
5 - Roupas: levem camisas de manga comprida para proteger os braços do sol, especialmente aqueles que vão de Defender... Protetor solar, repelente contra mosquitos, remédios aos quais está acostumado, shorts, bermudas, meias, calçado confortável (pelo menos 2) mais uma sandália; chapéu ou boné e óculos escuros. Para não esquecer: protetor solar, de novo!
6 - Já escrevi aqui que, recomendar aos membros deste Fórum que uma revisão do carro é importante, é o mesmo que ensinar um padre a rezar, mas ainda assim, insisto: faça uma BOA REVISÃO na viatura, verifique o que trocou há mais tempo, verifique o que estiver "meia vida", troque o que precisar ou leve peças sobressalentes. E troque o óleo e filtros antes da viagem ou aqui em Goiânia!
7 - Ferramentas: o Wallace, o Badia e eu estamos levando muitas ferramentas, mas ainda assim, cada um deve levar aquilo que está acostumado, aquilo que tem para o dia-a-dia. Os dois estão levando guincho e eu ainda não tive tempo de instalar o Warn, de base removível, na viatura... temos até o dia 16!
8 - Aconselho que, todos os dias, tomemos um bom café da manhã, pois almoço nem sempre teremos. Melhor optar por um sanduíche no meio do dia, além de biscoitos, chocolates e pronto! Ninguém está indo para o Jalapão para passar o dia na cozinha!
Prepare lanches rápidos, pois não teremos tempo para parar e cozinhar no meio do dia. Ainda não consegui o cozinheiro/ajudante e prefiro, neste momento, não contar com isto. No jantar, sim, teremos uma refeição mais completa: churrasco! E este será, de preferência, comunitário. Os vegetarianos podem levar sua carne de soja! rs...
9 - Aqui em Goyaz costumamos dizer que "Companheiro não larga companheiro sozinho na chapada!" Mas tudo tem limite. Se uma viatura quebrar, faremos o possível e o impossível para reparar. Ninguém ficará pelo caminho, mas a partir do momento em que conseguirmos socorro ou estacionamento seguro ou transporte para a viatura até Goiânia - ou o para o ponto escolhido pelo proprietário - a expedição retomará seu curso normal. Aconselho a contratação de um seguro contra terceiros (menos re R$ 1.000,00) com guincho.
Porque escrevi isto?! Porque em 2001, uma figura egoísta, viajando numa viatura sem condições de uso, quebrou repetidas vezes no Jalapão e nos fez perder 3 dos 9 dias de viagem apenas esperando por ele... E ainda recusou o caminhão-prancha que conseguimos, para trazer o carro para Goiânia, nos fazendo assim esperar, esperar... tudo porque ele queria voltar para casa dirigindo!
10 - Volte lá em cima e releia os itens 1, 2, 3 e 4 com atenção, muita atenção!
Por fim... o parágrafo abaixo é meu, o próximo do Gadelha e o último, muito importante ao tratar do item "comboio" e esgotar o assunto, é do Jyoti. Copiei os textos de postagens dos ilustres escribas, neste (Jalapão 2010) e noutro tópico do Fórum 4x4.
Alfonse:
Coisas como cadeiras, mesas (ainda que improvisadas) gelo e bebidas são MUITO importantes num acampamento! Imagine uma roda de viola ou de boa prosa, à noite, vendo a lua, todos à vontade e um ilustre viajante sentado com o traseiro numa pedra fria e a goela seca!
Gadelha:
Mais umas dicas que acho importante:
Mateiros tem torre (ERB) da Vivo agora,
Em Mateiros uma boa pousada, com preços bons, é a Pousada do Cardoso,
Se alguém se aventurar a andar nas dunas pro lado da serra volte antes do anoitecer. Ali encontramos várias pegadas de suçuarana (Puma),
Repelente para os borrachudos,
Se descer o rio em colchão inflável (muito comum) use colete e capacete,
Leve um kit de primeiros socorros,
Revise o ar condicionado do carro. Se congelar a caixa por lá coloque no ar quente por alguns minutos,
Tire um tempo para contemplar as paisagens sozinho, sem música, sem pensar.
T+
Jyoti escreveu:
Galera,
Esse é o ponto MAIS IMPORTANTE em uma viagem longa, com uma galera de carro, tipo "comboio".
Depois de muitos problemas, ...solucionados...após viajar por mais de 10 anos sózinho e após 2 anos em "comboio", tenho experiência.
Só sabe quem já foi e tentou !!!
Decidimos:
1-RÁDIO VHF-2M EM TODOS OS CARROS (se quiser ir, eheheheh).
2-planilha estudada e combinada entre TODOS, anteriormente.
3-pontos de saída e chegada, marcados( hotel tal, ou pousada, ou camping tal, ou praça principal, ...etc...), por dia !
4-cada um ANDA NO SEU RÍTIMO, assim NÃO tem estresse, respeitando os pontos e HORÁRIOS de saída (encontro) !
Mesmo assim, pode-se saír a hora que quiser, É SÓ AVISAR !!! (atenção dorminhocos)
O rádio VHF permite comunicação a até uns 40 km, entre os carros, o que já nos salvou de muitas situações desagradáveis, como perda de balsa, caminho errado, perdidas, etc...
CADA UM TEM SEU RÍTMO, MESMO, não adianta querer andar junto que não dá certo. É estresse,... CARA FECHADA,... desentendimentos,... mal-humor,... NA CERTA !
Acreditem !!! ou senão, .....tentem pra ver.
Uns tem carros mais velozes, por sí só; outros, são mais tartarugas.
Uns páram pra tirar fotos, outros querem chegar; uns querem comer no restaurante, outros comem no carro, dirigindo, etc, etc e tal...
CADA UM É CADA UM, apesar de todos estarem viajando juntos...
and that´s it !
Abraço a todos,
Jyoti