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Tópico: Força

  • #13
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    aproveitando o tópico, fim do ano passado fiz um curso de Metrologia daí lendo um livro sobre o assunto encontrei um trecho interessante que vou transcrever abaixo:

    A POTÊNCIA

    Por definição da ABNT, a potência é a derivada em relação ao tempo de uma energia transferida ou convertida, ou de um trabalho realizado.

    Pelo SI(Sistema Internacional de medidas), a potência é o trabalho de 1joule em 1 segundo.
    Sua unidade de medida é o watt (W).
    São utilizadas na prática, diversas unidades de medida da potência.

    Assim, na mecânica, usa-se o cavalo-vapor, que não é uma unidade do SI, mas ainda é temporariamente admitida, porém gradativamente substituída pelo watt, mesmo nas aplicações eletro-mecânicas onde até hoje ainda caracteriza a potência de motores e geradores.

    Porém, essa situação de hoje deverá em um futuro breve se modificar com a eliminação do cavalo-vapor(cv)

    Cabe observar aqui que o HP(horse-power), já não é mais admitido há algum tempo, além do que o valor numérico em watts do cv é diferente do HP.

    Entre o cavalo-vapor e o watt, tem-se oficialmente a relação:
    1cv = 735,3W
    normalmente arredondado para
    1cv = 736W

    (enquanto que o antigo e não mais usado HP tem o valor de 746W).


    Para finalizar:
    Tanto as determinações do INMETRO quanto da ABNT são periodicamente atualizadas e modificadas, acompanhando as atualizações dos documentos internacionais em que se apóiam. Portanto, quem faz uso dessas determinações normalizadas, precisa ficar atento para estar usando como referência textos atualizados e em vigor, lembrando que apenas a última dessas edições continua sendo válida.



    []'s

  • #14
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    aproveitando o tópico, fim do ano passado fiz um curso de Metrologia daí lendo um livro sobre o assunto encontrei um trecho interessante que vou transcrever abaixo:

    A POTÊNCIA

    Por definição da ABNT, a potência é a derivada em relação ao tempo de uma energia transferida ou convertida, ou de um trabalho realizado.

    Pelo SI(Sistema Internacional de medidas), a potência é o trabalho de 1joule em 1 segundo.
    Sua unidade de medida é o watt (W).
    São utilizadas na prática, diversas unidades de medida da potência.

    Assim, na mecânica, usa-se o cavalo-vapor, que não é uma unidade do SI, mas ainda é temporariamente admitida, porém gradativamente substituída pelo watt, mesmo nas aplicações eletro-mecânicas onde até hoje ainda caracteriza a potência de motores e geradores.

    Porém, essa situação de hoje deverá em um futuro breve se modificar com a eliminação do cavalo-vapor(cv)

    Cabe observar aqui que o HP(horse-power), já não é mais admitido há algum tempo, além do que o valor numérico em watts do cv é diferente do HP.

    Entre o cavalo-vapor e o watt, tem-se oficialmente a relação:
    1cv = 735,3W
    normalmente arredondado para
    1cv = 736W

    (enquanto que o antigo e não mais usado HP tem o valor de 746W).


    Para finalizar:
    Tanto as determinações do INMETRO quanto da ABNT são periodicamente atualizadas e modificadas, acompanhando as atualizações dos documentos internacionais em que se apóiam. Portanto, quem faz uso dessas determinações normalizadas, precisa ficar atento para estar usando como referência textos atualizados e em vigor, lembrando que apenas a última dessas edições continua sendo válida.



    []'s
    só pra exemplificar essa pequena diferença dos CV por HP,o bugatti veyron,carro mais potênte do mundo,quando foi criado tinha a missão de ter 1.000cv de potência,mas convertendo a potência pra hp,essa diferença minima,seria mutiplicado,e então tornaria-se significante o bastante pra diminuir 1 ou 2HP,então fez-se um motor levemente mais potente (1001hp) pra ficar na casa dos 4 digitos nos eua tambem

    agora em off:

    mas por que diabos os americanos tem que ser tudo diferente? lá não é litro,é galão,não é Kilometro,é milha,não é kilograma,é pounds e onces...

  • #15
    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post
    só pra exemplificar essa pequena diferença dos CV por HP,o bugatti veyron,carro mais potênte do mundo,quando foi criado tinha a missão de ter 1.000cv de potência,mas convertendo a potência pra hp,essa diferença minima,seria mutiplicado,e então tornaria-se significante o bastante pra diminuir 1 ou 2HP,então fez-se um motor levemente mais potente (1001hp) pra ficar na casa dos 4 digitos nos eua tambem

    agora em off:

    mas por que diabos os americanos tem que ser tudo diferente? lá não é litro,é galão,não é quilometro, é milha, não é kilograma,é pounds e onces...
    Uma explicação que me deram foi que o sistema métrico é mais recente e técnico, já o americano é baseado no polegar, pés braças baldes de tamanho padrão, ou seja mais antigo, porem milhas náuticas ou Knot = 1 Milha Náutica / hora, 1 milha naut = 1Min por tanto, 1 grau da terra equivale a 60 MN e 1 MN = 1,8km. Por isso que é o padrão mundial de navegação.

    Abs,
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #16
    Pessoal, essa discusão me fez lembrar os velhos tempos, daí resolvi colaborar com o tópico. Se tiverem dúvidas teóricas, fico à disposição do amigos para esclarecimentos.

    Segue anexo porque os caracteres das fórmulas não são compatíveis com o programa.

    Anthoniusnikos
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: colaborar

  • #17
    Já que o trem tomou este rumo, ai vai....

    A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.

    Por que esse número foi utilizado?

    Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.

    Por que os ingleses usavam esta medida?

    Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

    Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?

    Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

    E por que tinham esta medida?

    Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.

    E por que as medidas das bigas foram definidas assim?

    Porque foram feitas para acomodar dois trazeiros de cavalos!

    Finalmente... O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis
    das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

    Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.


    PS.:
    Existem várias empresas de liderança tecnológica que também tem um monte de coisas definidas por bundões...

  • #18
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    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
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    Agradecimento: 1
    Parabéns aos participantes do tópico. Estou tendo uma boa aula sobre o assunto.

  • #19
    quem quiser aprender um pouco mais,de forma simples entra nesse link:

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-...ue-energia.htm

    recomendadissimo pra quem ainda fica meio "boiando"

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