Postado originalmente por
edulpj
Consumidor brasileiro, é um ser "sui generis"... Dá uma tese de doutorado... De moto, carro, picape, jipe, caminhão... Se eu ganhasse um real pra cada vez que me perguntaram se minha picape é "chipada", eu já estaria aposentado...
Picape pra mim, não é novidade... Comecei com uma Ford F100 1975 comprada com menos de um ano de uso. De lá pra cá, perco a conta de quantas picapes tive. Sempre Ford e agora na atual, mudei para VW (Amarok).
No motociclismo, proprietários de motos de baixa cilindrada (os famozos CEGEZEIROS, alusão à Honda CG 150), compram a moto e gastam um rio de dinheiro para fazê-la "andar junto" com uma 250... Em outras palavras, gastam dinheiro para transformar merda em ouro. No final, gastaram mais dinheiro do que teriam gasto se tivessem comprado ouro logo de cara e o máximo que conseguem é ter uma substância palidamente dourada e altamente fedorenta...
Minha Amarok, está na famosa série "mumunhada", ou seja, aquela série que a VW programou para fraudar o teste de emissão de poluentes. Muita gente me pergunta se eu vou mandar reprogramar o motor... A resposta, é um sonoro NÃO, pois NUNCA ALTERO CARACTERÍSTICA ORIGINAL DE NENHUM VEÍCULO MEU... Para o bem, ou para o mal...
Parto do princípio, que a engenharia das fábricas, é composta de pessoas MAIS GABARITADAS QUE EU e se o veículo tiver alguma deficiência de projeto, não serei eu quem vai resolver...
Meus veículos hoje são: Uma moto Yamaha YBR 125, um Fiat Mille Way, um Ford Fiesta Sedan, uma VW Amarok, um VW Karmann-Ghia, uma picape Ford F1000, uma picape Ford F250, um caminhão Ford F14000, uma moto Honda XLR 125 e quatro tratores Valtra. Nenhum desses veículos tem qualquer alteração nas características originais... O caminhão, já virou o odômetro quatro vezes (> 400.000 km rodados...) e está com o motor original sem qualquer manutenção interna, apenas a manutenção de rotina.
Não mando no bolso dos outros, "malemá" mando no meu... Cada um sabe o que faz com seu dinheiro, mas não tenho a menor pena de quem modifica e depois reclama que a conta do mecânico ficou alta...