x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 41

4x4 Part-time - Sistema de tração nas quatro rodas em que a caixa de transferência não tem diferencial central ou acoplamento viscoso, obrigando que a tração 4x4 seja usada somente quando fundamental e jamais em pistas asfaltadas ou em grandes velocidades.

4x4 Full-time - Sistema em que é possível andar com o veículo sempre em 4x4.

https://www.landrover.com.br/bws_experience_230.asp

Eu acho que vale este conselho da Land Rover.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Em uma frenagem, sempre a diferença de rotaçao entre os eixos dianteiros e traseiros quando perde um pokim de aderencia.Em carros sem abs, isso pode ser significativo para o carro perder o controle, pois com a traçao ligada, nao a diferença entre os eixos dianteiros e traseiros, sendo q a força de frenagem é sempre MAIOR na frente.
    Ocasiona a perda de controle da traseira, por isso q eu axo q nao deve ser usado
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

Não entendi como vai perder o controle no caso da frenagem, já que força é uma coisa e rotação é outra.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A minha colocação acima é uma tese apenas, nada comprovado, mas se frear com o 4x4 acionado vai travar as 4 rodas inibindo o abs traseiro uma vez que a caixa de transferência segura todo o conjunto freado pelos freios dianteiros. Mas uma coisa é certa, na Ranger isso só é possível na areia, pois no asfalto os freios dianteiros não seguram as 4 rodas travadas durante uma frenagem. (fiz para testar )
    Alem do mais a aderência dos pneus em velocidades acima de 60Km/h são menores quanto maior a velocidade
    Segundo a Michellin, um carro popular (800kg) a 100 km/h tem uma pressão aproximada de 3kg cm² de contato do pneu com o solo contra 12 kg/cm² quando parado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

mas se frear com o 4x4 acionado vai travar as 4 rodas inibindo o abs traseiro uma vez que a caixa de transferência segura todo o conjunto freado pelos freios dianteiros.
    Isso q eu tentei prever na teoriaa...
    abraçoss
    :P

Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimentos: 10
    Eu sou da opinião de NUNCA usar no asfalto nem mesmo molhado
    Concordo plenamente. 4x4 em asfalto só com diferencial central, como as Land's
    Se usar pneus diferentes então o desgaste do conjunto é mais acentuado.

Um Abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

Se tem somente ABS traseiro, dependendo do ABS, quanto travar as 4 o ABS deveria tirar toda a pressão dos freios traseiros, assim só vai travar as 4 se os freios dianteiros tiverem força para freiar as 4 rodas.
    A minha Cherokee tem ABS e junto com ele tem um acelerometro para saber se travou as 4 mas esta deslizando, assim se isso acontecer vai aliviar a pressão das 4 rodas, tanto faz se estiver em 4x4 Full-time ou part-time.

Esse é o 4weelABS da ranger nova.Ele tem um sensor de desaceleraçao quem limita o funcionamento do abs.A ford divulga q foi o primeiro carro brasileiro a vir com isso, mais pelo q saiba ja tem muito tempo q é utilizado la fora...

abraços

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Wallace, é isso mesmo que acontece, no asfalto os freios dianteiros não tem força para segurar as 4 rodas e acaba rodando tudo. Como o ABS da Ranger é um sistema muito simples, com cereza não funciona como deveria quando 4x4 engatado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    06/06/2006
    Agradecimentos: 0
    Olá galera certa vez conversei com um mecânico que preparar S-10 para o Rally dos Sert
    Olá galera certa vez conversei com um mecânico aqui em Brasília, no dia ele estava com uma S10 preparada para o Rally dos Sertões. O cara me orientou sempre que sair do asfalto acionar 4x4 hi e a low só nas roubadas ; porém quando estiver chovendo sempre ligar a 4x4 hi 8)

Pois é este ano em Fevereiro fui a Goiânia e na volta estava um temporal, um temporal mesmo, rodei uns 180Km com hi com média de 80km/h desligando de vez em quando para notar se realmente fazia diferença na estabilidade e notei fazia diferença e inclusive me salvou de uma colisão contra uma corsa que diminuiu a vel de uma vez e eu só mudei de faixa de rolagem passei pela possa de água e ela continuou firminha sem balançar a patroa me chamou de maluco e ficou impressionada com o desempenho da bruta o resto da noite!!!

Na minha opinião em chuvaradas vale muito usar a tração em asfalto na função hi.

Pois é Tavares, faço o mesmo em dia de muita chuva, mas especificamente quando desço a serra. Aí, a diferença é gritante. melhora a estabilidade e diminui sensilvelmente a tendência dela "rabear".
    Acho que o que não se deve fazer é abusar, tipo forçá-la em curvas fechadas etc. Mas usar a 4x4HI com o piso bem molhado, mantendo a prud~encia no uso, não creio que faça mal.

Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    sobre as L-200:

O manual da MIT é claro... piso duro 4x2. Outros pisos, 4x4 HI ou Low dependendo do caso.

Asfalto seco = piso duro
    Terra = pode ser piso duro ou não....
    Asfalto com MUITA agua (aquaplanagem) = PISO escorregadio -> 4x4 HI é recomendado.

Descida de ladeiras (serra inclusive) com paralelepipedos na chuva = 4x4 HI.

4x4 só não deve ser usado direto nas pistas duras, senão o conjunto mecânico e os PNEUS irão sofrer muito desgaste.

Eu moro numa rua que tem um aladeira em curva, e a desgraçada é de paralelepípedos. Em dias de chuva, vira um sabão. Se nao engatar 4x4.... não sobe. Patina demais.

Acho que é isso !

Aceito pedradas, e opiniôes contrárias.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem