Eduardo1968 fiquei assustado com seu relato, desse modo penso que ou você pegou uma D20 "batizada de fábrica, c/encosto e outros" ou tem sérios problemas com aquela peças que costumam ir atrás do volante ou seguram ferramentas...:pipoca:
Peço desculpa se generalizei, mas as experiências que tenho com Gm diferem um tanto
Sobre as suspensão:
A Ford é superior, macia e com barra estabilizadora de 86 em diante (é isso?). Sua susp dianteira c/braços longos + susp traseira com feixes finos porém largos ajudam a filtrar para k@$%¨$%¨os impactos e vibrações de estradas ruins (terra, cascalho....). Isso ajuda a protejer todo o conjunto do veículo evitando trincas, rachaduras e afrouxamentos de parafusos.
Mas se vc botar pra moer, as Ford vão derreter também, demoram um pouco, mas o resultado é o mesmo.
Nas GMs para contornar essa questão existe uma "solução", andar com mais calma nos trechos ruins, fazendo isso, não terá nenhum com estradas ruins. (sim, eu sei que tem o contra do tempo, mas nem tudo é perfeito nesse mundo)
A suspensão dianteira das GM realmente não foram feitas para o trabalho pesado como o rally dos sertões, mas para uso civilizado vc não terá problema algum, basta fazer a manutenção preventiva, dar uma conferida na suspensão sempre que fazer o alinhamento e se tiver algo ruim troque, problema resolvido. A vida util dos pivos variam de 40 k a 80 k, depende do uso da viatura.
Sobre o chassis:
Todas (80...98 ) Ford trincam no lugar da caixa de direção, mas é facil de reparar e reforçar e....problema resolvido definitivamente
As 80...92 quando usada pra moer, trincam atras da cabine perto do suporte do molejo dianteiro, das modernas não conheço para relatar
As GM D10...D20 1992 trincam no suporte do motor/eixo dianteiro quando usadas sem dó estradas ruins, é possível reparar mas é um pouco chato, pois exige um mecanico caprichoso para nao fazer um monte de m34d@.
D10...D20 92 alguns modelos trincam na caixa de dir, acontece com quem costuma forçar o limite de giro do volante
As D20 93.... trincam exatamente no suporte dianteiro do molejo traseiro, pelo lado interno do chassis, é uma espécie de falha de projeto, mas é facil de reparar e reforçar e....problema resolvido definitivamente
Sobre as D20 93..Existem alguns raros relatos de que quando usada sem dó em estradas ruins, elas degolam a dianteira do chassis na regiao do suporte do motor/eixo, é um processo lento mas como existem pessoas que nunca abrem o capo p/conferir o oleo....
Sobre a mecânica:
Gm D10:
Motor Perkins 4236, é lentinnho para andar, bom torque, consumo moderado, manutenção baixa, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo:
Cambio Clark...é outro tanque de guerra, praticamente um cambio de caminhão, é possivel que as F4000 antigas usassem esse cambio, não tenho certeza
Eixo Diff braseixos, aguenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
GM D20 85...92
Motor Perkins Q20B (85...89) um pouco mais esperta para andar, menos barulhento e com um ronquinho gostozo, bom torque, consumo melhor que as D10, manutenção baixa, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo: x2
Motor Maxion S4 (90...92): "A identidade Perkins/Maxion", é um filho do Q20B, menos ruidoso, mais esperto, consumo melhorzinho, não aceita rotações altas por longo periodo, mas respeitando seus limites é um tanque de guerra, pode ser turbinado e intercoolado sem problemas, ou melhor, é recomendável :concordo: x3
Cambio: Clark/Eaton: outro tanque de guerra, as achar a 2a marcha das 1as D20 é um saco..
Eixo Diff braseixos/rockwell aguenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
Gm D20 93....
Motor S4T : "A supremacia Perkins/Maxion", quase silencioso, não faz ronco, faz música e + bla bla bla...que venha o intercooler! :dance:
S4T Plus (150 cvs :twisted: ): "O ultimato Perkins/Maxion", sem comentários :palmas:
Cambio Clark/Eaton/ZF: outro tanque de guerra, mais confortavel que as anteriores
Eixo Diff rockwell 405 guenta peso, mas ñ existe opção de bloqueio, se patinar muito de um lado só, mõe o cjto de sats, mas usando civilizadamente...é outro tanque de guerra
Ford F1000 (80..89)
Motor MWM 229: Mesma qualidade mecanica de um perkins, mesmo custo de manutenção, aceita trabalhar com altas rotações na boa (4000 rpm = 140/150 kph :twisted:
Cambio: Um dos melhores para cambiar que ja conheci, um pouco frágil para os animais de direção, mas usando civilizadamente não terá problemas
Eixo diff Dana 44, tem opções de bloqueio, trabalha bem com carga de até 500 kgs, acimo disso, é bom um pouco de cuidado com a manutenção, caso contrário costuma "cair a roda", talvez de para instalar o flutante ensimec
Não conheço o suficiente sobre essas, mas ai vai o que sei:
Ford F1000 90..92
Motor MWM 229TD
Cambio?
Eixo diff Dana 44, algumas c/braseixos
Ford F1000 93....
MWM 229TD 93...
HSD 2.5 1995..
MWM X10 ...1998
Silveirado:
Maxion S4
MWM Sprint 6.07T
Sobre trinca na lataria devido execesso de vibrações e torsões:
As D10 trincam na cabine onde são parafusados os braços/vigas dos paralamas
As D20 trincam os paralamas
As F1000 (80 e sim, 98) trincam onde são parafusados os braços/vigas dos paralamas
A caçamba das F1000 80 92 trincam seguindo o paralama interno e depois disso seguem qualquer linha reta até a caçamba se desintegrar
As D10 não sei, possuimos uma c/carroceria de madeira :rolleyes:
As D20: na base traseira da caçamba onde ficam as vigas
F1000 moderna: boa caçamba