A ideia desse tópico surgiu após conversar com um dono de oficina aqui de Fortaleza (especializado em veículos 4x4) sobre os defeitos dessas picapes da nova geração. Essa loja é altamente renomada (por isso vou evitar citar nomes), mas até mesmo as concessionárias quando não conseguem resolver mandam o carro pra lá.

Esse tópico não tem a intenção de denegrir nenhuma marca ou carro, servirá como guia pra quem pretende comprar uma picape da nova geração, para que o já faça conhecendo os defeitos, virtudes e possíveis complicações que poderão ocorrer enquanto possuírem o carro.

As minhas primeiras observações feitas abaixo são uma combinação do que EU sei com o que ele me mostrou na loja dele (orçamentos e tudo mais).
Ford Ranger 3.2
Cuidado com quem pensa em remapear esse motor (meu caso em particular). Existe uma espécie deficiência no sistema de refrigeração do câmbio, que pode provocar o aquecimento das mangueiras e o consequente vazamento do fluido de arrefecimento. Esse defeito ocorre mesmo nos veículos originais, vide recall (branco) que está rolando nas 12/13 e 13/13.

Outro comentário sobre o motor remapeado é que (um caso apenas) de motor que estourou (atropelamento de válvula se não me engano) depois de remapeado. Com a devida vênia, deve ser um caso típico de motorista de corrida em uma picape. Mesmo assim, já deixou a ideia de que esse motor da NR não é tão bruto como parece.

No caso da Ranger 2.2, o único defeito que chegou na oficina até agora foi a DPF obstruído, precisando fazer regeneração estática.

Nissan Frontier 2.5

Depois que transformaram o Sprint 2.8 em eletrônico, já deixou de ser o que era (sinônimo de robustez). Depois da entrada do modelo tailandês, e a reprogramação atual para 190cv, parece que deixou de ser confiável mesmo. Não existe uma vez que não passe pela oficina que não tenha uma Frontier com motor aberto. É impressionante.
Na sexta passada, quando estava lá, tinha uma Frontier de um senhor de 60 anos cujo bloco EXPLODIU numa viagem a 110km/h. Segundo ele, o papoco foi tão grande que ele parou o carro e saiu correndo.
Outro detalhe é que o preço de manutenção desse motor depois que quebra é absurdo (igual Ford, mais barato que VW). Não existe serviço nesse motor que saia por menos de R$7000 (pra ficar bom, claro).
Os problemas na EGR também são constantes (carros mais antigos, geralmente SEL).
Parece que na verdade, o BLOCO do motor é muito pequeno para a potência toda dele. Aí a parte mais fraca sempre acaba pagando o pato.

VW Amarok

É a que dá mais problema, mas não quis colocar primeiro pra não dizerem ser perseguição.
Bloco do motor também é muito pequeno pra potência que tem... houve o caso do forista aqui no blog da Amarok que teve as bielas moídas totalmente numa condução urbana.
As duas turbinas do carro costumam dar problema quando os agroboys "botam pra arrepiar" na Amarok. A primeira coisa que acontecem é que a turbina pequena estoura.
Outro problema é o caso da correia dentada feita para ser trocada com 60.000km que estoura BEM antes e sem nenhum aviso. Sexta tinha uma Amarok lá que tinha passado por isso. Automática, 13/13, 28.000km rodados. Aconteceu atropelamento de válvula e acabou perdendo o cabeçote. Outro problema grave é o preço para se consertar esse tipo de coisa. Nenhum retífica parece (aí não posso dizer com certeza) faz a retífica do cabeçote da Amarok e dá garantia. A única solução tem sido a compra de um cabeçote novo, que custa a bagatela de R$ 14.000,00. Sem válvulas, sem nada. Só o cabeçote usinado. O orçamento dessa Amarok já passava de R$ 20.000 com MO e tudo.
Parece que aconteceu foi que pegaram um motor pequeno (ou se não foi isso, sem dúvida foi um erro de projeto), que não suportou o tipo de uso a que a Amarok se destinava, aí quem tá pagando o pato é essa correia dentada tão famosa. Sem falar que nela também já aconteceu recall por causa da infiltração de poeira na correia, reduzindo ainda mais a vida útil dela.

Hilux e L200 Triton

Os defeitos graves nos projetos já foram corrigidos, afinal já são carros com mais de 6 anos de estrada (Triton) e 8 anos (Hilux). Mas de vez em quando aparece algum problema com Hilux e L200, mas geralmente direcionados a mau cuidado do dono. O motor da Triton (4M41) me parece ser o mais confiável rodando no Brasil. Lá anda uma Full 2004 com mais de 470.000km (vi na OS) cujo motor nunca foi aberto. Na oficina, inclusive, só lembram de ter aberto esse motor 2 ou 3 vezes, mas tudo relacionado com o motorista: rodou sem óleo ou sem água ou chipou o carro e moeu tudo.
a Hilux o defeito de motor que mais acontece é um pequeno vazamento pela turbina e motor estourado (também por culpa de dono pezão).



S10


Da nova geração mesmo parece ser a que tem motor mais confiável. Tem uma lá que trabalha na construção civil que faz manutenção na oficina com 145.000km e nunca foi feito nenhum serviço no motor, somente suspensão dianteira. Os problemas que surgiram nessa caminhonete são relacionados a problemas no combustível (não utilizar S10 por exemplo). Só que o problema de não usar S10 provoca problemas mais graves como problemas de bicos e algumas vezes na bomba de alta. Outra coisa que incomoda nela pra quem busca algum conforto é que ela "castanha" muito comparado com os outros carros.



Pessoal, esse tópico não foi para queimar nenhum carro, apenas para iniciarmos uma discussão mais saudável sobre as picapes atuais e seus defeitos mecânicos. A contribuição de todos será bem-vinda. Abraços!