PQP Veio .. tu está deixando a gente aqui com uma inveja dos infernos !!!
Parabéns pelos ótimos relatos da viagem!!!
Dona Ruth tbm está pilotando a viatura???
Versão Imprimível
PQP Veio .. tu está deixando a gente aqui com uma inveja dos infernos !!!
Parabéns pelos ótimos relatos da viagem!!!
Dona Ruth tbm está pilotando a viatura???
O "piano antiquíssimo" da foto 1 é um harmônio, uma espécie de órgão, muito usado em igrejas, antigamente (e ainda hoje). Os grandes pedais acionam os foles geradores do vento necessário para que os sons sejam emitidos. De acordo com a Wikipedia, "Um harmônio (português brasileiro) ou harmónio (português europeu) é um instrumento musical de teclas, cujo funcionamento é muito similar ao de um órgão, mas sem os tubos que caracterizam este último. Apesar de feito para uso doméstico, tornou-se um instrumento musical de uso típico em igrejas, por seu tamanho e preço. O som do harmônio é parecido com o do acordeão."
O restaurante é exatamente onde fica (ficava?) o bar no qual tomamos nossos refrigerantes em 1.997. Em 2.006 o local estava fechado.
Véi, tu está mandando muito bem. Show "dimais"!!!
Waldir, estou muito feliz que você esteja gostando. Muito obrigado pela lembrança. Você não tem idéia de como eu gosto dessa região e me emociono com os relatos dos amigos que aí vão. Hoje meu pai está com 92 anos e seus olhos brilham quando fala do Biribiri.
O jazigo é justamente de Dom João Antônio dos Santos, tio bisavô de meu pai. Não me lembro se seu irmão Joaquim Felício dos Santos está enterrado aí também.
Você assistiu ao filme "Minha vida de Menina"? Quem escreveu o livro era uma Diamantinense descendente de ingleses chamada Alice Caldeira Brant, escreveu com o pseudônimo de Helena Morley. Ela dizia que se existe um Paraíso na terra, esse Paraíso se chama Biribiri. Não sei se é fácil encontrar o livro, é bem legal e muito melhor que o filme.
Me lembrei de outra dica em Diamantina. Se for possível, visite a casa onde funciona ( ou funcionava) a biblioteca municipal, no centro. Ela é muito interessante, tem uma antiga senzala nos fundos.
Abraços
Amigos, em atenção aos comentários de vocês, interrompo um pouco a nossa agradável aventura para lhes responder. Vamos lá:
Obrigado, Gustavo. A hospitalidade mineira tem nos possibilitado um início de férias inesquecível. Estamos maravilhados. E olha que teremos uma longa "caminhada" [... quer dizer, viagem] pela frente.
Serjão, o amigo sabe como adoro viajar. Imagine, quando, daqui a alguns anos, eu me aposentar. Vamos virar nômades :dance::dance:... Hehehe.
Gil, deixa de lorota rapá. Só agora que li esse trecho. Sou cabra macho :-P:mrgreen:. Comigo não tens chances... Hehehe.
Petit, estamos maravilhados. Essa viagem estava nos nossos plando há alguns anos. Esses primeiros dias já nos fazem "sentir" o que teremos pela frente. Vilarejo Vau, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro, Córregos, Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro e muito mais. Brigadão. A Ruth só pilotou a Pajerinho um pouco. Ela sabe que sou viciado em volante de carro ;-):smile::smile:... Hehehe.
Sábias explicações Gil. Muito bom contar com gente dedicada e atenciosa como o amigo. Obrigado. Você deveria estar conosco nessa "expedição". Ainda há tempo para se "ajuntar a nóis". Abastece o jipinho e a gente se encontra em SGRP... Hehehe.
Alê, se você não estivesse nos states, desconfio que estaria conosco. O "pobrema" é que a Pajerin caduca, $ei$ caneco$, teria que rebocar a picape que vendestes antes de "sartar" pro Texas :putz::pensativo:... KKKKKKKK.
Newton, igualmente nos sentimos felizes por termos "tocado" o lado emocional do amigo. Também sou de origem interiorana. Minha família sempre viveu em pequenas e simples fazendas de gado. Nasci e me criei [...carrego um imenso orgulho!] numa casa de taipas. Depois de adoslescente fui para a capital para seguir e aprimorar os estudos. Mas, não me afastei da roça. Também adoro minhas raízes culturais. Obrigado pelas novas dicas.
[]s
Bom, quem viaja sabe como é complicado dedicar tempo para relatar durante as aventuras. Lhes prometo um "relatório" quando finalizarmos. Por enquanto, e à medida que formos passeando, a gente vai colocando pequenas amostras fotográficas.
Hoje dedicamos o dia inteiro para visitar a histórica e emocionante Diamantina. Tiramos cerca de quinhentas fotos; isso mesmo! Começamos por JK. A razão para essa minha escolha deve-se à minha admiração pela história desse BRASILEIRO que orgulha a todos nós.
Subimos a Rua São Francisco e, ao chegarmos defronte a casa número 241, paramos, olhamos e... resultado: Quase três horas "estudando" o vasto acervo histórico. Das muitas imagens que vimos, uma especial, me chamou mais atenção. Minha preferida do dia.
Me refiro à foto da Dona Júlia Kubitschek! Linda! Nunca a vi, mas a "viva" imagem me emocionou. Me fez lembrar da falecida minha avó paterna, Dona "Fiinha".
Foto 1: Fachada da casa onde JK viveu parte da vida [... a patroa "fazendo" pose];
Foto 2: Escrivaninha, cadeira e livros do ex-Presidente JK;
Foto 3: Placa do primeiro restaurante popular do Brasil [... não sabia!];
Foto 4: Retrato da Dona Júlia [... simplesmente "irretocável"!];
Foto 5: Cama onde o importante mineiro certamente "pensou" o Brasil.
[]s
E aí, Waldir, não vai entrar no Skype?
[ ]s invejosos de sua viagem
Mais algumas para ir dormir [... amanhã cedo vamos conhecer outras maravilhas!]:
Foto 1: Casa onde nasceu Juscelino K [... fica na Rua Direita, no centro];
Foto 2: Igreja do Bomfim;
Foto 3: Residência do Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina;
Foto 4: Igreja N. Senhora do Carmo;
Foto 5: Catedral Metropolitana_Arquiocese de Diamantina [criada em 6/6/1854 pelo Papa Pio IX].
E a Igreja de São Francisco? Bom, ela merece um capítulo especial. Muito bonita. Aguardem novas emoções.
Boa noite!
[]s
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Hehehe... sei como é, eu também levava bronca por ficar tempo demais na internet, na última viagem (Sul). No entanto, era útil saber a previsão do tempo, detalhes sobre os locais nos quais íamos passar no dia seguinte, etc... :mrgreen: