estou tentando instalar um rádio cheio de frescura e empaquei em dois pontos da instalação elétrica:
1) Qual é o fio na ignição correspondente a posição "acessórios"? Na ignição original, segundo o manual, seria a posição III, "ignição ligada". Alguém sabe?
(Sei que a turma costuma ligar junto com o 12V direto, mas quero que o rádio desligue com a chave)
2) Será que posso usar um fio do interruptor de iluminação ou do potenciômetro para o fio de "iluminação" do rádio? Bah, acho que preciso saber primeiro quanto vai nesse fio...
estou tentando instalar um rádio cheio de frescura e empaquei em dois pontos da instalação elétrica:
1) Qual é o fio na ignição correspondente a posição "acessórios"? Na ignição original, segundo o manual, seria a posição III, "ignição ligada". Alguém sabe?
(Sei que a turma costuma ligar junto com o 12V direto, mas quero que o rádio desligue com a chave)
2) Será que posso usar um fio do interruptor de iluminação ou do potenciômetro para o fio de "iluminação" do rádio? Bah, acho que preciso saber primeiro quanto vai nesse fio...
Aceito chutes (ai!) informados!
Abs,
Valdomiro
Prezado Valdomiro, como diria "Jack", vamos por partes.
Porquê (desculpe se entou sendo intrometido (ops)) você QUER que o rádio desligue na chave? Pense bem, se você estiver parado numa praia deserta, namorando e quiser colocar aquela trilha de fundo, você vai ter que ficar com a chave ligada. Isso que dizer também bobina ligada e outras coisas idem, certo? Ou então, se você não namora mais nesses lugares desertos e cheios de mosquitos, ladrões e etc., mas, está em sua garagem, num domingo chuvoso, "bolinando" no seu NIVA e dá vontade de escutar Agnaldo Rossi, cantando "garçon, aqui ...", você vai ter que ficar com a ignição ligada. Isto quer dizer também...
É por isso que até as montadoras colocavam os rádios (na época que carro saía de fábrica com rádio) ligados "direto".
Se o seu medo é você esquecer o rádio ligado e descarregar a sua bateria (a do carro), não se preocupe, isso só vai acontecer se você esquecer o rádio ligado uma semana e a sua (do carro) bateria estiver muito ruim.
Se ainda assim, você quer ligar o rádio de forma a desligar junto com a chave de ignição, use uma lampâda de 12 Volts ligada a dois fios. Um deles, ligue direto a um ponto da carroceria ou ao negativo da bateria (-) e o outro vá tocando nos terminais da caixa de fusíveis com a chave ligada. Quando a lâmpada acender, desligue a chave, se a lâmpada apagar... pronto, você achou um lugar para ligar o positivo (+) do seu rádio.
O importante é que você instale um fusível adequado ao consumo do equipamento em questão. Normalmente esse fusível já acompanha o rádio. Antes que você me diga que quer usar o fusível original, do porta fusíveis do NIVA, veja se o mesmo é da mesma amperagem do fusível recomendado pelo fabricante do rádio. No rádios antigos (quando eram só rádios), o consumo (corrente, ampéres) era bem mais baixo.
Com o fio da "iluminação" do rádio, você faz a mesma coisa, só que ao invés de ir "tocando" os terminais da caixa de fusíveis, vá ao terminal de uma lâmpada de iluminação do painel.
ATENÇÃO: Consulte o manual que vem com o seu rádio para não trocar fios ou inverter as polaridades. Se você não se sentir totalmente seguro em realizar esse serviço, aconselho a contratar o serviço de um profissional especializado. NÃO ME RESPONSABILIZO POR ACIDENTES DECORRENTES DA INSTALAÇÃO INADEQUADA DO EQUIPAMENTO, TAIS COMO: QUEIMA DO RÁDIO, MAU FUNCIONAMENTO OU INCÊNDIO/EXPLOSÃO DO NIVA E INSTALAÇÕES PRÓXIMAS E DEMAIS DANOS PESSOAIS E MATERIAIS SOFRIDOS POR TERCEIROS OU ELETROPLESSÃO DO PROPRIETÁRIO DO NIVA.
Prezado Valdomiro, como diria "Jack", vamos por partes.
Grande Bacalhau, ainda está com o quadro torto? Já passou no ciborgue?
Postado originalmente por BACALHAU
Porquê (desculpe se entou sendo intrometido (ops)) você QUER que o rádio desligue na chave?
Não quero dar mole e esquecer o rádio ligado no estacionamento, por exemplo.
O caso é que o amplificador que acompanha esse rádio vai mamar minha bateria )
Isso que dizer também bobina ligada e outras coisas idem, certo?
Certo, em termos. Meu carro já é ignição eletrônica, e nessa vem embutido aquele circuitinho (esqueci o nome) que corta a bobina depois de um tempo sem atividade.
Ou então, se você não namora mais nesses lugares desertos e cheios de mosquitos, ladrões e etc.,
A primeira "dura" na Reserva da Barra da Tijuca, ninguém esquece. Saudosa Belina GLX... a menina já esqueci quem era.
... pronto, você achou um lugar para ligar o positivo (+) do seu rádio. O importante é que você instale um fusível adequado ao consumo do equipamento em questão.
Na verdade, já achei dois fusíveis "vagos", mas quem disse que acho na caixa os fios relativos a eles?
Estou sabendo do detalhe do fusível (10A), inclusive instalei o fio direto para a bateria também com fusível, num porta-fusível perto da bateria (assim como o do amplificador).
Com o fio da "iluminação" do rádio, você faz a mesma coisa, só que ao invés de ir "tocando" os terminais da caixa de fusíveis, vá ao terminal de uma lâmpada de iluminação do painel.
Boa, vou fazer isso. Mas vou no meu multímetro velho de guerra. Minha dúvida quanto a essa ligação é se ela deve receber toda a amperagem ou apenas um "sinal". Ainda não descobri isso.
...OU ELETROPLESSÃO DO PROPRIETÁRIO DO NIVA.
Tudo bem, não tem nenhum eletricista com Complexo de Cebolinha por aqui.
Valeu, grande abraço Bacalhau! Com cuidado para não estragar a lanternagem...
Caro Jonatars, ao contrário do que o Valdomiro pensa, "eletroplessão" não tem nada a ver com eletricista com complexo de Cebolinha e nada mais é do que morte ocorrida em conseqüência de descarga elétrica acidental, ao passo que eletrocutado seria o sujeito que foi morto intencionalmente por uma descarga elétrica (p.ex.: condenados à morte na cadeira elétrica).
Boa noite camarada VKASP!
Conta pa nois aew que som emperequetado eh esse aih????
Antes de tudo, qual é a desculpa de vocês para postarem a essa hora? Eu estou trabalhando (ou devia estar...)
Mas então, o som é normal, um JVC KD-HDW10, amplificador Profile AP1040 em 80watts x 2 + 225w em bridge, kit componente Sony BG170S. Falta um sub "free-air" que ainda não e$$$colhi.
O ideal seria ter mais um amp. mono, mas isso iria complicar a instalação e levar meu bolso a níveis críticos. Um subwoofer "encaixotado" também seria bom, mas eu preciso da mala do carro...
Agradecimentos aos empresários de fronteira , que tornaram tudo isso possível.
Vou opinar a respeito disto. No meu Niva tenho um toca-fitas Pionner e fitas, sim senhor, numa caixinha. Acho ( opinião minha ) que CD Player não fecha com um Niva. Mesmo pq, desconheço algum que não pule com trancos fortes. Mesmo no uso na cidade. Além do que, vc pode adaptar um tocador de MP3 com FM, enviando o sinal para o Tuner do toca-fitas. Vc tem 1, 2, gigas de música sem aquela coisa de arranhar cds. É legal, ver alguém entrar no Niva e fazer aquela cara de espanto e dizer: -Toca-fitas !? Um Pionner se compra bem barato no Mercado Livre. Ou um TKR, um Bosch a las antigas. Dá aquele charme ao Nivinha. Coisa meio retrô, saudosista. Bom, eu aprecio estas coisas.
É só uma opinião.
... Além do que, vc pode adaptar um tocador de MP3 com FM, enviando o sinal para o Tuner do toca-fitas. Vc tem 1, 2, gigas de música sem aquela coisa de arranhar cds. ...
Embora por motivos diferentes, sou da mesma opinião do Carlos Alberto.
No Pangaré, pretendo colocar apenas um rádio, um bom rádio.
Voltando no tempo, alguém se lembra do "Rio de Janeiro". Era um excelente rádio. Ainda tenho um guardado em algum lugar.
Pois é, com um MP3 desses com transmissor FM acoplado, você tem música de qualidade, sem ter de ficar com um estojo de fitas K7 (já faz tempo que joguei todas fora) ou um estojo de CDs.
No Mercado Livre, vi um que é ligado ao acendedor de 12 Volts, funciona com um cartão SD e é bem pequeno. Transmite as músicas por FM para o rádio do carro.
Meus motivos? Evitar os amigos do alheio, principalmente nas grandes cidades, que não podem ver um som bonito no carro dos outros. Além do quê é muito, mas muito mais barato do que qualquer um desses equipamentos convencionais, mesmo os de "fronteira".