X2!
E naquelas que possuem RL automática ou à vácuo também.
Resumindo, a única que fica com todo o conjunto em funcionamento é a Ranger (não possui RL).
Abraço.
Versão Imprimível
Bom pessoal,
Resolvido meu problema,
coloquei 4 pneus semi-novos 225-70 R15 de uma mesma marca, vou guardar os 2 pneus zerados que tenho(Toyo AT 225/75 R15), assim que tiver a oportunidade de comprar mais 2 iguais, farei a troca dos 4 juntos.
Agradeço a atenção.
Abraço a todos.
Isso aí,
vc fez a coisa certa!
Eu estava na mesma cituação, troquei primeiro os traseiros e depois os dianteiros. Até onde sabia só existia problemas caso engatasse a 4x4, ou pneus diferentes no mesmo eixo, mas!!!!
Em visita a Mitsunori (SR. Katsumori ex engenheiro Mitsubishi) , me foi passado que mesmo com a 4x2 o eixo cardã roda o direrencial traseiro numa velocidade e o conjunto dianteiro em outra (mesmo desengatado) , causando aquecimento e sobrecarga. Em 4x4 a coisa piora muito!
Como não sou engenheiro, prefiro escutar que é....:pipoca:
limpezaum, agora sim pode tracionar as 4 ...
Fabio então eu como engenheiro te garanto que o sistema diant.: diferencial, cruzeta, cardã ficam sem funcionamento algum em 4x2 desde que o veiculo possua roda livre e ela esteja em perfeito funcionamento, simplesmente fica um veículo comum 4x2. e só há diferença entre o conjunto tras. do diant. em curvas ou solo com pouco atrito.
Abraços, Leo
Fabio e Diesel,
pneus diferentes com a traçao desligada nao causam problema nas rangers.:discordo:
Meus pneus sao 31x10.5 e o estepe era original (o miudo, de bicicleta) e foi usado tanto na frente como atras, na 99 com RL e na 01, sem RL.
Quando a ranger esta com a traçao em 4x2, nao existe ligaçao entre o cambio e o cardã dianteiro. A T-Case abre, e o conjunto da frente fica livre, portanto nao causa dano algum. A diferença é somente uma:
- Nas Rangers com RL em 4x2, cardã, diferencial dianteiro, semi-eixos e cruzetas ficam parados.
- Nas Rangers sem RL em 4x2, cardã, diff-diant., semi-eixos e cruzetas, giram empurrados pela roda da frente.
Somente isso.
Mas, volto a afirmar. Pode andar com pneu diferente em absolutamente qualquer modelo e ano de Ranger, desde que em 4x2.:concordo:
E é bem facil de tirar a prova do que eu falei, sem danos ao carro. Basta por em um elevador de posto de gasolina, pendurando as 4 rodas.
Ou subir em 4 cavaletes.:dance:
Teixeira,
só para nao deixar pendente, a RL da Ranger nao é manual. Nos modelos abaixo de 2000 ela é comandada por um tubo de vacuo, que é acionado com a 4x4. A RL manual é uma adapataçao.
abs
Fabio, mas todos veículos saem de fabrica com roda livre seja ela manual ou automática.
Isso desde a família willys em que era opcional eu desconheço algum veículo 4x4 (jipes e pick-ups) da última década que seja vendido sem roda livre.
E portanto não compromete NADA andar com pneu diferentes desde que em 4x2.
Abraços, Leo
E relativo as L200 4x4 sempre sairam com roda livre desde 1992.
Ranger, Cherokee, Wrangler não tem roda livre, mas isso não importa nesse contesto (contesto se escreve com x ou com s) :rolleyes::mrgreen:
Qualquer veículo 4x4 pode andar com pneus menores na frente, mas só em 4x2 independe da roda livre, tendo ou não, automática ou manual. Nesse caso o que não pode é usar o 4x4.
Walter como funciona o 4x2 nestes veiculos?
Lembrando que os 4x4 como land rover, niva. não posuem também, porque sempre estão tracionando as 4 mas tem dif. central. que pode ser bloqueado.
Abraços, Leo