
Postado originalmente por
Elmer_Jeep
aproveitando o tópico, fim do ano passado fiz um curso de Metrologia daí lendo um livro sobre o assunto encontrei um trecho interessante que vou transcrever abaixo:
A POTÊNCIA
Por definição da ABNT, a potência é a derivada em relação ao tempo de uma energia transferida ou convertida, ou de um trabalho realizado.
Pelo SI(Sistema Internacional de medidas), a potência é o trabalho de 1joule em 1 segundo.
Sua unidade de medida é o watt (W).
São utilizadas na prática, diversas unidades de medida da potência.
Assim, na mecânica, usa-se o cavalo-vapor, que não é uma unidade do SI, mas ainda é temporariamente admitida, porém gradativamente substituída pelo watt, mesmo nas aplicações eletro-mecânicas onde até hoje ainda caracteriza a potência de motores e geradores.
Porém, essa situação de hoje deverá em um futuro breve se modificar com a eliminação do cavalo-vapor(cv)
Cabe observar aqui que o HP(horse-power), já não é mais admitido há algum tempo, além do que o valor numérico em watts do cv é diferente do HP.
Entre o cavalo-vapor e o watt, tem-se oficialmente a relação:
1cv = 735,3W
normalmente arredondado para
1cv = 736W
(enquanto que o antigo e não mais usado HP tem o valor de 746W).
Para finalizar:
Tanto as determinações do INMETRO quanto da ABNT são periodicamente atualizadas e modificadas, acompanhando as atualizações dos documentos internacionais em que se apóiam. Portanto, quem faz uso dessas determinações normalizadas, precisa ficar atento para estar usando como referência textos atualizados e em vigor, lembrando que apenas a última dessas edições continua sendo válida.
[]'s