Postado originalmente por
Cvppena
Reclamação Amarok SE 12/12
Olá amigos foristas, segue o relato do problema da minha Amarok. Problema que agora estará na esfera jurídica. Perdi a paciência. O problema do carro é intermitente. Começou quando ela tinha 16.000 km, em dezembro de 2012. Acendia a luz de avaria do motor (luz amarela em formato de mola) e ao passar o aparelho dá o erro pe023400 (Regularem de pressão de sobrealimentação. Limite de regulação excedido).
Quando esta luz aparece o veículo perde toda a potência. Deixando a condução em risco. Ligo e desligo e ele volta ao normal.
Já levei pelo menos umas seis vezes para verificar o defeito. Fizeram a troca da válvula do turbo e a tampa do filtro de ar, junto com o filtro. Pois, foi a primeira resposta que a fábrica passou sobre o que deveria ser feito.
Depois, de o problema voltar novamente foi feito o aperto das mangueiras da turbina. Contudo os problemas foram se tornando mais freqüentes, antes aparecia uma vez ao mês, depois foi aparecendo toda a semana, e apareceu também a luz de aviso do arrefecimento.
Também fizeram a programação toda do veículo. E a luz acendeu novamente junto com a luz do arrefecimento, e tive que completar com água.
Constataram o defeito da turbina e pediram a peça para a fábrica. Fiquei andando como carro até a chegada da peça. Após espera de 15 dias a turbina chegou e foi feita a troca.
Após a troca da turbina e andar menos de 1.800 km o defeito voltou novamente. Acendeu a luz amarela de avaria do motor e a luz do arrefecimento. Tudo ao mesmo tempo. Tive que completar o arrefecimento com pelo menos 3 litros do fluido.
Deixei novamente na concessionária e após 15 dias foi apenas trocada a mangueira do turbo. Disseram que todos os testes haviam sido feito e o carro não apresentara nenhum problema. Indaguei sobre o liquido do arrefecimento que estava baixando e me disseram que não havia problema algum.
Viajei no dia seguinte e no meio do caminho a luz de avaria do motor acendeu junto com a luz de arrefecimento que inclusive desta vez vazou nitidamente no interior do motor. O carro foi rebocado para a concessionária onde foi feita a troca do arrefecimento da turbina, cabeçote e junta de cabeçote, ficou pronto em 30 dias.
Comprei outro veiculo e deixei a Amarok na fazenda, mas após andar menos de 2.000 km em 5 meses o problema voltou novamente. Acendeu a luz de avaria do motor. Aproveitei que tinha a revisão para fazer e pedi que dessem solução no problema. Ficou uma semana em teste e a fábrica disse que o problema seria solucionado com a descarbonização do sistema, que o problema seria o diesel ruim. Fizeram a descabornização por conta da concessionária e garantiram que o problema não voltava.
Ontem, após andar cerca de 200 km a luz acendeu novamente e reboquei o carro para a concessionária. Acionei meu advogado e agora só tiro a carro de lá com o motor ou o carro trocado. Nota zero para o atendimento e pós venda da VW.