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  • #1



    Regras gerais para óleo:

    Optar por óleos para motor Diesel pois são melhores que Gasolina. Possuem detergência e resistência maior. TBN inicial mais alto.

    Optar por óleos de menor viscosidade a frio, 5W ou 0W. Forçam menos o motor de arranque na partida e lubrifica mais rápido as partes.

    Optar por óleos sintéticos pois tem maior estabilidade (índice VI) e durabilidade.

    Trocar no máximo com 10mil km, independente do que dizem.

    Usar filtro de óleo de 3 microns ou melhor.

    Classe do óleo. SN, etc, A3, etc, C4, etc, não tem regra geral. E classes mais novas podem danificar o motor sim.

    Viscosidade maior/menor (20, 30, 40, etc) não tem regra geral.

    Um óleo ótimo, para aqueles que podem usar, são o de especificação 507.00 da VW.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por NovoRei Ver Post
    Regras gerais para óleo:

    Optar por óleos para motor Diesel pois são melhores que Gasolina. Possuem detergência e resistência maior. TBN inicial mais alto.

    Optar por óleos de menor viscosidade a frio, 5W ou 0W. Forçam menos o motor de arranque na partida e lubrifica mais rápido as partes.

    Optar por óleos sintéticos pois tem maior estabilidade (índice VI) e durabilidade.

    Trocar no máximo com 10mil km, independente do que dizem.

    Usar filtro de óleo de 3 microns ou melhor.

    Classe do óleo. SN, etc, A3, etc, C4, etc, não tem regra geral. E classes mais novas podem danificar o motor sim.

    Viscosidade maior/menor (20, 30, 40, etc) não tem regra geral.

    Um óleo ótimo, para aqueles que podem usar, são o de especificação 507.00 da VW.
    Muito boa suas colocações sobre óleos lubrificantes.

    Existe um canal do YouTube, acho que é da Polônia (não tenho certeza), chama-se "Piotr tester", onde usa-se um motor com uma roldana esfregando num metal banhado no óleo testado e mede-se o desgaste desse metal. Os que apresentaram menor desgaste foram os Shell Helix HX8, e os que apresentaram maior desgaste foram os Castrol.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Muito boa suas colocações sobre óleos lubrificantes.

    Existe um canal do YouTube, acho que é da Polônia (não tenho certeza), chama-se "Piotr tester", onde usa-se um motor com uma roldana esfregando num metal banhado no óleo testado e mede-se o desgaste desse metal. Os que apresentaram menor desgaste foram os Shell Helix HX8, e os que apresentaram maior desgaste foram os Castrol.
    Bom saber....eu uso o Shell Helix HX-8 05W30 sintético na minha Hilux 2006,troco aos 7.500 km,até agora está tudo ok,mas é um óleo para gasolina,etanol e diesel.
    Comparando com o óleo que usam na css Toyota,que também usam para carros diesel e flex,o HX-8 é superior por ser sintético e SN(o da Toyota é SM)....enfim,não é um óleo pica das galáxias,mas está acima do que usam na css.
    RPM

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Renatopami Ver Post
    Bom saber....eu uso o Shell Helix HX-8 05W30 sintético na minha Hilux 2006,troco aos 7.500 km,até agora está tudo ok,mas é um óleo para gasolina,etanol e diesel.
    Comparando com o óleo que usam na css Toyota,que também usam para carros diesel e flex,o HX-8 é superior por ser sintético e SN(o da Toyota é SM)....enfim,não é um óleo pica das galáxias,mas está acima do que usam na css.
    Nesta linha de óleos da Shell Helix, existe uma especificação que deve ser mais indicada à sua Hilux, que é o 5w40. Principalmente se vc morar em local muito quente.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Nesta linha de óleos da Shell Helix, existe uma especificação que deve ser mais indicada à sua Hilux, que é o 5w40. Principalmente se vc morar em local muito quente.
    Exato....estou me cadastrando numa empresa aqui no Rio,como PJ,para comprar o óleo no atacado,e estava mesmo pensando em passar para o Helix 5W40....grato pela dica!!!
    RPM

  • #6
    Usar óleo mais viscoso é necessário quando a temperatura do óleo no carter fica mais alto pois afina o óleo. Isso ocorre quando o motor é exigido. Exemplo puxar carga ou andar forte todo o tempo.

    Se você não faz nenhum dos dois acima, não precisa se preocupar em mudar o óleo porque mora no inferno. Maior parte do calor do óleo é removido via o sistema de arrefecimento.

  • #7
    Citação Postado originalmente por NovoRei Ver Post
    Usar óleo mais viscoso é necessário quando a temperatura do óleo no carter fica mais alto pois afina o óleo. Isso ocorre quando o motor é exigido. Exemplo puxar carga ou andar forte todo o tempo.

    Se você não faz nenhum dos dois acima, não precisa se preocupar em mudar o óleo porque mora no inferno. Maior parte do calor do óleo é removido via o sistema de arrefecimento.
    Grato pela informação,eu sou do Rio,que no geral é bem quente...rs
    A minha Hilux é carro de shopping praticamente,só anda vazia e não faço trilha,e só ando como tiozão...não passa de 2000 rpm.
    O óleo 05W30 é muito usado no mundo todo e nas caminhonetes mais novas também,sem problema...acredito mesmo que não vá me dar dor de cabeça,enfim...
    RPM

  • #8
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    Só atualizando o tópico. A minha L200 Triton 3.2 2015 segue firme e forte. Está com 147 mil km. Tenho usado nas ultimas trocas o lubrificante 10w30 TEXACO DELO 400.

    Abs

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