
Postado originalmente por
Newton Guerra
Nô, tenho quase toda a viagem gravada. O negócio é dividir em trechos e salvar.
Quanto ao passeio aos vulcões de La Payunia, sinceramente sou contra deixar o tracklog disponível. Não que seja um segredo de estado, muitos devem ter. O problema é que é um parque protegido e é exigida a presença de um guia durante a visitação.
Explico o por quê de minha opinião. Nós fomos com uma guia local muito simpática, a Laura. Ela explicou que eles têm muita dificuldade em fiscalizar o acesso ao parque. Em vários trechos não há trilha demarcada e é fácil sair para onde quiser. Os guias exigem que mantenhamos um único caminho e se houver mais carros devemos seguir em fila indiana. O terreno não é exatamente areia e sim pequenas pedras vulcânicas. Elas não voam com o vento e nem se deslocam com as poucas chuvas da região. Assim, as marcas de pneus ficam por muitos anos. Vimos marcas feitas por quadriciclos há mais de 10 anos que teimam em não sair.
Tenho certeza que muitos jipeiros desavisados andariam por qualquer lado. A tentação é grande pois tudo é muito bonito.
Se alguém quiser ir, vá com guia. Além de ajudar o pessoal da região se aprende muito sobre a cultura local e as formações geológicas.
Quando fui ao campo de Piedras Pomez em El Peñon fiquei bastante chateado em ver trilhas de jipes por vários lados em lugares que não levavam a nada, só pelo prazer de subir um pouco mais em um morro.
Deixo abaixo algumas fotos do lugar para ilustrar a beleza e minha preocupação.
Espero não estar sendo (muito) chato

.
Abraços