Amigos,
Finalmente minha viagem vai sair!

Impossível não começar este post sem agradecer dois grandes amigos do forum que já têm o status de Anjos da Guarda: Hugo (hugorangel)

E agradeço aos demais foristas que estão sempre a nos socorrer (por mais elementar que sejam as perguntas...

Estamos indo sozinhos (eu e a namorada, ou seja, um "comboio de um carro"...

Vou começar com uma visão geral do meu roteiro. Já adianto que, por questão de tempo, ele será, ao menos nos primeiros dias, bastante apertado!

1ª parte: Deslocamento no Brasil - 26/12 e 27/12 (BH - Santana do Livramento)
Esta primeira parte é apenas o deslocamento BH - RGS.
2ª parte: Deslocamento no URU e AR - 28/12 a 31/12 (Rivera a Rio Grande)
Semelhante à 1ª parte estamos aqui pouco preocupados com a "imersão cultural". A praticidade e capacidade de vencer as distâncias é o mais importante.
A excessão fica para o reveillon no Rio Grande onde iremos dar uma pausa para o descanso e as confraternizações de fim-de-ano.

3ª parte: Turismo - 01/01 a 10/01 (Ushuaia, Puerto Natales e El Calafate)
Esta "perna" da viagem é o turismo na sua essência. O objetivo aqui é a imersão cultural tanto quanto o dinheiro permitir...

Todos os hotéis desta etapa já estão reservados e por isso a necessidade de apertarmos o passo até aqui.
Reservamos tempo para o tradicional: conhecer Ushuaia (dois dias), Torres del Paine (3 dias, incluindo aqui as trilhas pelo parque) e El Calafate (3 dias inteiros, incluindo o passeio de barco pelos glaciares e, se possível, caminhada no glaciar)
4ª parte: Aventura ou "A Estrada pela Estrada" - 11/01 a 16/01 (El Chalten a Bariloche pela Carretera Austral)
Este é o trecho de "aventura" da viagem e, não vou negar, a que estou com mais espectativa pelos relatos dos amigos.
Devido à maior parte das estradas deste trecho não serem pavimentadas, optamos por deslocamentos diários curtos (teremos também muitas fotos no caminho) e estamos com o roteiro mais livre.
Podemos fazer de El Chalten a Perito Moreno (RN 40) e pegar a Carretera Austral próximo a Los Antíguos e subir para Coyaique ou então pegar a Carretera Austral pouco depois de Bajo Caracoles em direção a Cochrane.
Vou complementando o tópico aos poucos e depois solicito à moderação sua transferência para os "Relatos de Viagem".
Abraços.