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Pneus dianteiros menores que os traseiros (Alguem ja andou assim?)

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  • 18/07/2008, 13:37
    junior braga
    correção
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Morzini simplesmente esqueça isto que leu aí em cima, foi um pequeno erro que o Junior Braga cometeu.

    o correto é tendo como exemplo o 225/75 R15

    225 - significa a largura do pneu (geralmente a banda de rodagem é um pouco menor que os 225 mm)

    75 - significa que 75% da largura é a altura do pneu aproximadamente (75% de 225) = 168,75 mm esta é a altura do pneu em seu raio.

    e R15 - significa que o pneu é radial por ter o R e o diâmetro do aro é de 15 polegadas.

    Já no 235/75 R15 a altura do raio do pneu é de 176,25 mm e 10 mm mais largo.

    É uma mudança sutil pelos cálculos (vai erguer aprox. 1 cm) mas pode variar muito do fabricante do pneu como disse nosso amigo se poder opte pelos 255/75 R15.

    Abraços

    Morozini,
    :oops: peço desculpas pelo equivoco, pois eu expliquei conforme um amigo me falou. Provavelmente eu entendi errado, peço desculpas:concordo:

    leobnaval,
    Obrigado pela correção:palmas:, ainda bem que aqui no forum podemos contar com a colaboração de todos. Aprendi mais uma:concordo:

    Sds,
  • 18/07/2008, 14:04
    Raposo
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Morzini simplesmente esqueça isto que leu aí em cima, foi um pequeno erro que o Junior Braga cometeu.

    o correto é tendo como exemplo o 225/75 R15

    225 - significa a largura do pneu (geralmente a banda de rodagem é um pouco menor que os 225 mm)

    75 - significa que 75% da largura é a altura do pneu aproximadamente (75% de 225) = 168,75 mm esta é a altura do pneu em seu raio.

    e R15 - significa que o pneu é radial por ter o R e o diâmetro do aro é de 15 polegadas.

    Já no 235/75 R15 a altura do raio do pneu é de 176,25 mm e 10 mm mais largo.

    É uma mudança sutil pelos cálculos (vai erguer aprox. 1 cm) mas pode variar muito do fabricante do pneu como disse nosso amigo se poder opte pelos 255/75 R15.

    Abraços

    Boa tarde, Leo.
    A Natasha está com pneus nas medidas originais (235 75 15). Entretanto, daqui um tempo vou trocar para 31 X 10,5 X 15. Você sabe explicar como descubro o diâmetro externo e a largura de pneu nestas dimensões?
    Agradeço de antemão a ajuda.
    Um grande abraço.
  • 18/07/2008, 14:35
    Morcego
    Citação:

    Postado originalmente por junior braga Ver Post
    Morozini,

    Essa nomeclatura dos pneus quer dizer:
    Exemplo:
    225/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio,

    235/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio,

    Deu pra entender alguma coisa?

    Resumido, essa mudança não significaria nada no seu carro.




    :concordo:

    Amigo,
    Desculpe mas tenho que discordar em um detalhe.

    Um pneu
    225/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio, mas a medida 75 é em % (percentual) da largura, ou seja, a altura do pneu é 75% da largura da banda de rodagem, portanto:

    Se o pneu é 225 a altura dele é 75% de 225.
    Se o pneu é 235 a altura dele é 75% de 235, onde concluimos que um 235 é mais alto que um 225.

    Desculpem a resposta atrasada, fiquei com a mensagem aberta e só agora vi que ja tinha sido respondido.:oops:
  • 18/07/2008, 14:58
    MOROZINI
    Muito obrigado a todos pelas informações, acabei de comprar 4 Goodyear Wrangler AT 235/75/R15.
  • 18/07/2008, 22:57
    cbridi
    Citação:

    Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Boa tarde, Leo.
    A Natasha está com pneus nas medidas originais (235 75 15). Entretanto, daqui um tempo vou trocar para 31 X 10,5 X 15. Você sabe explicar como descubro o diâmetro externo e a largura de pneu nestas dimensões?
    Agradeço de antemão a ajuda.

    31 polegadas de diâmetro externo
    10,5 polegadas de largura
    15 polegadas de diâmetro interno

    Em http://cat.cc/tiresize.htm vocês encontram um software bem legal para comparações entre medidas de pneus.

    []'s
  • 18/07/2008, 23:17
    leobnaval
    Que isso Junior estamos aqui para aprender assim como aprendi muito aqui afinal ninguém é tão ignorante que não possa ensinar algo e e nem tão inteligente a ponto de que não possa aprender algo novo.

    Raposo a medida a que se refere é um pouco diferente, o 31x10,5 R15 equivale ao 255/75 R15 e o seguinte:

    31 altura total do pneu independente do aro em polegadas o diametro total do pneu é de 31 pol. então 31 x 2,54cm = 78,7 cm de altura (diâmetro)

    10,5 total da largura em polegadas portanto 10,5 x 2,54 cm. = 26,7 de largura do pneu

    e R15 por se tratar de um pneu radial para aro de 15 pol.

    A diferença e que os de medidas como o 235/75 R15 varia a altura em porcentagem da largura e o aro.

    Já os de medidas americanas como o 31x10,5 R15 a 1ª medida é o diâmetro total do pneu independente das outras a 2ª e a largura tambem independete das outras medidas e R15 o aro ao que o pneu destina-se por ser americana todas estas medidas são em polegadas e 1 polegada = 2,54 cm.

    Raposo pode colocar que fica show muda realmente a camionete.

    Abraços
  • 20/11/2008, 11:30
    lipezaum
    Pneus com diferentes tamanhos.
    Olá pesssoal,
    Andei lendo vários comentários de não poder utilizar a tração do veículo quando tiver pneus com diferentes tamanhos. Minha dúvida é em relação ao pneus que acabei de colocar no meu carro.
    Na dianteira está com pneus semi-novos 225/70 R15. Ja os traseiros são novos e no perfil 225/75 R15.
    Esta pequena diferenca entre 70 e 75 poderia me causar problemas ao utilizar a tração?

    Abraços a todos!
  • 20/11/2008, 12:05
    DieselPower
    Citação:

    Postado originalmente por lipezaum Ver Post
    Esta pequena diferenca entre 70 e 75 poderia me causar problemas ao utilizar a tração?

    A Sportage tem diferencial central?
    Se a resposta for negativa, você terá problemas ao utilizar a tração com pneus diferentes na dianteira e traseira.
    E sim, essa diferença (70 -75) pode causar problemas.
    Abraço.
  • 20/11/2008, 16:45
    lipezaum
    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    A Sportage tem diferencial central?
    Se a resposta for negativa, você terá problemas ao utilizar a tração com pneus diferentes na dianteira e traseira.
    E sim, essa diferença (70 -75) pode causar problemas.
    Abraço.

    Esqueci de mencionar, o carro que fiz a troca dos pneus foi um Suzuki Sidekick 4 portas.

    Abraços!
  • 20/11/2008, 22:49
    leobnaval
    limpezaum, portanto como o suzuki não tem diferencial central a utilização da tração fica comprometida, a diferença entre estas medidas nem é tão grande, mas pior que isso é a diferença entre os modelos e fabricantes que variam até 10% para mais ou para menos da mesma medida.

    Eu aconselho você a utilizar a tração só em casos extremos em que o solo absorva esta diferença entre os pneus como em lama, travessias de rios e outros e dispensando atração em locais que o solo possua boa tração.

    Mas o melhor mesmo seria a troca dos pneus deixando os 4 iguais.

    Abraços, Leo
  • 20/11/2008, 23:40
    Fabio Viterbo
    Citação:

    Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Alberto, vc pode ficar o tempo que quiser com os pneus em tamanhos diferentes, desde que nao acione a traçao em pisos firmes.
    A CT nao sofrerá nada por conta da diferença de tamanho andando no 4x2.
    O unico cuidado, e nao acioná-la inadvertidamente.
    Por outro lado, se vc tiver que passar por um lamaçal que pedir a 4x4, pode faze-lo, mas lembre-se de desativar o mais rapido possivel.

    e assim que sobrar a grana, ponha pneus iguas no carro todo.

    abs

    NÃO!!!!
    de jeito nemhum, mesmo com a tração não engatada vc está forçando seu sistema pois mesmo com a traçao desengatada os sistemas estão interligados (eixo cardã, caixa, câmbio etc...) as rodas dianteiras irão rodar numa velocidade superior as traseiras por serem menores e isso causa diferença e consequentemente sobreforça nos componentes.

    se vc ligar a tração, aí F..... tudo!!!

    Agora,
    como estamos em uma democracia, e todos podem falar o q quiser,
    vc escuta o que lhe convier. :pipoca:

    Abraço
  • 21/11/2008, 08:19
    Morcego
    Com as rodas livres desligadas, (no caso das Manuais), ou com a tração em 4x2, o cardã dianteiro não estará rodando e as engrenagens do diferencial dianteiro também não estarão rodando, portanto não estará forçando nada.
    Se colocar em 4x4, você aciona o conjunto dianteiro todo e com isto estará forçando todo o sistema.
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