Olá pessoal, sou Keyothor. Sou novo no 4x4 e preciso de ajuda. Comprei recentemente uma F75 ano 1972, com motor de opala 4cc e cambio tambem do opala 5 marchas, minha intenção é melhorar ela no que for possível sem muitos gastos, mas com muita dedicação, eu mesmo quero fazer tenho uma certa habilidade manual, principalmente com mecanica, ja refiz o motor da 2 carros juntamente com meu irmão. Meu problema é que não tenho muita noção em adaptações, mas estou disposto a tentar. por isso gostaria que me ajudassem com sugestões e me explicassem as melhores peças e melhores maneiras de serem adaptadas.
Keyothor legal mais um, se você já tem o sistema do opala legal, mas se ainda não comprou da uma pesquisada no sistema da S-10, eu tenho a do santana na minha e ficou muito bom, só que se fosse fazer hoje seria da S-10, abraço
Postado originalmente por keyothor459
pessoal decidi instalar a direção hidraulica do opala.
Obrigado Lopes pela dica, eu ainda não tenho o sistema, por isso, seguirei o seu conselho e vou pesquisar valores e forma de instalar (adaptar), minha grande preocupação é realmente essa etapa, não tenho idéia de como fazer. Por que hoje você usaria a S10?
Abraços
Caro colega, existe uma serie de razões para vc instalar, a da S10 ou Blazer, são iguais!
è uma caixa mais moderna, onde voce pode colocar o conjunto completo, coluna de direção, volante e usar caixa de seta , mais moderna!
Outro motivo a reposição de peças, é mais facil de se fazer, pela, facilidade de encontrar essas peças, pois o carro esta sendo fabricado ainda!
Completando a S10 tem tamanho e peso similares a F 75, portanto, sua segurança em tal item de tanta importancia,, se encaixaria melhor com o que vc pretende adaptar, fiquei muito bem servido nesse item , outra dica use o braço pitman, da F1000,que ela vai esterçar bastante, com o original da S 10 não esterça nada!
Abaixo vai um video eu manobrando com essa caixa :
Santista obrigado pela dica, é disso que eu preciso, sua dica com a explicação é muito bem vinda, agora preciso de mais uma informação a adaptação exige muita experiência ? é muito complicada de ser feita?
Acompanho os videos de sua F75 a algum tempo, parabéns você fez um excelente trabalho.
Agora falando de motor e cambio, a minha F esta com motor de opala 4cc e cambio 5 marchas tbm do opala, eu andei lendo por aki que é um bom motor pra quem não tem intenção de exigir demais da F. Meu uso é praticamente igual ao seu, poder ir por sito no final de semana os trechos que eu passo de terra é pouco, aproximadamente 300mt de bom chão batido, eu tenho um motor 6cc, 3.0 18 valvulas do Mazda Mpv, mas me falta o cambio automatico pra fazer o par, o que você acha deve novo ''coração''?
Santista obrigado pela dica, é disso que eu preciso, sua dica com a explicação é muito bem vinda, agora preciso de mais uma informação a adaptação exige muita experiência ? é muito complicada de ser feita?
Acompanho os videos de sua F75 a algum tempo, parabéns você fez um excelente trabalho.
Agora falando de motor e cambio, a minha F esta com motor de opala 4cc e cambio 5 marchas tbm do opala, eu andei lendo por aki que é um bom motor pra quem não tem intenção de exigir demais da F. Meu uso é praticamente igual ao seu, poder ir por sito no final de semana os trechos que eu passo de terra é pouco, aproximadamente 300mt de bom chão batido, eu tenho um motor 6cc, 3.0 18 valvulas do Mazda Mpv, mas me falta o cambio automatico pra fazer o par, o que você acha deve novo ''coração''?
Abraços
Abraços
Voce pretende fazer essa adaptação?
Se for voce, acredito que voce vai ter que ter muita orientação, em relação a essa adaptação, aconselho, voce fazer na Josewall 4x4! Josewal4x4
eles são especialistas nisso, la voce pode comprar a caixa de direção, e tudo mais, é melhor, pois eles te dão garantia nas peças, a a adaptação, fica muito boa como pode perceber!
O preço não é tão salgado, se voce falar com o dono, ele é muito gente boa, e te atende muito bem!
Em relação ao motor, eu prefiro um 6 cilindros, o 4cc usam muito para trilha, ai é questão de gosto pessoal!
Esse motor não conheço, mais a marca é excelente!
Se precisar tenho o Cambio automatico ZF, 4 marchas zeradinho, pra vender, só não sei te dizer, se é possivel ,colocar na sua reduzida, não sei qual é?
Dependendo, do que for sua reduzida, os especialistas do forum, lhe dirão se é possivel, ou não, se for pode ficar com meu cambio, que esta perfeito e te dou garantia de 3 meses!
Grande Santista. Acabo de entrar em contato com a josewal4x4 agora estou no aguardo de uma resposta, gostaria de resolver isso ainda este ano, mas se bem que 2012 esta chegando, espero que o planeta não acabe...rsrsrsrs eu só quero o kit, a instalação eu mesmo quero fazer, gosto de por a mão na maquina e entender na pratica como tudo funciona, sem dizer que acaba aliviando a carga de stress acumulada pela correria do dia a dia.
Falando de motor, cambio e reduzida...tenho interesse no seu cambio, mas terei que ficar com os meus pelo menos até fevereiro, você sabe bem, inicio de ano não é facil, as contas triplicam, precisamos primeiro saber se é possivel ligar ele ao motor, sou um apaixonado pelo cambio automático, posso dizer que ele me da mais prazer em dirigir, contrariando alguns amantes de automoveis que ainda tem esse facinio por cambiar manualmente.
Preciso de mais uma ajuda, estou com problemas simples no sistema de frenagem mas ja gostaria de aproveitar e trocar por freios a disco, você teria alguma dica do que devo usar?
Grande Santista. Acabo de entrar em contato com a josewal4x4 agora estou no aguardo de uma resposta, gostaria de resolver isso ainda este ano, mas se bem que 2012 esta chegando, espero que o planeta não acabe...rsrsrsrs eu só quero o kit, a instalação eu mesmo quero fazer, gosto de por a mão na maquina e entender na pratica como tudo funciona, sem dizer que acaba aliviando a carga de stress acumulada pela correria do dia a dia.
Falando de motor, cambio e reduzida...tenho interesse no seu cambio, mas terei que ficar com os meus pelo menos até fevereiro, você sabe bem, inicio de ano não é facil, as contas triplicam, precisamos primeiro saber se é possivel ligar ele ao motor, sou um apaixonado pelo cambio automático, posso dizer que ele me da mais prazer em dirigir, contrariando alguns amantes de automoveis que ainda tem esse facinio por cambiar manualmente.
Preciso de mais uma ajuda, estou com problemas simples no sistema de frenagem mas ja gostaria de aproveitar e trocar por freios a disco, você teria alguma dica do que devo usar?
abraço
Eu usei na minha dianteira, discos ventilados da F1000, pinças da Ranger,, foi o unico que resolveu meus problemas como esta escrito no topico!
Na traseira useu um kit vendido pela garra 4x4, o kit dianteiro deles não serviu, e servofreio da S10 CD a diesel, ,maravilhosa adaptação, depois de muito penar!
Quanto ao CA, esto pronto a negociar, e te dar uma chance de ter um cambio, perfeito!
Grande abraço!
Obrigado Lopes pela dica, eu ainda não tenho o sistema, por isso, seguirei o seu conselho e vou pesquisar valores e forma de instalar (adaptar), minha grande preocupação é realmente essa etapa, não tenho idéia de como fazer. Por que hoje você usaria a S10?
Abraços
Está ai os motivos, o Santista disse tudo e mais um pouco, acho que quem mais entende desse sistema aqui no forum é o Santista ele passou por todas as etapas, abraço
Bom te ver por aqui me ajudando nessa incurssão mecanica que estou disposto a travar, agora preciso de uma ajuda na questão de instalação (adaptação), eu sou do tipo faça você mesmo, pra que isso de certo preciso de uma ajuda dos amigos, com dicas do que usar e qual a melhor forma. O Santista tem me dado boas dicas, se você puder fazer o mesmo ficarei muito grato, estou com pequenos problemas no sistema de freios, você pode acresentar algo sobre o que devo colocar no lugar do sistema original?
Santista, recebi a resposta da josewal4x4 e não fiquei muito contente com o que li... primeiro eles não estão trabalhando com o sistema de direção da S10 e o custo que eles me cobraram pela instalação do sistema do opala me assustou (R$ 2.500,00) isto esta correto? eu não sei como é a cotação de mercado pra adaptações, mas mesmo assim eu achei o preço over. Eu ainda estou em processo de pesquisa e o que li por aqui no forum, não é muito complicado a instalação, acredito que posso com a ajuda da turma do 4x4 instalar, portanto conto com a ajuda de todos.
Cada dia que passa fico mais envolvido no mundo 4x4 acho que peguei a febre, meu irmão diz que agora eu só falo de F75...tenho lido o passo a passo da reforma da sua estou na pagina 27 (13/07/2009) e fiquei impressionado com tudo o que fez nela até este ponto imagino como ela deve estar hoje, tenho vontade de copiar muito do que fez, mas levarei muito tempo pra chegar no estágio em que li até o momento percebo que o gasto foi muito alto, acredito que dentro de uns 10 anos eu consiga chegar lá... acompanhando o seu forum, percebi que é mutio grato ao Celso que te fez boa parte dos serviços na sua F, será que depois você poderia me passar o contato dele ?
Não estou contrariando o que disse antes,porém tem algumas coisas que precisarei das mãos de profissionais na minha F75 (Doroth), como por exemplo o tapeceiro que fez os serviços na sua belezura, o cara é muito bom.
Mais uma vez agradeço a ajuda, e parabéns pelo conjunto da obra...