Luca, teu carro deve ser um cabrito hein...Com 30lbs? Na traseira também?
Não, é confortável. Não sei como é uma Explorer, mas em comparação com as Blazer´s, a SW é bem melhor. Ela tem a traseira pesadona. Prá você ter uma idéia, na versão com pneu 215x80x16 (opcional de fábrica p/ América Central), muito mais duro, recomenda-se 45 lbs., na traseira. Na dianteira, a suspensão é independente, por braços articulados e barra de torção. É bem macia.
[]´s
Em relação a calibragem de pneus, repasso na íntegra o e-mail que recebi da BF sobre o assunto.
Chama a atenção o uso das pressões recomendadas pelo fabricante, independente do tipo ou tamanho de pneu usado.
Faz sentido
[]´s calibrados
__________________________________________________ ___________
Caro Luís Aurélio,
Conforme sua solicitação, gostaríamos de esclarecer sua dúvida a respeito da pressão recomendada para os pneus de seu veículo.
Como regra, devemos seguir as recomendações de pressão dos
fabricantes dos veículos, independentemente da dimensão de pneus
que está sendo utilizada.
Em casos extremos, onde existe a necessidade de se aumentar a
tração na lama/areia, podemos utilizar pressões inferiores, seguindo
rigorosamente a tabela abaixo:
12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h
É importante lembrarmos que é necessário retornar às pressões
normais assim que ultrapassados esses obstáculos.
Continuamos à disposição pelo e-mail sac.brasil@b... ou
pelo telefone 0800 90 94 00 (ligação gratuita), de 2ª à 6ª feira,
das 08 às 17hs.
Sem querer polemizar ( e já polemizando ).
O Manual do Propietário da SW4/93 indica pressões maiores para pneus mais largos, ao contrário da sua afirmação.
Por outro lado, em consulta à Pirelli sobre o mesmo assunto, obtive resposta semelhante aquela da BFG.
Uma hipótese ( e apenas isso ) é que a maior pressão nos pneus os torna mais "duros" e consequentemente, transmite mais vibrações e choques à suspensão que foi calibrada e dimensionada para funcionar recebendo choques e vibrações baseada numa pressão X dos pneus.
Seria isso mesmo?
Para finalizar e trazer mais luz ( ou seria dúvidas ? ) à saudável discussão, transcrevo um texto do Marcelo Leitão da Maneco Pneus sobre o assunto.
"CALIBRANDO O PNEU OFF-ROAD
Baixas calibragens são indicadas sempre que as condições de tração são difíceis, como nos casos de lama, areia e pedras. O pneu com pouco ar tem uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração e a flutuação do pneu. Pode-se dizer que um pneu descalibrado agarra mais, porém não devemos exagerar na baixa pressão.
Pneus com pouca pressão podem soltar da roda, sofrer cortes nas laterais ou ter suas câmaras de ar "mordidas". A baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Nunca rode em estradas e rodovias com pneus descalibrados: a pressão deve aumentar junto com a velocidade e o peso do jipe. Não faça curvas a mais de 60 km/h e, depois de vencer o obstáculo, infle os pneus para uma pressão segura. A pressão baixa deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios. Pedras escondidas podem cortar os flancos do pneu.
Pressão ideal X Pressão de competição
A pressão ideal de uso em um jipe é obtida através de uma regra de três simples. Verifique nas laterais do pneu o índice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de:
235/85 R 16 108/110 H MAX LOAD 1000kg/1060kg AT 420 kPa (60/65 P.S.I) MAX PRESS
Onde: 108 é o índice de carga máxima do pneu montado sozinho, 110 é o mesmo índice para pneus montados em pares, H é o índice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu montado sozinho e 65 o mesmo índice para o pneu duplo. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os índices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 108 é igual a 1000 kg. Assim, caso o peso total do jipe esteja no máximo da capacidade dos pneus (4000 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 60 libras. Caso o peso total não seja 4000 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:
4000 kg está para 60 libras, assim como 1500 kg (peso real do jipe) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 22,5 libras .
Devemos observar com cuidado quais são as unidades de medidas discriminadas na lateral do pneu, se são quilos (kg) ou libras (lbs.), e fazer as conversões necessárias. A pressão encontrada é a pressão ideal do seu jipe, tanto na cidade quanto na estrada, para que não ocorra desgaste pré-maturo. Caso o peso do jipe não esteja bem dividido entre os dois eixos, podemos ainda achar a pressão ideal para a dianteira (peso do motor) e a traseira. Já a pressão de competição deve ser encontrada na prática. Lembramos que a baixa pressão torna a direção pesada, ficando o pneu sujeito a soltar da roda ou a sofrer cortes laterais. A calibragem de competição vira um jogo de aposta, onde a escolha certa pode significar segundos e pontos preciosos, e a escolha errada, o fim da prova. Em resumo: em competições devemos usar a menor calibragem possível, desde que não coloquemos em risco a dirigibilidade e a segurança.
Texto: Marcelo Leitão - Recauchubrás e Maneco Pneus"
Aulas de física a parte, sigo a redomendação dos fabricantes de pneus desde que as recebi e o desgaste dos pneus está dentro da especificação do fabricante, conforme acompanhamento na revenda autorizada.
É isso!
A presão recomendada depende do peso do veiculo e da área de contato do pneu com o chão.
Caro estudante de Fisica II vc só esqueceu que estamos falando de equilibrio dinâmico, ou seja , existe uma variavel chamada aceleração (nos três eixos f(x,y, z)) que pode afetar este comportamento.
12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h
Considerações físicas ( estática ou dinâmica ) à parte, o uso dos pneus com a pressão baseada nas recomendações da BFGoodrich, não causou desgaste irregular ou prematuro, tanto na Bandeirante quanto na SW4 conforme acompanhamento sistemático a cada 5000Km nas lojas autorizadas da BFG!
Por falarmos em pneus, agora a pouco, resolvi fazer um rodízio em “x” com os meus BF33, já com mais de 15000Km. E não é que o comportamento da Ranger mudou completamente (pra melhor). Até parece que coloquei outros novos... :P