Beleza de viagem Guilherme!
Belíssimas fotos!! tambem sempre levo meu tripé nessas viagens, mas acabo usando pouco.
Abração e bons planos!
Beleza de viagem Guilherme!
Belíssimas fotos!! tambem sempre levo meu tripé nessas viagens, mas acabo usando pouco.
Abração e bons planos!
Cara,
Parabéns pela viagem e pelos relatos.
Fiz a mesma trip sozinho. Porém, meio aéreo até o Atacama, e meio viário (com uma das Toyotas Land Cruiser das cias) até Uyuni - três dias de viagem, dormindo em hostel de sal, passando frio, na mesma hardtrip. De fato, as paisagens são iradas. A parte boliviana da viagem, apesar de todos os "revés" que o país de lá nos proporciona, penso que somos recompensados com o visual.
E, ver assim, esse relato com todos esses detalhes, dá até saudade.
Parabéns cara, mandou mto!
Abs
Fala Guilherme,
Cara, ao bem da verdade, de Land Cruiser (toda preparada como é o caso dos veículos das empresas de lá) é bem simples, não vi qualquer obstáculo que necessitasse de 'know how' para transpor. Mas isso também não quer dizer que qualquer carro comum pudesse andar por ali.
Enfim, a viagem para Unyni, eles fazem de duas formas:
1) de SPA até Uyuni - 3 dias, ou
2) de SPA até Uyuni - com retorno para SPA - 4 dias.
Como minha trip era curta, tive que voltar para SPA.
Na primeira noite dorme-se ao lado da Laguna Colorada (na madrugada o céu é idêntico ao que vc fotografou).
Na segunda noite a hospedaria é num hostel de sal (paredes, pisos, mesas, etc), algo totalmente diferente.
Terceiro dia, atravessamos o Salar de Uyuni (aí sim, somente carros altos, sobretudo quando o salar estiver alagado, que não foi o meu caso), paramos na ilha, no hotel no meio do deserto.
Depois, cemitério de trens em Uyuni, e fim da viagem (a de três dias).
Aguarda-se um pouco, e logo vem outra Land Cruiser para te levar de volta até SPA. O caminho é alternativo, e o motorista, lembra muito o Colin McRae, é o tempo todo vc sentindo o carro sair de traseira, pulando nas rampas que a estrada proporciona, e etc...
Em resumo, sem muitos detalhes, é isso (vale muito a pena fazer essa trip). Claro, banheiro precário, chuveiro precário, alimentação, no porta malas do carro, ao ar livre, e por aí vai, coisa que pessoas mais "exigentes" (e/ou com família talvez) não aceitariam, o que não é o nosso caso.
O preço, fiz em dezembro, paguei algo em torno de R$750,00. Fiz pela World Wide Travel (empresa boliviana, com loja em SPA). Optei pelo pacote de 4 dias - ida e volta. Já incluso: café da manhã, almoço e jantar, e a hospedagem (todos simples, ok?) , além da emoção que somente os pilotos bolivianos te proporcionam.
Abs
Parabéns pela viagem, amigo. Sou doido para fazer esta rota a bordo do meu Jimny, e são relatos como este seu que me incentivam a me organizar de fato para partir. Sempre pensei em dormir em albergues ou hoteis ao longo do caminho, mas sua viagem me fez repensar a dormida dentro do carro (sozinho então, não há quem torça o nariz quando se cogita dormir por lá mesmo).
No meu caso, tenho um grande obstáculo a ser vencido antes sequer do início da viagem, que é o fato de eu morar em Natal-RN. O orçamento do envio do carro de cegonha até a fronteira gira pelos R$ 2.500,00 (ou seja, cinco mil reais só para levar e buscar o carro do ponto de partida/retorno).
Apesar de ver como viável a possibilidade de ir dirigindo até lá, acredito que a economia de custo não compense o risco nem a perda de tempo (para quem tem férias limitadas a 30 dias médios, perder uma semana para ir e uma para voltar é um prejuízo imenso.
No mais, pela sua rota, acha tranquilo ir de Jimny? Chegou a ver preço de gasolina ao longo do percurso? Já li relatos de que alguns postos sequer vendem gasolina, só diesel... Também uso pneus BFGoodrich A/T e pretendia ir com eles, mas como no mínimo um ano e meio me separa da jornada, acredito que já estarão em meia vida (já rodei, hoje, 20.000km com eles), talvez seja melhor trocar por segurança na época, como você falou.
Há quem compare custos, alegando que "com esse dinheiro você passa 15 dias na europa", mas convenhamos, são experiências absolutamente incomparáveis. A idade de uma aventura como essa é agora, com uns 20 e poucos anos de idade, depois que começar a constituir família e subir de empregos complica... A Europa não vai sair do lugar. hehehe
Filipe, boa tarde,
Considere voar até a Bolívia e alugar um Jimny por lá! Lembro de alguém relatar aqui no Forum uma viagem assim. Vale pesquisar.
Saudações
Parabéns Guilherme pelo relato e pelas fotos, obrigado em compartilhar.
Abs.
Macamp.com.br
http://portal.macamp.com.br/forum/sh...d.php?tid=4931
Recomendo a visita. Tem muito trailistas no fórum Macamp. Se gostas, então vais curtir.
Excelente relato.
vou assinar para terminar a leitura depois.
parabéns!!
RafaelCandido,
Talvez pelo fato de estar de carona, não tenhas conseguido perceber a travessia como um todo. Dirigindo é um outro ângulo, existem muitas bifurcações. Acho que mais do que o carro, é o motorista que tem que estar preparado hehehe Abraços!
503!,
Amigo, é exatamente esse o pensamento, a Europa sempre estará lá, podendo ser visitada da forma mais fácil possível. Vencer os desafios do Atacama, Uyuni, Cordilheira, são para poucos, ainda mais sozinho e com carro próprio.
Realmente a distância de RN até a fronteira é grande.. eu quando planejei a minha já esperneava por não morar em SC, RS.. hehehe.. mas como o colega Ismael disse, existem locadoras no exterior que tem o Jimny. Talvez seja uma opção. Eu vi um relato nesses moldes, mas não o tenho mais agora.
Sobre a gasolina, não lembro não, mas acesse esse site e consiga boas referências http://www.mytravelcost.com/petrol-prices/
Uma viagem dessas é história pra vida toda. Ontem mesmo me peguei lembrando de como estava eu, ouvindo Led Zeppelin, no meio do Deserto de Siloli, aquela imensidão multicolorida e o vento que vinha aumentando com uma tempestade que se aproximava por uns picos nevados à direita..
feitosac e Marcos_sc,
Obrigado!
Verdade Guilherme, do banco do passageiro e com um Motorista/Guia acabamos por nem perceber as bifurcações e desvios (até porque naquele momento não pensava em fazer a mesma viagem com meu carro próprio, daí o desinteresse em decorar os caminhos).