBD);

Resultado:
    1 - Maior economia e velocidade final que com o motor original. Primeira bastante reduzida e quinta over-drive;
    2 - Maior facilidade para encontrar peças;
    3 - Motor com ignição eletrônica original (era de uma C10), adeus platinado;
    4 - Radiador não baixa água, e não aquece. Nunca passa de 90 graus. Válvula termostática abre aos 90 graus;
    5 - Motor está longe da parede corta-fogo e longe do radiador. Sobrou muito espaço no cofre do motor facilitando a manutenção;
    6 - Freio preciso e confiável;
    7 - Embreagem macia e confiável;

Conclusão:

1 - Um bom mecânico, com as ferramentas adequadas faz esta adaptção com muita facilidade;
    2 - É a adaptção mais fácil para os antigos Willys - motor Opala e Caixa Clarck. Como dizem os americanos é plug-and-play;
    3 - Freio a disco não é luxo, e sim necessidade em carros tão pesados;

Abraços e saudações Ruralinas

Walther PPK

Walther, no meu caso ira permanecer o cambio original de 4 marchas, pois um dia espero q nao muito distante, quero colocar umde ranger.

Qual o consumo da sua rural na cidade e na estrada

Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Colombo,

Em estrada de terra consegui, com carga de aproximadamente 500 kg, 7,4 km/l;
    No asfalto, andando na maciota, é possível chegar aos 8 ou 8,5 km/l;
    Na cidade, dependendo do pé a "coisa" fica entre 6 e 7 km/l;
    Não é muito econômico, para um carro a gasolina, mas pelo peso do mesmo está razoável;
    E este consumo é melhor que com o antigo 6 cilindros Willys;
    Não esqueçamos que o meu carro é 4x2, ou seja, nada de reduções que aumentam o consumo;

Outros detalhes:
    1 - Relação de diferencial - 44 x 9 - um pouco curta mas com primeira e segunda marchas bem fortes. Para maior economia e velocidade final creio que 47 x 11 seria o ideal;
    2 - Rodas aro 15, da F 1.000 - Pneus 225 75 15 da S 10;
    3 - A opção pelo câmbio Clarck, além da confiabilidade e facilidade de adaptação, está na intenção que tenho de adaptar, no futuro, um motor diesel. Com a configuração que tenho atualmente, e dependendo do motor, talvez seja necessário somente uma flange para acoplamento, pois esta configuração aguênta o tranco de um motor diesel;

Saudações Ruralinas

motor

Walther, vc teria condições de postar umas fotos para mostrar como ficou a adptação

Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Caro Colombo1,

Eu moro em São Paulo - capital, e a minha Rural, infelizmente está no interior de Minas na casa da minha mâe;
    Deixo a mesma lá, pois gosto de usá-la para pescar e o rio São Francisco está à apenas 09 km de distância. Está bem perto da represa de Furnas, também;
    Além da Rural, tenho uma tralha completa para pesca - barco, motor de popa, etc....
    Pretendo ir para lá nesta semana ou na outra;
    Tirarei fotos de todas as adaptações e postarei aqui no site;
    Já devia ter feito isto, mas sabe como é, né? Fui enrolando e até agora não tirei as fotos;
    As adaptações foram bem feitas;

Qualquer dúvida estou a sua disposição;

Saudações Ruralinas

Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Colombo,

Demorou mas aí vão as fotos da adaptação do motor Opala 4cc e do câmbio Clarck 5marchas;

PS - não consegui postar as imagens pois os arquivos são muito grandes (12MB);

Se você quiser posso enviar por e-mail. Fiz isto hoje para o Gilson Correia que forneceu-me o seu e-mail particular

Abraços,

E saudações Ruralinas

Walther PPK

Fala Amigo Colombo, infelizmente vc vai ter que mexer na travessa sim, e talvez vai ter que jogar o conjunto um pouco para o lado pois se vc tá com as pedaleiras embaixo, o pedal do freio vai bater na caixa seca, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, mete o bichinho na viatura que vale a pena o trabalho

Fala Colombo, blz ?? Cara, pq vc naum coloca um clarkette 5m ??? Já que vc quer jogar o motor mais pra frente e naum quer mexer nem na posição do câmbio, nem nos cardãs. Eu acredito que fique em cima se vc colocar um clarkette 5m, pois ele é + ou - 10 cm mais comprido que o willys. . . e ainda vc conta com mais 2 cm + ou - da flange. . .

[ ]´s
    Dias

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4347
      Última resposta: 27/06/2024, 12:00
    2. Adaptação Motor x Cambio p/ F75
      Por Alexandre_TaboãodaSerra no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 22
      Última resposta: 01/02/2020, 21:53
    3. Adaptação de motor no RJ.
      Por julhos no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2