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  • #1
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    26/01/2007
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    É Marcos relata para gente.
    Rodolfo Caldeira
    Path 94/95 - 2.7TD - Jamanta Negra
    Path 93/94 - do pai

  • #2
    Caros, boa noite.
    Eu e minha esposa estamos percorrendo a Estrada Real saindo de Ouro Preto com destino a Paraty, utilizando o tracklog disponível no Wikiloc.
    Vou relatando aqui os acontecimentos por dia:

    Dia 09/01/2012
    Saída de Jundiaí/SP no período da tarde. Viajamos até a cidade de Perdões/MG onde somente pernoitamos.

    Dia 10/01/2012
    Saímos de Perdões/MG com destino a Ouro Preto/MG. O caminho recomendado pela concessionária rodoviária era irmos até Belo Horizonte de depois até Ouro Preto para evitarmos as estradas interditadas, mas devido a isso pegamos horas de congestionamento em Betim e Belo Horizonte, chegando a tarde em Ouro Preto. Em Ouro Preto tivemos a oportunidade de visitar várias igrejas e museus.

    Dia 11/01/2012
    Visita a Ouro Preto para conhecer o máximo de atrações possíveis.

    Dia 12/01/2012
    Saída de Ouro Preto, passando por São Bartolomeu, Glaura, Santo Antonio do Leite e Congonhas, onde estamos hospedados.
    Apesar das fortes chuvas, o caminho esta tranquilo, muita lama e buracos, mas nada que comprometa o passeio. No trecho entre Ouro Preto e São Bartolomeu, a estrada de terra esta interrompida devido a desmoronamento de encostas e com isso tivemos que pegar um caminho alternativo. Entre São Bartolomeu e Glaura, a trilha esta perdida em meio ao mato não sendo possível passar, mesmo em veiculo 4x4, devido a isso tivemos que pegar um caminho alternativo seguindo as placas no local. Entre Santo Antonio do Leite e Lobo Leite, 500 metros após o pontilhão, as fortes chuvas que castigam a região derrubou a ponte (trecho pavimentado e ponte de concreto) não sendo possível a passagem. Tivemos que retornar até a mineradora e atrevessa-lá saindo diretamente na BR próximo a Congonhas. Como saímos diretamente em Congonhas, abortamos passar por Lobo Leite. Congonhas esta se recuperando de uma enchente que acabou com a parte baixa da cidade. Amanhã iremos visitar os pontos atrativos da cidade e continuar a expedição.

    Abraços a todos e assim que tivermos novas noticias, iremos alimentando o tópico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho-img_9899.jpg   Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho-img_9933.jpg   Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho-img_0088.jpg   Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho-img_0419.jpg   Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho-img_0464.jpg  
    "Não é a cerca que segura o boi e sim o capim que ele come."
    f/engasopu

  • #3
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    Prezado JC,

    Que bom que voce esta postando noticias sobre a Estrada Real. Eu ja estava achando que este topico estava morto..... rsrsrsrsrs
    O trecho que voce esta realtando eu nao fiz ainda, mas pretendo faze-lo em breve.
    Vai ser muito bom ler noticias sobre a ER. Acho que, assim como eu, (tambem viagei pela ER - trecho de Ouro Preto a Diamantina) nesta epoca do ano e tambem peguei um tanto de chuva pelo caminho.
    Abortei minha viagem em Tiradentes pois para baixo a coisa estava muito complicado.
    Aguardo noticias sua...
    Abracos e BOA VIAGEM.......

    Carlos Riehl

  • #4
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    Thumbs up Retomando o RELATÓRIO FOTOGRÁFICO!


    Amigos, inicialmente desculpem o longo tempo "ausente" do tópico! Guardei o restante das fotos, aguardando uma oportunidade. Desde o início dessa maratona, em novembro de 2009, busquei meios para relatar a nossa "caminhada", de forma que possibilitasse uma espécie de roteiro, para possíveis consultas.

    Pois bem, por motivos particulares, precisei fazer duas interrupções: A primeira, ainda em fevereiro de 2010, conforme essa screen:







    A segunda "parada", ocorreu em outubro de 2010 [screen abaixo]:






    Dessa data até a presente, não mais escrevi no tópico. Desculpem, mas não foi por falta de compromisso e educação! Durante todo esse tempo, aconteceram algumas mudanças, de natureza profissional e pessoal. Tudo "a seu tempo". O mais importante é que não foi uma interrupção definitiva.

    Para facilitar o acompanhamento, transcrevo abaixo, o roteiro completo.




    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post


    1. Caminho dos Diamantes:

    1.1 Diamantina => [Vau] S. Gonçalo do Rio das Pedras, 32 quilômetros;
    1.2 SGRP => [até Milho Verde, 6 e de Milho Verde a Capivari, mais 15] Serro, 30 quilômetros;
    1.3 Serro => Alvorada de Minas, 18;
    1.4 Alvorada de Minas => Itapanhoacanga, 16;
    1.5 Itapanhoacanga => Sto Antônio do Norte [Tapera], 13;
    1.6 SAN => [CMD, 33] Córregos, 11 ;
    1.7 Córregos => Conceição do Mato Dentro, 23;
    1.8 CMD => Morro do Pilar, 27;
    1.9 Morro do Pilar => Serra do Cipó, 57 ;
    1.10 Serra do Cipó => Morro do Pilar, 57;
    1.11 Morro do Pilar => Itambé do Mato Dentro, 35;
    1.12 IMD => Ipoema, 31;
    1.13 Ipoema => Bom Jesus do Amparo, 13;
    1.14 BJA => Cocais, 25;
    1.15 Cocais => Barão de Cocais, 14;
    1.16 BC => [Pq do Caraça, 25] Sta Bárbara, 17;
    1.17 SB => Catas Altas, 20;
    1.18 CA => Sta Rita Durão, 18;
    1.19 SRD => [Bento Rodrigues, 10] Camargos, 17;
    1.20 Camargos => Mariana, 18;
    1.21 Mariana => Ouro Preto, 11.


    2. Caminho Velho:

    2.1 Ouro Preto => [S. Bartolomeu, 18] Glaura, 28;
    2.2 Glaura => [Cachoeira do Campo, 8] Sto Antônio do Leite, 15;
    2.3 SAL => [Eng Correia, 109 e Miguel Burnier, 7] Lobo Leite, 137;
    2.4 LL => Congonhas, 7;
    2.5 Congonhas => Pequeri, 13;
    2.6 Pequeri => São Brás do Suaçaí, 9 [intransitável com veículo quatro rodas!];
    2.7 SBS => Entre Rios de Minas, 19;
    2.8 ERM => Casa Grande, 31 [cancela fechada a cadeado!];
    2.9 Casa Grande => Lagoa Dourada, 28;
    2.10 LD => Prados, 20;
    2.11 Prados => [Bichinho] Tiradentes, 18;
    2.12 Tiradentes => SJdelRei, 10;
    2.13 Tiradentes => [Rio das Mortes] S. Sebastião da Vitória, 24;
    2.14 SSV => Caquende, 23;
    2.15 Caquende => [... travessia via balsa; represa] Capela do Saco, ND;
    2.16 CS => Carrancas, 30;
    2.17 Carrancas => Traituba, 31 [abortamos; muita chuva!];
    2.18 Traituba => Cruzília, 37;
    2.19 Cruzília => Caxambu, 28;
    2.20 Caxambu => Aiuruoca, 166;
    2.21 Aiuruoca => Alagoa, 30;
    2.22 Alagoa => Itamonte, 35;
    2.23 Itamonte => Campo Redondo, via estrada Alagoa/Itamonte, 30;
    2.24 Campo Redondo => [ via Fragária] => Garganta do Registro, 25;
    2.25 Garganta do Registro => Itamonte [via BR-RJ-354], 19;
    2.26 Itamonte => Caxambu [retornando], 49;
    2.27 Caxambu => [Baependi] S. Lourenço, 25;
    2.28 SL => Pouso Alto, 14;
    2.29 PA => Itamonte, 25;
    2.30 Itamonte => Itanhandu, 11;
    2.31 Itanhandu => Passa Quatro, 13;
    2.32 PQ => Vila do Embaú, 32;
    2.33 VE => Guarátinguetá, 38;
    2.34 Guará => Cunha, 50;
    2.35 Cunha => Parati, 56 [trecho de terra interditado].


    A partir do próximo post, retomaremos a sequência, seguindo do item 2.13:


    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    2.13 Tiradentes => [Rio das Mortes] S. Sebastião da Vitória, 24;
    2.14 SSV => Caquende, 23;
    2.15 Caquende => [... travessia via balsa; represa] Capela do Saco, ND;
    2.16 CS => Carrancas, 30;
    2.17 Carrancas => Traituba, 31 [abortamos; muita chuva!];
    2.18 Traituba => Cruzília, 37;
    2.19 Cruzília => Caxambu, 28;
    2.20 Caxambu => Aiuruoca, 166;
    2.21 Aiuruoca => Alagoa, 30;
    2.22 Alagoa => Itamonte, 35;
    2.23 Itamonte => Campo Redondo, via estrada Alagoa/Itamonte, 30;
    2.24 Campo Redondo => [ via Fragária] => Garganta do Registro, 25;
    2.25 Garganta do Registro => Itamonte [via BR-RJ-354], 19;
    2.26 Itamonte => Caxambu [retornando], 49;
    2.27 Caxambu => [Baependi] S. Lourenço, 25;
    2.28 SL => Pouso Alto, 14;
    2.29 PA => Itamonte, 25;
    2.30 Itamonte => Itanhandu, 11;
    2.31 Itanhandu => Passa Quatro, 13;
    2.32 PQ => Vila do Embaú, 32;
    2.33 VE => Guarátinguetá, 38;
    2.34 Guará => Cunha, 50;
    2.35 Cunha => Parati, 56 [trecho de terra interditado].


    Antes porém, colocarei mais algumas fotos de Tiradentes/Bichinho e Prados. Sem desmerecer os demais locais - que nos permitiram desfrutar daquela que consideramos a "melhor viagem", de carro, que fizemos -, acreditamos que Tiradentes e a vizinhança merecem várias imagens e relatos.


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #5
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    Renovando o agradecimento:

    Queremos agradecer, de coração, à hospitalidade e gentileza do amigo Eduardo_Kitzan, que, acompanhado do Cássio e do Pedro, nos possibilitou a alegria de nos conhecermos, trocarmos algumas idéias e almoçarmos juntos no famoso [... e delicioso!] restaurante da simpática D. Ângela, localizado no agradabilíssimo vilarejo "Bichinho". Por lá, o que não falta é foto de gente famosa. E "nóis", ousadamente dentro... Hehehe.


    Em Tiradentes:






    No vilarejo Bichinho, os amigos nos recepcionaram com um delicioso almoço [o Cássio, a minha esposa Ruth, o Eduardo, "o navegante" e o Pedro]:








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  • #6
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    Rota alternativa, partindo de Bichinhos, em direção a Prados, pela Estrada Passos/Parque:










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  • #7
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    2.13 Tiradentes => [Rio das Mortes] S. Sebastião da Vitória, 24 -


    Vilarejo Rio das Mortes:





    Um das centenas de TOTENS, indicando o caminho:





    Os TOTENS ajudam muito, mas é preciso ter atenção:





    Estradinha bucólica:





    A "Dona Zequinha", abrindo uma das centenas de porteiras:





    Embrenhando-se mata a dentro:





    Mãe Natureza. Exuberante! Campos verdejantes:





    A "Dona Zequinha" não é muito adepta a pilotar o Pajerinho, mas aqui assumiu o comando:





    Porteira fechada! Desci para ir verificar a "encrenca":





    Tentando atravessar o riacho. Estreito, mas com "batentes" de lama. Pneus AT! Só passamos, porque pisei fundo.





    Nada radical, mas sem guincho e com pneus inadequados, sozinhos e Deus. Foi adrenalina. Claro que seria moleza, caso estivéssemos participando de uma trilha, com mais carros e pessoas.






    Uma das centenas de fazendas, que encontramos. Haja porteiras:





    A erosão quase tombou o TOTEM:





    Ufa! Asfalto, para irmos lanchar em São Sebastião da Vitória; rumo a Caquende:





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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post

    Amigos, inicialmente desculpem o longo tempo "ausente" do tópico! Guardei o restante das fotos, aguardando uma oportunidade. Desde o início dessa maratona, em novembro de 2009, busquei meios para relatar a nossa "caminhada", de forma que possibilitasse uma espécie de roteiro, para possíveis consultas.

    Pois bem, por motivos particulares, precisei fazer duas interrupções: A primeira, ainda em fevereiro de 2010, conforme essa screen:







    A segunda "parada", ocorreu em outubro de 2010 [screen abaixo]:






    Dessa data até a presente, não mais escrevi no tópico. Desculpem, mas não foi por falta de compromisso e educação! Durante todo esse tempo, aconteceram algumas mudanças, de natureza profissional e pessoal. Tudo "a seu tempo". O mais importante é que não foi uma interrupção definitiva.

    Para facilitar o acompanhamento, transcrevo abaixo, o roteiro completo.








    A partir do próximo post, retomaremos a sequência, seguindo do item 2.13:






    Antes porém, colocarei mais algumas fotos de Tiradentes/Bichinho e Prados. Sem desmerecer os demais locais - que nos permitiram desfrutar daquela que consideramos a "melhor viagem", de carro, que fizemos -, acreditamos que Tiradentes e a vizinhança merecem várias imagens e relatos.


    []s

    Boa Noite Waldir,
    Seguirei fielmente o roteiro aqui mencionado, Quais as cidades aqui mencionadas voce usou para dormir?
    vou sair dia 16/01 para Diamantina e descer o seu roteiro, talves em menos tempo, voce acha necessario fazer reservas em pousadas?

  • #9
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Boa Noite Waldir,
    Seguirei fielmente o roteiro aqui mencionado, Quais as cidades aqui mencionadas voce usou para dormir?
    vou sair dia 16/01 para Diamantina e descer o seu roteiro, talves em menos tempo, voce acha necessario fazer reservas em pousadas?

    Olá, amigo! Por prudência - principalmente se estiver com crianças -, recomendo reservar hospedagem. No meu caso, a esposa é mais "aventureira" - pernoitar, onde der vontade -, e prefere "a emoção". Veja, os [alguns] principais locais onde pernoitamos:


    * Diamantina [3 pernoites_Pouso da Chica, fones 38-3531 6190 - 8825 0375].
    * São Gonçalo do Rios das Pedras [1 pernoite_Pousada Refúgio 5 Amigos_D. Anna fones 38-3541 6037 ou 8818 7635].
    * Milho Verde/Serro [1 pernoite_Pousada Morais fones 38-3541-4014, 8801-9397 e 8802-0373].
    * Conceição do Mato Dentro [1 pernoite_Pousada Serra Velha fones 31-3868-1351 e 3222-2592].
    * Serra do Cipó [1 pernoiet_Pousada Pepalantus, fones 31-3354-8571, 3072-2676 e 9249-8881].
    * Ouro Preto [3 pernoites_Hospedaria Antiga_André Veiga fone 31-3551-2203].
    * Tiradentes [3 penoites_Pousada Vila Real fones 32-3355-1292 e 3355-2164].
    * Caxambu [2 pernoites_Hotel ???].


    Boa viagem! [Se preferir, pode me ligar. MP].



    []s
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Olá, amigo! Por prudência - principalmente se estiver com crianças -, recomendo reservar hospedagem. No meu caso, a esposa é mais "aventureira" - pernoitar, onde der vontade -, e prefere "a emoção". Veja, os [alguns] principais locais onde pernoite






    Boa viagem! [Se preferir, pode me ligar. MP].



    []s


    Obrigado mais uma vez, ja está tudo anotado. Agora e carregar o carro e esperar até amanha (esta é a parte dificil)

  • #11
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    2.14/2.15 e 2.16 - São Sebastião da Vitória/Caquende/Capela do Saco/Carrancas -



    Saindo de São Sebastião da Vitória, rumo a Caquende:





    Na dúvida, nada de GPS, basta "olhar" o totem:





    Chovia. Laminha básica, para ser mais prazeroso:





    Mais placas. Basta manter-se atento e seguir às "ordens" da Dona Zequinha:




    Mais um totem. Cravado no pasto verdejante:





    Placas "particulares"; ajudam muito:





    Chegando na represa [travessia por balsa]. É preciso confirmar os dias e os horários, com antecedência:





    Caquende:





    Nosso Pajerinho "de guerra", subindo na balsa:





    Final da travessia. Capela do Saco:





    Igrejinha, em Capela do Saco:





    Mais uma placa "particular". Complementam as indicações dos totens:





    Estradinha enlameada, rumo a Carrancas:





    Ôpa! Lendo mais informações e "conversando" com as vaquinhas:





    Tempo "fechado", mas não impossibilitava que desfrutássemos do visual da Mãe Natureza:





    A patroa divertindo-se com um avião agrícola. Nesse "deserto", poderia ser "confundido" com um Air Bus A-380 [rindo]:





    Eu, para não perder a oportunidade:





    Avistando Carrancas:





    Laminha, gado e mais Mãe Natureza:





    Carrancas:





    []s
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    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #12
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    2.17 Carrancas => Traituba, 31 [abortamos; muita chuva!];

    2.18 Traituba => Cruzília, 37.


    Saindo de Carrancas. Chuva!





    A chuva deu uma trégua. Fomos conhecer as cachoeiras:






    Mais, a Mãe Natureza:






    Como a porteira estava fechada, fomos à pé. Retornando:





    Placa. Ufa, tinha esquecido do nome. Cachoeira da Fumaça:





    Nosso valente "jipinho", aguardando os navegantes, para prosseguir viagem:





    De volta à estrada, rumo a Cruzília:





    Projeto "Candeal":





    Típica fazenda da região. Visitamos muitas:





    Ôpa! Deixando a vaquinha atravessar:





    Mais uma fazenda. Nessa, não entramos. Gostaríamos, mas chovia e aproximava-se o final da tarde:





    Mais um totem, "denunciando" onde estávamos. Impressionante, como esses "GPS" cravados ao longo da ER, são importantes:





    Estradinha. Visual bucólico e mais "mundo verde":





    Um viçoso milharal:





    Mais uma fazenda. Parada "obrigatória", para papear:






    A "Dona Patroa", apreciando o milharal:





    Ufa! Asfalto. Dispensável, nessa nossa maratona, mas não é possível "fazer tudo", pelo chão natural:






    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
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