Postado originalmente por
João Zanotelli
Eu tenho um Polaris 500 ho e na turma que andamos aqui na minha cidade temos 4 Polaris, 2 Fourtrax e 1 Cam Am 650. Também já andei com Cam Am 400 e 800. Vou passar um pouco das minhas impressões.
Fourtrax: é um tanque de guerra. Aguenta de tudo. Porém, não tem suspensão independente atrás e a frente não tem bloqueio. Isso atrapalha bastante em terrenos mais difíceis e faz com que ele fique em 3 rodas em qualquer curva feita de forma mais forte.
500 h.o.: Na minha opinião (e de toda a imprensa especializada dos Estados Unidos) o melhor custo-benefício em termos de atv 4x4. Esse papo de que carburador não presta e é peça pré-histórica, é de quem não entende de mecânica. Carburador bom não incomoda é é muito mais fácil de dar manutenção do que injeção eletrônica. Qualquer pessoa consegue desmontar e limpar se precisar. Pra trilha pesada, quando menos eletrônica pra dar problema, melhor. A suspensão independente (não disponível no honda) eleva ele a outro patamar em termos de direção. Sobre o sistema de tração: na minha opinião o awd da Polaris é o melhor sistema de bloqueio do mercado. Ele bloqueia as rodas dianteiras instantaneamente enquanto o visco lock da can am demora um pouco pra bloquear, esperando uma das rodas patinar por um tempo. Outra coisa: o câmbio cvt é muito melhor do que o de 5 marchas do honda. Quem acha que um câmbio manual dá mais esportividade, fala isso pq só andou no asfalto. Pra trilha o automático é melhor e no fim do dia teu pé agradece por não ter passado a trilha toda fazendo marcha.
Cam Am 400: é mais caro e não chega aos pés do Polaris 500. Motor mais fraco, distância do solo menor, suspensão com curso menor e tb não faz curva tão bem.
Cam Am 650: um tanto superior ao Polaris. Tem direção elétrica (show de bola) e 60hp (o polaris tem 35 e o honda 26). Porém o motor não tem muito torque numa primeira pegada, precisando girar pra acordar (o que no seco e plano não tem problema nenhum), dando algum trabalho pra se acostumar pra entrar em um lamaçal ou subir algum barranco. Além disso, ele custa em torno de 16 mil a mais que o Polaris. Não sei se compensa.
Can Am 800: agora a coisa muda de figura. Quadriciclo fantástico. Motorzão, freio motor excelente (coisa que o Polaris fica devendo. Em uma descida, quando se baixa o giro ele debria e vc fica sem freio motor. Vc sempre tem que descer dando umas beliscadas no acelerador), uma suspensão fantástica e a bendita direção elétrica que dá muito conforto. Só que custa mais de 40 mil.
Espero ter ajudado um pouco nas dúvidas do pessoal.