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Convex Datacenter
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  • #1
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    25/01/2012
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    Instalação elétrica da Rural




    Olá,

    Sou novo aqui no fórum e logo de cara gostaria de tirar uma dúvida sobre a ligação do alternador da minha Rural 1967.
    Bem, ela está com a mecânica 6cc do opala e não faço ideia de como fazer a ligação do alternador. Se alguém puder me explicar a ligação completa ficaria muito agradecido, pois assim poderei ouvir o ronco do 6 caneco sem "comer" toda a bateria (brincadeiras a parte). Pelo que vi no alternador, há apenas 2 terminais. Segue abaixo uma foto do alternador.



    Desde já agradeço!

  • #2
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    25/01/2012
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    Outra coisa. Este modelo de alternador possui regulador de voltagem interno?

  • #3
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por caiogg Ver Post
    Outra coisa. Este modelo de alternador possui regulador de voltagem interno?

    Não, vc precisa de uma caixinha externa...

    Vc ja testou ele num auto eletrico pra ver se esta funcionando?
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #4
    Citação Postado originalmente por caiogg Ver Post
    Outra coisa. Este modelo de alternador possui regulador de voltagem interno?
    Amigo Caiogg, bom na minha rural eu estalei o alternador do tempra de 120 amp, Mas levei em um eletrecista , nao quis correr ricos de queimar ou coisa assim, Tambem mandei faser toda mas toda a parti eletrica da minha rural. Coloque fotos da Rural para vermos.
    Rural Ano 1975 ( Motor Ibf 161 )
    Traçao 4x4 e Redusida.5 Marchas
    Em breve Pronta para Rodar.

  • #5
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    Caiogg este alternador é original do opala e tem regulardor interno pela foto me parece o alternador grande (existe nos opalas tambem um pequeno se não me engano de 40A) este da conta do recado na viatura tenho na rural um igual a este e a minha rural tem ventuinha eletrica vidros eletricos etc. a ligação dele é muito simples são três fios no plug (se não me engano tem um simbolo de "b+") é a ligação da lâmpada do alternador que vem do painel, no terminal com a porca maior (tem um "+") e onde tem um isolador de plastico é ligado diretamente na bateria com fio bem grosso (você tambem pode ligar a partir diretamente nele o positivo para alimentar grandes cargas como os faróis por exemplo) e o outro terminal (da porca menor e onde tem tambem um simbolo "-") você faz um bom aterramento sugiro utilizar tambem um fio da mesma bitola do positivo.

  • #6
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    Caro Marco-Maga e dinyursopanda, não levei pra testar pois quando comprei o motor estava no carro e funcionando. Na verdade nem foi retirado de um opala, este motor era de uma A-20 (ex ambulância) que um rapaz comprou de um leilão para usar a carroceria e me vendeu toda a mecânica (motor, cambio e diferencial). Logo postarei fotos da Rural!

    Georgevalle, é o alternador grande sim, imaginei que fosse suficiente por se tratar de uma ex-ambulância. Vou fazer a ligação do alternador este fim de semana e depois direi se deu certo.

    Agradeço a todos pela ajuda e terei um imenso prazer em ajudá-los quando precisarem.

  • #7
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    Caros amigos, gostaria de saber se é possível fazer a seguinte adaptação no comando do limpador de para-brisas. Bem, originalmente o limpador de para-brisas era acionado pelo botão do painel e funcionava em 2 velocidades. O que quero fazer é manter o motor original da Rural e passar o comando de 2 (I-lenta sem temporizador e II-rápida) para 3 velocidades (I-lenta com temporizador, II-lenta sem temporizador e III-rápida). Usarei o comando da Coluna de direção do Opala 1988. Isso é possível apenas colocando um relé com temporizador ou isso pode prejudicar o motor do limpador?

  • #8
    Citação Postado originalmente por caiogg Ver Post
    Caros amigos, gostaria de saber se é possível fazer a seguinte adaptação no comando do limpador de para-brisas. Bem, originalmente o limpador de para-brisas era acionado pelo botão do painel e funcionava em 2 velocidades. O que quero fazer é manter o motor original da Rural e passar o comando de 2 (I-lenta sem temporizador e II-rápida) para 3 velocidades (I-lenta com temporizador, II-lenta sem temporizador e III-rápida). Usarei o comando da Coluna de direção do Opala 1988. Isso é possível apenas colocando um relé com temporizador ou isso pode prejudicar o motor do limpador?
    Na minha Rural estalei os bracinhos do fiat 147 com motorsinho boch do gol com temporisados, sao 3 estagios, estalei na coluna da ecoesport, nao tive ploblema algum , mas foi o eletrecista que estalou.
    Rural Ano 1975 ( Motor Ibf 161 )
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  • #9
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    caiogg basta instalar o relê temporizador pois o I-lenta com temporizador quem faz é o relê sem nenhuma alteração no motor do limpador (somente nos casos dos limpadores mais modernos onde chegam varios fios no motor e tem variação no tempo de acionamento como é o caso das S-10 e etc.), qualquer eletricista faz a ligação do relê para você.

  • #10
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    Muito obrigado Georgevalle, acredito que pode ser qualquer relé desde que tenha temporizador, certo?

  • #11
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    O mais facil é conseguir o rele temporizador dos opala pois a ligação dele independe de qualquer outra informação do motor do limpador e é bem simples de fazer.

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