x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/01/2015
    Local
    Betim/MG
    Idade
    38
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Estrada Real - Caminho Velho




    Saudações!

    Tenho de confessar que sou o típico usuário fantasma de fóruns, ou também aquele conhecido por sanguessuga. Pesquiso, absorvo tudo que preciso e me vou. E foi assim também com este fórum. Tanto para decidir qual seria meu primeiro 4x4, como equipá-lo, como repará-lo e etc.

    Recentemente acabei de completar o Caminho Velho da ER. E em grande parte com a ajuda das informações contidas aqui. Então desta vez resolvi contribuir e dividir minhas experiências aqui. Primeiro porquê acredito que possa dar um empurrão para quem está titubeando em colocar o pé na estrada, e segundo que eu me sentia o "zequinha" quando lia os relatos aqui (e outros lugares), então quero dividir esta sensação com vocês.



    (vou postar em partes, pois meu tempo em frente ao PC é demasiado curto)



    E começa assim:



    Depois de muito surrar um pobre e valente Fiat Brava em todo tipo de estrada e terreno (guardadas as devidas proporções) realmente percebi que precisava de um carro que se sentisse à vontade na terra, na lama, nos barrancos e etc.


    Assim entrou o Niva na minha vida, depois de tanto pesquisar, ler fóruns, conversar com pessoas que já tinham certa afinidade com mundo off road, cheguei à conclusão de que ele tinha o custo/benefício ideal para que pudesse conviver em paz com o Brava - do qual não pretendia, e não pretendo me desfazer tão cedo.


    Assim me tornei um Niveiro. E este era o primeiro passo para realizar um antigo sonho: A Estrada Real.


    Era questão de tempo me enamorar da Estrada Real. Indo para as áreas de camping, via um ou outro marco da Estrada Real e ia ficando cada vez mais instigado à conhecer todo o caminho escrito por eles




    O segundo passo seria uma parceira que não só quisesse ir comigo, mas alguém que se divertisse comigo. Que vivesse esta aventura comigo de verdade, não só um "zequinha". Passo dois concluído: depois de casado, ganhei uma esposa/namorada/companheira/amiga/navegadora/fotógrafa.


    Assim nasceu o projeto Lua de Mel/Estrada Real. E pretendo usar este espaço para dividir nossas experiências como marinheiros de primeira viagem à quem for de interesse e para que também possamos ajudar e encorajar à quem tem vontade de percorrer o caminho desenhado pela coroa portuguesa à alguns séculos.


    PS: Estou atualizando este tópico quase em conjunto com http://nivanaestrada.blogspot.com.br/ que criei para esta finalidade.
    Lada Niva 90/91
    Também conhecido pelas alcunhas de Nirvoso, Pé de Pano ou Lasanha.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/10/2010
    Local
    Curitiba e Brasília/PR
    Idade
    69
    Posts
    141
    Agradecimentos: 0
    Opa, continua, estou de Zequinha
    Hilux CD 4X4 (14/15)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    30/01/2015
    Local
    Betim/MG
    Idade
    38
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Opa! Valeu amigão!

    Pois bem, nossa bíblia foi o http://estradareal.tur.br/, lá tem tudo que é preciso para se empolgar, baixamos os roteiros planilhados, lemos as descrições das cidades e das estradas e ainda fizemos a inscrição para retirar os passaportes. Leia tudo com bastante atenção. As descrições ajudam demais! Claro que haverá algum erro ou outro, nas planilhas, como distâncias que não batem (por questão de metros, nada demais), marcos em lados errados (alguns tem aviso na própria planilha), os principais nós tentaremos lembrar aqui, mas não chega a comprometer. Tentei procurar relatos de quem fez, um dos que mais me ajudou foi o de um rapazinho que fez a ER com um Grand Vitara e sua sogra.



    Como o objetivo da viagem não era o destino, mas sim o trajeto, também entramos no site de cada prefeitura para o que cada destino oferecia de melhor. Foi nossa primeira tarefa em equipe: fizemos um planejamento com previsão de distância, principais atrações, pontos de carimbo do passaporte, consumo e hora de chegada. Enquanto eu fazia os cálculos de distância e consumo, a digníssima ia consultando os sites das cidades e selecionando as atrações e pontos turísticos que procuraríamos.


    Fizemos uma pastinha, como mapas, planejamento e pequena descrição das estradas e cidades.


    A preparação da viatura foi feita de acordo com o que exige um carro de 24 anos de idade:
    - Substituição do carburador original pelo Weber 460
    - Suspensão dianteira quase toda trocada.
    - Coifas das homocinéticas trocadas.
    - Sapata de freios, pastilhas e disco trocadas.
    - Sapatas da corrente do motor.
    - Lubrificação das homocinéticas e dos 7 pontos do carro.
    - Troca de todos os fluídos.
    - Revisão em toda a elétrica.
    - E pneus. Uma odisseia, pois pelo menos aqui na região, é difícil encontrar pneus na medida do Niva, então mais pelo cansaço que pela lógica acabei optando por modelos "borrachudos" remold 225/70R16. Não prejudica no asfalto e dá muita segurança no off road (guardada as devidas proporções, pois não é o objetivo trilhas hardcore). O único porém, é que pegou um pouco no paralama direto da frente a meio curso da suspensão, e na caixa roda traseira esquerda quando chega no fim do curso da suspensão. O problema da frente, é devido à uma pequena batidinha que veio de brinde do dono anterior e deslocou o paralama para trás. O problema de trás ainda continua um mistério.
    - O alternador do de 105 amperes do Brava não teve tempo de ser instalado, mas será, e já adianto que a adaptação não fica grosseira nem forçada.


    Preparada a traquitana toda, ferramentas, água pro carro, óleo de motor, óleo de caixa, galões de combustível, estepe do estepe, caixa térmica (supimpa com bastante água, barraca e etc, tanque cheio, galões cheios e gordurames, é hora de partir.


    Primeira parada: Ouro Preto. Já na subida do Anel Rodoviário em direção ao RJ, antes mesmo de sair de BH, a viatura acelera sozinha. Pedal do acelerador intacto e aceleração no máximo, a primeira coisa que vem a cabeça é: "Queria chegar em Paraty e nem vou conseguir sair de BH. Estrada Real já era". Foi a conta de parar numa extensão do acostamento usado como ponto de ônibus, abrir o capô e começar a olhar para o motor, como se uma luz, viesse me dizer o problema (já que não sou mecânico). Resolvi tirar a carcaça do filtro de ar e desmontar o carburador, e a luz me mostrou uma mola solta na aleta onde vai o cabo do acelerador. A montei no lugar que me parecia mais apropriado e Bingo! Vai ter Estrada Real sim!!!


    Parada obrigatória no Jeca Tatu pro pastel de angu. Ir para Ouro Preto e não parar lá chega a ser sacrilégio.










    Chegada na velha e boa Ouro Preto, adoro este lugar.



    Praça Tiradentes


    Agora é achar a Secretaria de Turismo para pegar o passaporte e o primeiro carimbo.



    Passaporte da Estrada Real






    Agora é romper para Glaura, primeira parada da ER! Agora sim é pra valer!!!





    Início do Caminho Velho
    Lada Niva 90/91
    Também conhecido pelas alcunhas de Nirvoso, Pé de Pano ou Lasanha.

  • #4
    Usuário Avatar de PSalles
    Entrada
    09/08/2009
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Caro Pacifico,
    eu também sou "fantasma" e estava procurando informações sobre uma Pajero Sport pois quero fazer a mesma viagem em Agosto desse ano. Eu tinha uma pajero Io mas tive que vender e agora vou pular para uma Sport ( V6 ou diesel, eis a questão...). Continue seu relato que está muito interessante.
    Abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Aguardando mais relatos !!
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #6
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Acompanhando! Coloca uma fotinho do Niva ai!
    Abraços.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/01/2010
    Idade
    46
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    opaaa...entrando de zequinha nessa também!!! espero um dia conseguir fazer esse passeio

  • #8
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    A niva é grande...também vou de zequinha!!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    30/01/2015
    Local
    Betim/MG
    Idade
    38
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Ouro Preto - Glaura


    À esta altura, nós já tínhamos rodado +ou- uns 100 km, pra chegar em Ouro Preto. Mas era só o início da jornada. E também à esta altura, a emoção por estar realizando um sonho, um pouco de apreensão, algum medo do Niva nos deixar na mão (apesar de todo cuidado na revisão) e a ansiedade por estar botando o pé - ou o pneu - na estrada se misturam. Para nós este foi o pior trecho, pois tivemos algumas dificuldades. E atribuo esta sensação de ter sido o pior trecho aos seguintes motivos:

    - Este mix de sensações que falei acima. É bom, mas é ruim.
    - A estrada não está péssima a ponto de ser uma trilha, mas também não é o melhor trecho da ER. Eu realmente não esperava, e nem queria moleza, senão iria pelo asfalto. Eu queria mesmo era ver do que o Niva era capaz (ainda não tinha o sujado, desde que o comprei). Mas a estrada desta maneira também não é a melhor maneira de receber viajantes cabaços como nós (risos).
    - Não estávamos com a visão aguçada para os marcos. Você vai perceber que com o passar do tempo seu olho vai se transformar num radar de marcos da ER. Você vai começar a vê-los de longe, escondidos, sujos, caídos, camuflados... Mas não agora...
    - Também leva-se algum tempo para ficar íntimo da planilha. Ela é facílima de ler. Mas TODAS as informações nelas são úteis. E você vai precisar de um tempo para poder trabalhar com todas.
    - Não estávamos marcando a distância entre um marco e outro. Este é um dos macetinhos que considero mais importante para o sucesso da viagem pela ER. E neste primeiro trecho nós não tivemos esta maldade. Funciona assim: Ao passar por um marco, a navegadora canta a distância para o próximo, e você marca no hodômetro, Isso é bom por vários motivos:
    * Dá noção de distância. Evita de ficar naquela: "já deveria ter passado o marco não?"
    * Evita erros, pois na planilha vai estar "bifurcação à direta" e você vai saber que ela vai estar a 1 km, e se acontecer de ter uma bifurcação à 500 mts, você saberá que não é ela.
    *Evita desvios longos. Se passar muito da distância calculada e você não ver o marco, você pede pela próxima distância e calcula de novo. Pode acontecer de não ter um marco e a planilha falar que tem. Mas dois, três marcos seguidos não acontece (se acontecer a planilha avisa). Se acontecer você está no caminho errado.
    - Não sei se era nossa inexperiência, ou se realmente a estrada não é bem sinalizada, ou se o posicionamento dos marcos não é claro, mas nos perdermos.
    - O Niva ficou extremamente fraco, pedindo reduzida para qualquer morrinho.

    Por esta série de motivos, acabamos nos perdendo logo no primeiro trecho, e mais ou menos no meio do caminho tem alguns arraialzinhos, e por lá estava passando um senhor numa Frontier, ao qual pedimos informações. Ele se prontificou e disse que estava indo para Glaura, que o acompanhássemos. Até tentamos, mas ele sumiu. Ao tentar acompanhá-lo, numa decida, o Niva começou a querer sair de traseira devido à velocidade que estávamos imprimindo para não perde-lo de vista. Aí achamos melhor deixá-lo ir, mas de toda forma nos ajudou a reencontrar os marcos (você vai perceber que se fica muito, mas muito feliz, ao se ver um marco, principalmente se faz tempo que não os vê).


    Amigo, é preciso ter calma. Se o coração for fraco e vontade rasa, você desiste e volta pra casa. Carro fraco, perdido, e pra completar, essa soma de fatores acaba azedando o clima um pouco. A incerteza começa a querer tomar conta da vontade de ver onde aqueles marcos vão terminar. E te falo, se a minha vontade de fazer esse caminho não fosse tão grande, e a fé e companherismo da minha digníssima também. Eu tinha voltado pra casa. Mas depois dessa peleja inicial finalmente chegamos em Glaura!!!

    A cidade é minúscula. Mas é charmosinha. Acredito que o turismo religioso seja o forte de lá. Mas a principio não nos pareceu que devíamos gastar muito tempo ali.

    É muito bom! Ver a igreja da cidade e saber que a primeira etapa já foi. Não só pelo desafio em si. Mas pela alegria de saber que era a ER que de fato estávamos nela. Isto serviu para renovar as forças e aumentar o gás para Santo Antônio do Leite. Nossa próxima parada!

    Estrada Real - Caminho Velho-img_20150203_224155.jpg

    Estrada Real - Caminho Velho-img_20150108_150959985.jpg

    Estrada Real - Caminho Velho-img_20150108_160310865.jpg

    Estrada Real - Caminho Velho-img_20150108_160339398.jpg

    Estrada Real - Caminho Velho-img_20150108_165017362.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Estrada Real - Caminho Velho-img_20150108_150746535.jpg  
    Lada Niva 90/91
    Também conhecido pelas alcunhas de Nirvoso, Pé de Pano ou Lasanha.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    30/01/2015
    Local
    Betim/MG
    Idade
    38
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Agradeço a todos que se dispuseram a dividir essa aventura aqui comigo.

    JRoberto, anexei algumas fotos da viatura que tiramos neste trecho
    Lada Niva 90/91
    Também conhecido pelas alcunhas de Nirvoso, Pé de Pano ou Lasanha.

  • #11
    Usuário Avatar de André 1943
    Entrada
    08/03/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    154
    Agradecimento: 1
    Meu sonho está se revigorando
    Pajero Dakar hpe ( que máquina)
    Suzuki/GM Tracker 08 o jipinho perfeito
    Ex triton hpe ( coluna não aguentou)

  • #12
    Usuário Avatar de José Paschoal Neto
    Entrada
    09/01/2013
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    41
    Posts
    81
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Pacífico!!!

    Como vão!!!


    e a TRIP, manda mais relatos e fotos, estou quero fazer uma igual.

    Abraço.
    José Paschoal Neto
    Pajero TR4 - Original
    Willys - 1983 - Branco


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho
      Por Waldir Carlos no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 484
      Última resposta: 02/04/2018, 20:03
    2. Respostas: 26
      Última resposta: 12/11/2014, 21:21
    3. Respostas: 52
      Última resposta: 24/09/2014, 14:41
    4. Estrada Real - caminho Velho
      Por machmar no fórum Trilhas
      Respostas: 6
      Última resposta: 08/05/2014, 13:00
    5. Estrada Real ( Caminho Velho)
      Por mauricio tracker no fórum Passeios
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/08/2013, 15:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade